Últimas notícias

F1: Acidente de Grosjean gera inovações em Paul Ricard

Circuito francês aprimorou equipamentos dos veículos de intervenção

Paul Ricard track safety

Paul Ricard track safety

Morgan Mathurin

O circuito de Paul Ricard aprimorou os equipamentos de seus veículos de intervenção, aplicando as lições aprendidas com o acidente de Romain Grosjean no GP do Bahrein do ano passado. 

O acidente sofrido por Romain Grosjean na Fórmula 1 em 2020, durante o GP do Bahrein, deve servir a um propósito. Se a corrente de circunstâncias colocar à prova os diversos elementos de segurança já implantados na categoria, também levará os especialistas e todas as partes envolvidas a aprender lições para melhorar ainda mais a proteção dos pilotos e trabalhadores nos circuitos.

Leia também:

FIA divulgou recentemente um relatório completo do acidente, do qual Grosjean saiu sem ferimentos graves, mas com queimaduras significativas na mão. Após esse relatório, começa a busca por possíveis medidas para melhorar a segurança.

Além do trabalho realizado pela federação, outras organizações também começaram a trabalhar em soluções que já podem ser fornecidas. É o caso do Circuito Paul Ricard, que no inverno europeu avançou na segurança das pistas.

Já haviam anunciado a instalação de novos painéis de luz, mas agora também renovaram os seus veículos de intervenção. 

Tomando a iniciativa de melhorar os seus próprios procedimentos, o circuito francês quis melhorar os tempos de reação em caso de incidente no início de uma corrida e, como resultado, fortaleceu o sistema de carros médicos.

A partir de agora, o veículo transporta três pessoas: um enfermeiro, um médico e um bombeiro. O equipamento deste último sofreu alterações significativas, visto que poderá intervir diretamente num possível incêndio graças a um novo extintor portátil, com uma capacidade oito vezes superior à de um extintor normal.

É importante lembrar que, no contexto de uma corrida de F1, os procedimentos de segurança ainda são gerenciados e controlados pela FIA. Portanto, o carro médico da pista Le Castellet e seu novo extintor só afetam as competições nas quais o circuito está no controle dos procedimentos.

No entanto, esses avanços se concentram em como cada membro do automobilismo pode aprender lições com os acontecimentos, com o objetivo de melhorar a segurança de todos os envolvidos nas corridas, que vai muito além da F1.

Paul Ricard garante tempos de resposta extremamente curtos. Lembramos que o carro médico intervém entre 60 e 90 segundos após o anúncio de um incidente; a ambulância 30 segundos depois (dependendo da distância); e a evacuação de uma pessoa ferida leva de três a 45 minutos, dependendo da natureza das lesões.

 

Galeria: veja as fotos da que foi realizado em Paul Ricard

Foto de: Morgan Mathurin

Equipes de segurança do circuito Paul Ricard

Equipes de segurança do circuito Paul Ricard

Foto de: Morgan Mathurin

Foto de: Morgan Mathurin

Foto de: Morgan Mathurin

Foto de: Morgan Mathurin

Foto de: Morgan Mathurin

Foto de: Morgan Mathurin

Foto de: Morgan Mathurin

Foto de: Morgan Mathurin

Foto de: Morgan Mathurin

Foto de: Morgan Mathurin

Foto de: Morgan Mathurin

Foto de: Morgan Mathurin

13

F1: Nova ORDEM de forças? Veja análise DETALHADA sobre como Mercedes pode PERDER briga para Red Bull

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: Batalhas entre Hamilton e Verstappen ditarão temporada 2021 da F1?

 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: Norris acredita que estava "se punindo" com estilo de pilotagem
Próximo artigo F1: Conheça a história fascinante da McLaren mais icônica de Senna

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil