F1: Alonso é punido por toque com Ocon durante a sprint no Brasil

Com a penalidade, o bicampeão mundial larga da 18ª posição do grid neste domingo

Fernando Alonso, Alpine F1 Team

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

O espanhol Fernando Alonso, da Alpine, foi punido com o acréscimo de cinco segundos em seu tempo de prova na corrida sprint da Fórmula 1 no GP de São Paulo, em Interlagos, por toque com o companheiro francês Esteban Ocon.

O editor recomenda:

Além disso, o bicampeão mundial também 'toma' mais dois pontos em sua cédula desportiva. Com o 'gancho', o veterano de 41 anos de idade cai do 15º lugar no grid deste domingo, às 15h, para a 18ª colocação. 

Alonso e Ocon aparentemente se tocaram duas vezes na primeira volta da corrida sprint, de 24 voltas. O primeiro momento teria sido na curva 4, quando eles ficaram lado a lado. Alonso foi forçado a espalhar, mas o incidente mais dramático aconteceu quando eles completaram a volta, com um choque entre a dupla na linha de chegada. A asa dianteira do carro de Alonso foi danificada no toque com a roda traseira direita de Ocon.

Isso forçou Alonso a fazer um pit stop para reparos e provocou uma resposta irritada do espanhol, que disse no rádio: “Perdi a asa dianteira graças ao nosso amigo”. Os comissários confirmaram após a corrida sprint que investigariam o incidente da reta e tomaram uma decisão após ouvir ambos.

Isso porque Alonso estava “significativamente mais rápido” graças ao vácuo que pegou de Ocon, cujo carro tinha danos aerodinâmicos em virtude do toque entre ambos na curva 4. Os comissários desportivas da FIA pontuaram que Alonso admitiu ao órgão que “julgou um pouco mal a hora de sair (de trás do companheiro) e atingiu Ocon por trás, com sua asa dianteira atingindo o pneu traseiro do francês".

O boletim da FIA acrescentou: “Os comissários decidiram que Alonso foi totalmente culpado pela colisão, que, naquelas velocidades e naquele local da pista, era perigosa”. Além disso, com os dois pontos de punição adicionados à sua cédula, ele chega a seis nos últimos 12 meses (o limite é 11).

Programação do GP de São Paulo

O resultado da sprint se aplica à ordem inicial do GP de São Paulo de Fórmula 1 em si, cuja largada está programada para às 15h de domingo. O Motorsport.com faz a cobertura completa da etapa brasileira da F1 2022 'in loco', com os repórteres Carlos CostaGuilherme Longo e Isamara Fernandes. Acompanhe via site, YouTube, agregadores de podcasts, redes sociais e outras plataformas.

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate 'valor real' do GP no Brasil para a F1; ouça já

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Verstappen admite 'medo' do ritmo da Mercedes
Próximo artigo F1: Após punições a Sainz e Alonso, confira grid de largada para GP de São Paulo

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil