Recomendado para você

Porsche Cup: Moura Neto e Iorio celebram título da Endurance após etapa “conturbada”

Porsche Cup: Moura Neto e Iorio celebram título da Endurance após etapa “conturbada”

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
Porsche Cup: Moura Neto e Iorio celebram título da Endurance após etapa “conturbada”
Porsche Cup: Muller e Fraga “deram a vida até o fim” na conquista do titulo da Endurance

Porsche Cup: Muller e Fraga “deram a vida até o fim” na conquista do titulo da Endurance

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
Porsche Cup: Muller e Fraga “deram a vida até o fim” na conquista do titulo da Endurance
Porsche Cup: Em final dramático, Marçal Muller e Felipe Fraga levam título da Endurance; Feldmann / Salas vencem

Porsche Cup: Em final dramático, Marçal Muller e Felipe Fraga levam título da Endurance; Feldmann / Salas vencem

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
Porsche Cup: Em final dramático, Marçal Muller e Felipe Fraga levam título da Endurance; Feldmann / Salas vencem
NASCAR Brasil segue brilhando na NASCAR Awards

NASCAR Brasil segue brilhando na NASCAR Awards

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil segue brilhando na NASCAR Awards
Porsche Cup: Leticia Bufoni fecha temporada da Sprint Trophy disputando pódio

Porsche Cup: Leticia Bufoni fecha temporada da Sprint Trophy disputando pódio

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
Porsche Cup: Leticia Bufoni fecha temporada da Sprint Trophy disputando pódio
Promotor da Porsche Cup, Dener Pires revela bastidores de homenagem a Nelson Piquet no Estoril

Promotor da Porsche Cup, Dener Pires revela bastidores de homenagem a Nelson Piquet no Estoril

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
Promotor da Porsche Cup, Dener Pires revela bastidores de homenagem a Nelson Piquet no Estoril
F1: Brown se 'arrepende' de comentário "tirado do contexto" sobre agressividade de Verstappen

F1: Brown se 'arrepende' de comentário "tirado do contexto" sobre agressividade de Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Brown se 'arrepende' de comentário "tirado do contexto" sobre agressividade de Verstappen
F1: Por que a Pirelli não tem certeza sobre a melhor estratégia em Las Vegas?

F1: Por que a Pirelli não tem certeza sobre a melhor estratégia em Las Vegas?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Por que a Pirelli não tem certeza sobre a melhor estratégia em Las Vegas?

EXCLUSIVO: Os bastidores do café da manhã com Toto Wolff no GP de São Paulo

O Motorsport.com te conta como foi conversar exclusivamente com o chefe de equipe da Mercedes

Toto Wolff, Team Principal and CEO, Mercedes-AMG

Fazer uma entrevista, seja ela coletiva ou exclusiva, faz parte da rotina de um jornalista. Mas algumas são e acontecem de uma maneira especial e, até mesmo, inusitada. A conversa com Toto Wolff, chefe da Mercedes, e um dos principais nomes da Fórmula 1, estava marcada para acontecer às 10h30 do sábado.

Leia também:

Como o fim de semana no Brasil acontece em formato sprint, isso significava que a conversa aconteceria meia hora antes da classificação para a prova curta. Era de se imaginar que o ‘papo’ aconteceria nas mesas que ficavam dispostas do lado de fora da hospitalidade da Mercedes.

Mas, bom, não foi bem isso que aconteceu. A assessora nos surpreendeu informando que Wolff receberia o Motorsport.com na sala dele. Uma sala que, talvez, apenas cinco pessoas na vida passaram por ali: Lewis Hamilton, George Russell, Niki Lauda, o assessor pessoal de Toto e, por ser no Brasil, o engenheiro brasileiro, Leonardo Medeiros - o qual, o austríaco não o conhece por “Leonardo” e sim, por Léo. 

Foi preciso alguns segundos para que o chefe da Mercedes entendesse que estávamos nos referindo a ele, já em um momento informal, mais ao fim da entrevista, quando nos preparávamos para tirar uma foto e registrar aquela situação única. 

