Fórmula 1 GP da Itália

Entenda suspensão de Magnussen, primeira em 12 anos de sistema de punição da F1

Kevin Magnussen, piloto da Haas, atingiu pontuação limite na Superlicença e não poderá correr no GP do Azerbaijão

Kevin Magnussen, Haas F1 Team

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Kevin Magnussen, piloto dinamarquês da Haas, atingiu o limite de pontos da 'superlicença' da Fórmula 1 no GP da Itália, neste final de semana, após se envolver em um acidente com Pierre Gasly, da Alpine, e ser punido por ter sido considerado culpado de causar a colisão com o piloto francês. Por isso, está suspenso do GP do Azerbaijão e é o primeiro da F1 a ser punido nesse sistema de pontuação.

O toque do carro de Magnussen em Gasly aconteceu na Variante della Roggia de Monza, e o piloto da Haas punido na corrida em dez segundo, pois os comissários o consideraram totalmente culpado pelo incidente.

Os pontos em um acidente são distribuídos dependendo da gravidade e da intencionalidade de um incidente, avaliadas pelos comissários e expiram após um ano do acontecimento. O piloto, após sofrer a punição e ficar uma corrida fora, retorna com a 'carteira' zerada.

Leia também:

Como os 'pontos na carteira' de Magnussen foram recentes, com 5 pontos no fim de semana de Miami, o limite de 12 foi atingido em pouco tempo e, com isso, a suspensão foi aplicada de forma inédita. Em 2023, Gasly chegou aos 10 pontos e passou perto de atingir o limite, mas não perdeu corridas.

Os 12 pontos de penalidade de Magnussen:

  • GP da Arábia Saudita - Causando uma colisão com Alex Albon - 3 pontos
  • GP da China - Causando uma colisão com Yuki Tsunoda - 2 pontos
  • GP de Miami - Deixando o traçado e ganhando vantagem em várias ocasiões - 3 pontos
  • GP de Miami - Causando uma colisão com Logan Sargeant - 2 pontos
  • GP da Itália - Causando uma colisão com Pierre Gasly - 2 pontos

O sistema de pontuação foi criado pensando na suspensão de Romain Grosjean que, em 2012 pela Lotus, atingiu uma série de pilotos na largada do GP da Bélgica e foi barrado de correr na Itália, também por consequência de incidentes anteriores. Curiosamente, Magnussen e Grosjean correram juntos pela Haas anos depois, de 2017 à 2020.

Agora, para a Haas, fica a decisão de quem será o substituto do dinamarquês, seja Oliver Bearman, que correrá pela equipe em 2025 e faz parte da academia da Ferrari, ou Pietro Fittipaldi, reserva da equipe, que tem compromisso na mesma data, pela Indy.

FERRARI DÁ AULA E LECLERC VENCE, COM PIASTRI P2 E NORRIS P3! Verstappen é SÓ P6. O DEBATE de MONZA

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Colapinto na F1. E DRUGO? Bortoleto/Audi, 'DECISÃO' em Monza, RBR TENSA, Norris e + | Tiago Mendonça

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Marko sobre parada única da Ferrari: "Mais duas voltas e teríamos uma explosão"
Próximo artigo RETA FINAL: Bortoleto e Audi, McLaren em 'crise' e o futuro da F1 na TV brasileira

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros