Fórmula 1
R
GP de 70º aniversário
07 ago
Próximo evento em
06 Horas
:
20 Minutos
:
41 Segundos
04 set
Próximo evento em
28 dias
R
GP da Toscana
11 set
Próximo evento em
35 dias
R
GP de Singapura
17 set
Canceled
R
GP da Rússia
25 set
Próximo evento em
49 dias
R
GP do Japão
08 out
Canceled
R
GP dos Estados Unidos
23 out
Canceled
R
GP do México
30 out
Canceled
R
GP do Brasil
13 nov
Canceled
R
GP de Abu Dhabi
27 nov
Próximo evento em
112 dias

F1: Por Covid-19, equipes querem que novas regras fiquem para 2022

compartilhar
comentários
F1: Por Covid-19, equipes querem que novas regras fiquem para 2022
Por:
18 de mar de 2020 15:50

As escuderias estão se mexendo para que a F1 mantenha o regulamento de 2020 para o próximo ano, devido aos impactos do coronavírus

Os impactos do Covid-19 não estão mexendo apenas com o calendário 2020 da Fórmula 1. Com o fechamento de fronteiras e as quarentenas impostas pelos governos de diversos países da Europa, as equipes também estão enfrentando atrasos no desenvolvimento do novo carro, que será introduzido em 2021. Devido à grande revolução técnica da F1, isso é um grande problema para as equipes, que estão se mexendo para resolver essa situação.

Em uma teleconferência essa semana, os chefes de equipe discutiram uma grande variedade de cenários, que incluem não apenas a manutenção do regulamento de 2020 para 2021, como também o congelamento do desenvolvimento de componentes chave, como chassis, embreagem e outras partes mecânicas.

Leia também:

Por outro lado, desenvolvimento aerodinâmico poderia continuar durante 2020 e em 2021 como uma diferenciação chave de performance. Foi apurado que, na ligação, nove equipes concordaram com isso, com a Ferrari pedindo tempo para considerar as implicações.

Uma segunda teleconferência está marcada para quinta-feira com os chefes da F1, Chase Carey e Ross Brawn, e o presidente da FIA, Jean Todt. No final, o órgão regulador pode tomar uma decisão para mudar o momento de introdução do novo regulamento técnico.

Outras pautas estão na agenda, entre elas o calendário, com a possibilidade de fazer algumas etapas de 2020 em janeiro do próximo ano e um início mais tardio para a próxima temporada. No vídeo abaixo, o Motorsport.com detalha o polêmico cancelamento do GP da Austrália:

Congelar o regulamento seria uma resposta lógica para a incerteza criada pela crise do Covid-19, com ninguém podendo prever quando será o início da temporada ou quantas corridas serão realizadas. Todas as corridas perdidas impactarão diretamente a renda das equipes, com a exceção de Mônaco, que não paga taxas para a F1, e o impacto na economia global pode mexer com o futuro dos patrocínios.

Além disso, se as montadoras forem atingidas, suas equipes da F1 podem ser pressionadas para justificar sua manutenção no grid. Em um movimento para fazer melhor uso dos carros de 2020, as equipes defendem que eles sejam usados por mais tempo.

Essa mudança daria também às equipes mais espaço para respirar, enquanto desenvolvem os carros sob o novo regulamento. Isso resolveria também as preocupações das equipes do meio do grid, que se preocupam que as três equipes da ponta gastarão tanto dinheiro em 2020 no desenvolvimento dos novos carros, sem teto orçamentário, que eles teriam uma vantagem que levaria anos para ser reduzida.

Outra questão em debate é o novo Pacto de Concórdia, que ainda precisa ser assinado. Segurar o novo regulamento pode diminuir o peso financeiro de equipes que no momento possam ter dúvidas sobre sua permanência a longo prazo no esporte. O adiamento também ajudaria a Pirelli, que teria um ano a mais para desenvolver os pneus de 18 polegadas, já que o seu calendário de testes também foi impactado.

GALERIA: Veja as primeiras artes dos novos carros da F1 para 2021

Galeria
Lista

McLaren 2021 F1

McLaren 2021 F1
1/40

Foto de: McLaren

McLaren 2021 F1

McLaren 2021 F1
2/40

Foto de: McLaren

McLaren 2021 F1

McLaren 2021 F1
3/40

Foto de: McLaren

McLaren 2021 F1

McLaren 2021 F1
4/40

Foto de: McLaren

Williams 2021

Williams 2021
5/40

Foto de: Williams

Williams 2021

Williams 2021
6/40

Foto de: Williams

Williams 2021

Williams 2021
7/40

Foto de: Williams

Renault 2021

Renault 2021
8/40

Foto de: Renault F1

Renault 2021

Renault 2021
9/40

Foto de: Renault F1

Renault 2021

Renault 2021
10/40

Foto de: Renault F1

F1 2021

F1 2021
11/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
12/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
13/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
14/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
15/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
16/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
17/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
18/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
19/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
20/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
21/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
22/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
23/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
24/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
25/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
26/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
27/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
28/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
29/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
30/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
31/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
32/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
33/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
34/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
35/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
36/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
37/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
38/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
39/40

Foto de: Giorgio Piola

F1 2021

F1 2021
40/40

Foto de: Scott Mitchell

PODCAST: O calendário da F1 2020, o coronavírus e a Porsche Cup Brasil em Interlagos

 

De evento 'infectado' a porta-voz da crise: entenda a atuação de Hamilton contra o coronavírus

Artigo anterior

De evento 'infectado' a porta-voz da crise: entenda a atuação de Hamilton contra o coronavírus

Próximo artigo

Por coronavírus, F1 estende férias e antecipa pausa para março

Por coronavírus, F1 estende férias e antecipa pausa para março
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Autor Adam Cooper