Fórmula 1
25 jun
-
28 jun
Próximo evento em
76 dias
R
GP da Áustria
02 jul
-
05 jul
Próximo evento em
83 dias
30 jul
-
02 ago
Próximo evento em
111 dias
R
GP da Bélgica
27 ago
-
30 ago
Próximo evento em
139 dias
03 set
-
06 set
Próximo evento em
146 dias
R
GP de Singapura
17 set
-
20 set
Próximo evento em
160 dias
24 set
-
27 set
Próximo evento em
167 dias
08 out
-
11 out
Próximo evento em
181 dias
R
GP dos Estados Unidos
22 out
-
25 out
Próximo evento em
195 dias
29 out
-
01 nov
Próximo evento em
202 dias
12 nov
-
15 nov
Próximo evento em
216 dias
R
GP de Abu Dhabi
26 nov
-
29 nov
Próximo evento em
230 dias

De evento 'infectado' a porta-voz da crise: entenda a atuação de Hamilton contra o coronavírus

compartilhar
comentários
De evento 'infectado' a porta-voz da crise: entenda a atuação de Hamilton contra o coronavírus
Por:
, Repórter
18 de mar de 2020 15:34

Hexacampeão da Fórmula 1, piloto britânico da Mercedes tem sido ativo na divulgação de medidas preventivas ao Covid-19

Um dos pilotos da Fórmula 1 mais ativos no combate ao coronavírus, Lewis Hamilton esteve bem próximo do Covid-19. Recentemente, o piloto se encontrou com Sophie Trudeau, esposa do primeiro-ministro canadense Justin Trudeau, e o ator Idris Elba. Ambos contraíram o vírus. O primeiro caso confirmado foi o de Sophie. Logo após, Elba anunciou que também havia testado positivo e que poderia ter sido infectado no evento em Londres.

Leia também:

"Difícil saber quando peguei a doença. Mas fui exposto a ela [Sophie]. Foi quando a pessoa com diagnóstico positivo teve contato comigo. Então, eu posso estar [com o Covid-19] desde dia 4, quando me expus", ponderou o ator, que é fã de automobilismo e já correu de F-E. Veja:

Galeria
Lista

Idris Elba, Formula E

Idris Elba, Formula E
1/30

Foto de: Malcolm Griffiths / Motorsport Images

Idris Elba, Formula E

Idris Elba, Formula E
2/30

Foto de: Malcolm Griffiths / Motorsport Images

Idris Elba, Formula E

Idris Elba, Formula E
3/30

Foto de: Malcolm Griffiths / Motorsport Images

Idris Elba, Formula E

Idris Elba, Formula E
4/30

Foto de: Malcolm Griffiths / Motorsport Images

Idris Elba, Formula E

Idris Elba, Formula E
5/30

Foto de: Malcolm Griffiths / Motorsport Images

Idris Elba, Formula E

Idris Elba, Formula E
6/30

Foto de: Malcolm Griffiths / Motorsport Images

Jean-Eric Vergne, Techeetah, Idris Elba

Jean-Eric Vergne, Techeetah, Idris Elba
7/30

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Jean-Eric Vergne, Techeetah, Idris Elba

Jean-Eric Vergne, Techeetah, Idris Elba
8/30

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Idris Elba

Idris Elba
9/30

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Idris Elba

Idris Elba
10/30

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Idris Elba

Idris Elba
11/30

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Idris Elba

Idris Elba
12/30

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Idris Elba

Idris Elba
13/30

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Idris Elba

Idris Elba
14/30

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Idris Elba

Idris Elba
15/30

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Idris Elba

Idris Elba
16/30

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Idris Elba

Idris Elba
17/30

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Idris Elba

Idris Elba
18/30

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Idris Elba

Idris Elba
19/30

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Idris Elba

Idris Elba
20/30

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Idris Elba

Idris Elba
21/30

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Idris Elba

Idris Elba
22/30

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Idris Elba

Idris Elba
23/30

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Idris Elba

Idris Elba
24/30

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Idris Elba

Idris Elba
25/30

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Idris Elba

Idris Elba
26/30

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Idris Elba

Idris Elba
27/30

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Idris Elba

Idris Elba
28/30

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Idris Elba

Idris Elba
29/30

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Idris Elba

Idris Elba
30/30

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

A ocasião é exatamente a mesma na qual Hamilton se encontrou com Elba e Sophie (veja no tweet abaixo). Entretanto, o britânico da Mercedes já foi testado e não tem sinal de coronavírus. De todo modo, o hexacampeão parece ter sido impactado pelos fatos. 

 

Antes do cancelamento do GP da Austrália, que abriria a temporada da F1 no último domingo, Hamilton disse que estava "chocado" com o fato de a categoria ter ido adiante com a prova em meio ao surto do Covid-19.

A manifestação do britânico veio após a confirmação de que a NBA, principal campeonato de basquete do mundo, havia paralisado as atividades em precaução ao coronavírus após a infecção de Rudy Gobert, pivô do Utah Jazz que zombara da doença.

Pouco depois da fala do hexacampeão, a McLaren confirmou que um de seus funcionários havia contraído o Covid-19 e decidiu não participar da corrida de Melbourne. No fim, a prova foi cancelada, o que foi visto como a decisão correta, embora tardia, por Hamilton.

Mas a preocupação e o ativismo do britânico não pararam por aí. Mesmo depois de deixar a Austrália e de a F1 ter confirmado os adiamentos dos GPs de Bahrein e Vietnã, o piloto da Mercedes seguiu promovendo a conscientização sobre os perigos do coronavírus.

Nas redes sociais, o hexacampeão voltou a mostrar que é um porta-voz do combate ao Covid-19 e fez um vídeo sobre como se prevenir do vírus: "Lavar as mãos é a coisa mais importante que você pode fazer para proteger você mesmo e os outros contra o coronavírus". Assista:

 

Covid iguala acidente e bate guerra como fator mais impactante em um ano da F1

Galeria
Lista

1952 - No ano do primeiro título de Ascari, o primeiro cancelamento

1952 - No ano do primeiro título de Ascari, o primeiro cancelamento
1/13

Foto de: LAT Images

O primeiro cancelamento de um GP no mundial de Fórmula 1 aconteceu no seu terceiro ano, em 1952. O GP da Espanha deveria ser a nona e última etapa do campeonato, no circuito de Pedralbes, mas acabou cancelado por questões financeiras. A situação se repetiu novamente em 1953, até que a etapa conseguiu integrar o calendário em 1954

1955 - Os impactos do acidente nas 24 Horas de Le Mans

1955 - Os impactos do acidente nas 24 Horas de Le Mans
2/13

Foto de: LAT Images

Em 1955, um desastre marcou a história do automobilismo mundial. Nas 24 Horas de Le Mans, uma batida envolvendo o piloto da Mercedes Pierre Levegh matou 83 espectadores e feriu outros 180. A repercussão do acidente foi tamanha que afetou o calendário da F1, com as etapas da França, Alemanha, Suíça e Espanha canceladas. Na Suíça, as consequências foram ainda maiores, com o esporte a motor sendo banido do país pelas autoridades, algo que foi revertido apenas em 2018, com uma etapa da Fórmula E em Zurique

1956 e 1957 - As consequências da Guerra de Suez

1956 e 1957 - As consequências da Guerra de Suez
3/13

Foto de: LAT Images

Em 1956, o mundo acompanhou o conflito armado que ficou conhecido como "Guerra de Suez", entre Israel e Egito. Com isso, o preço dos combustíveis subiu muito e as etapas da Espanha e da Holanda se tornaram inviáveis para as equipes, sendo canceladas. No ano seguinte, o conflito continuou afetando o calendário da Fórmula 1 e outras três provas tiveram que ser canceladas: além da Espanha e Holanda novamente, a etapa da Bélgica precisou ser removida da temporada pelo mesmo problema

1960 - Pela segurança dos pilotos

1960 - Pela segurança dos pilotos
4/13

Foto de: LAT Images

Naquele ano, a etapa da Alemanha seria realizada no circuito de rua de AVUS, em Berlim. Mas devido às reclamações dos pilotos sobre os perigos da pista, especialmente as curvas, que chegavam a ter uma inclinação de 40 graus, a prova foi cancelada.

1969 - Cancelamento por boicote

1969 - Cancelamento por boicote
5/13

Foto de: LAT Images

Em 1969, o GP da Bélgica foi cancelado devido ao boicote de parte dos pilotos, que exigiam mudanças para deixar a pista mais segura. O boicote veio após uma inspeção do circuito por Jackie Stewart, que, naquela época, era o piloto mais envolvido do grid no debate sobre segurança. Como os donos do circuito de Spa não cederam aos pedidos dos pilotos, a prova acabou cancelada. A etapa belga passou pela mesma situação dois anos depois, em 1971, e, depois disso, ficou de fora do calendário da Fórmula 1 até 1983, quando a pista foi reformada e encurtada.

1972 - Cancelamentos na América do Norte

1972 - Cancelamentos na América do Norte
6/13

Foto de: LAT Images

Em 1972, a F1 já tentava realizar duas etapas nos Estados Unidos, assim como a Liberty tenta atualmente. Mas o projeto do GP do Oeste dos Estados Unidos, na Califórnia, não foi concretizado. Outro GP cancelado naquele ano foi o do México. Após a morte de Pedro Rodríguez, piloto que era ídolo nacional, no ano anterior, o interesse dos mexicanos pela prova caiu consideravelmente e a etapa foi cancelada.

1981 - Efeitos da Guerra FISA-FOCA

1981 - Efeitos da Guerra FISA-FOCA
7/13

Foto de: LAT Images

No final dos anos 70 e início dos anos 80, a Fórmula 1 se viu dividida em uma disputa entre a Federação Internacional do Esporte Automobilístico (FISA) e a Associação de Construtores da Fórmula 1 (FOCA), que levou a uma situação curiosa. No GP da África do Sul de 1981, vários pilotos boicotaram a prova devido ao embate entre as instituições. O medo de que isso se repetisse na Argentina afugentou os patrocinadores, levando ao cancelamento da prova.

1983 - No ano do bi de Piquet, uma tentativa de realizar um GP em Nova York

1983 - No ano do bi de Piquet, uma tentativa de realizar um GP em Nova York
8/13

Foto de: Sutton Motorsport Images

Na temporada de 1983, a Fórmula 1 tentou organizar uma etapa em Nova York, em um circuito de rua que seria montado no bairro do Queens, mas o projeto não conseguiu ser concretizado pela categoria, nem nos dois anos seguintes. Se tivesse sido realizada, a prova em Nova York seria a terceira em território americano no mesmo ano, junto com Long Beach e Detroit

1985 - Adiamento na Bélgica

1985 - Adiamento na Bélgica
9/13

Foto de: Sutton Motorsport Images

Na temporada de 1985, o GP da Bélgica seria realizado originalmente em 02 de junho, mas após problemas com o novo asfalto do circuito, a prova precisou ser adiada, acontecendo três meses mais tarde, em 15 de setembro.

1987 - Canadá cancelado por ter muitos patrocinadores em potencial

1987 - Canadá cancelado por ter muitos patrocinadores em potencial
10/13

Foto de: Tom Haapanen

Uma das histórias mais curiosas de cancelamentos de etapas da Fórmula 1 vem do GP do Canadá de 1987. Naquele ano, a etapa foi cancelada porque os organizadores não conseguiram resolver um problema inusitado: duas cervejarias locais, Labatt e Molson, queriam ser as patrocinadoras master do evento, mas não foi possível chegar a um acordo e a prova foi cancelada.

1995 - Efeitos do terremoto na cidade de Kobe

1995 - Efeitos do terremoto na cidade de Kobe
11/13

Foto de: Sutton Motorsport Images

A etapa do Pacífico, que seria realizada no circuito de Okayama, em 16 de abril, precisou ser remarcada após o terremoto próximo à cidade de Kobe em janeiro, matando mais de 6 mil pessoas. A prova foi transferida para 22 de outubro

2003 - Cancelamento devido à guerra contra o tabagismo

2003 - Cancelamento devido à guerra contra o tabagismo
12/13

Foto de: Ferrari Media Center

O GP da Bélgica de 2003 foi cancelado devido à nova lei aprovada no país contra o tabagismo. Como muitas equipes do grid tinham patrocínio de marcas de cigarros, a etapa acabou sendo retirada do calendário. A situação foi resolvida e a F1 voltou a correr em Spa já no ano seguinte

2011 - O cancelamento mais recente

2011 - O cancelamento mais recente
13/13

Foto de: XPB Images

Em 2011, o GP do Bahrein estava marcado para ser a prova inaugural do campeonato, mas a etapa foi inicialmente adiada devido a protestos contra o governo do país. Foi sugerido uma mudança no calendário, para a corrida do Bahrein ser realizada em 30 de outubro com o GP da Índia fechando o ano em dezembro, mas as equipes recusaram e a prova no país do oriente médio acabou cancelada naquele ano

Próximo artigo
Membros da McLaren testam negativo para coronavírus na Austrália

Artigo anterior

Membros da McLaren testam negativo para coronavírus na Austrália

Próximo artigo

F1: Por Covid-19, equipes querem que novas regras fiquem para 2022

F1: Por Covid-19, equipes querem que novas regras fiquem para 2022
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Pilotos Lewis Hamilton Compre Agora
Equipes Mercedes Compre Agora
Autor Carlos Costa