 

A sala era sóbria, mas muito elegante. Na parede, fotos de grandes momentos de Hamilton com a Mercedes. O ‘chefão’ da equipe estava sentado, tomando café da manhã e fez questão de certificar que não queríamos comer o mesmo que ele: uma espécie de torrada com presunto e tomatinho cereja - no qual ele deixou claro que em Drive to Survive ele explica melhor. Sim, ele perguntou se já tínhamos visto a série. 

A simpatia do austríaco chamou atenção. Acredito ter sido um dos grandes pontos dessa entrevista, ver de perto o quanto um dos principais nomes da Fórmula 1 é cordial e atencioso. Talvez pela altura ou até mesmo pelo traços, o austríaco sempre passou uma imagem de intimidador, impressão que foi quebrada nos primeiros segundos de troca que tivemos. Wolff fez questão de nos oferecer um café e entender quem éramos antes de entrar na ‘sabatina’.

Quando a funcionária voltou com dois capuccinos, e tínhamos pedido um café expresso, ele fez questão de providenciar uma troca. Aceitamos o que tinha vindo e ele garantiu que aquele era o melhor capuccino do mundo - e de fato, era excelente. Nisso tudo, fomos informados que teríamos 15 minutos de entrevista, que para uma exclusiva é tempo considerável. 

No momento em que a conversa de fato começou, Wolff interrompeu o papo brevemente para uma das observações mais curiosas que ele poderia fazer: ficar surpreso com o Otter. Uma ferramenta que transcreve o que está sendo dito em tempo real. 

Sim, o chefe da Mercedes na Fórmula 1 não sabia da existência do dispositivo e ficou encantado como aquilo funcionava. Pediu para que soletrássemos como se escrevia e anotou no bloco que estava em sua mesa, determinado a passar aquela informação adiante - com um deslumbramento evidente a respeito do que tinha visto.

Respondendo de maneira sincera, Toto Wolff foi bem transparente nas palavras. O austríaco foi questionado sobre a regulamentação de motores de 2026, o que fazia a Red Bull estar tão à frente da concorrência, se ele tinha medo de que ‘Hamilton x Rosberg’ se repetisse com a presença de Russell e até mesmo Massa 2008. 

Entre uma resposta e outra, o chefe de 1m96 pisou no meu pé direito. Prontamente se desculpou e continuou a ecoar aquilo que estava dizendo. O papo de 15 minutos? Foi se alongando. Os 15 se duplicaram e tornaram-se 30 e só precisou ser encerrado porque a classificação sprint iria começar e o responsável pela equipe de Brackley tinha que chegar até os boxes para comandar uma equipe. Se dependesse de Wolff, a conversa continuaria por muito tempo, ele tinha o que falar e nós queríamos ouvir.

Um croissant com canela foi colocado à nossa disposição no ‘meio do caminho’. O encerramento ‘oficial’ da conversa chegou - porque Wolff e nós, fomos avisados pelo assessor que só tínhamos dois minutos - já eram 10h57.

Enquanto se levantava para posar para foto, comentou sobre a torcida brasileira. Destacou a paixão que as pessoas expressavam pela equipe e ficou fascinado quando falamos que se ele voltasse a subir no pódio, a arquibancada iria à loucura.

Saímos da sala, passamos pela mesa onde os outros funcionários da Mercedes estavam, e que provavelmente se reuniriam ali após o quali para entender o que tinha acontecido na sessão, e encaramos um corredor de pessoas. Eles esperavam o Toto Wolff, chefe de equipe da Mercedes, que joga os fones de comunicação na mesa quando está com raiva, enquanto nós tínhamos acabado de ter contato com Torger.

Motorsport Business #5 – GERALDO RODRIGUES: relação com pilotos, experiência com RUBINHO e F1 atual

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

 

Podcast #255 – Qual a nota do GP de São Paulo de 2023, em Interlagos?

 


ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Artigo anterior F1: Massa aposta em Verstappen em duelos contra Hamilton e Alonso na Red Bull
Próximo artigo F1 - Red Bull promete "evolução" do RB19 para 2024: "Seria errado deixar o carro como está"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros