F1: Aston Martin admite "méritos" de Vettel no desempenho de 2023
Mike Krack comentou sobre participação de tetracampeão da F1 no desenvolvimento do AMR23
O chefe da Aston Martin, Mike Krack, disse que Sebastian Vettel "tem seus méritos" no grande salto de desempenho da equipe nesta temporada da Fórmula 1.
Vettel se aposentou no final do ano passado, após uma carreira de 15 anos que rendeu quatro campeonatos mundiais consecutivos para a Red Bull, de 2010 a 2013.
Ele encerrou sua participação na F1, que também incluiu uma longa passagem pela Ferrari e dois anos na Aston Martin, não conseguindo obter sucesso além de um pódio em 2021 em Baku.
Mas assim como a Aston deu um grande salto no desempenho para 2023, Vettel não está mais por perto para colher os frutos de suas duas temporadas, tentando ajudar a ambiciosa equipe liderada por Lawrence Stroll a chegar à frente.
De acordo com o chefe da equipe, Krack, Vettel pode ter créditos no desempenho atual da equipe, que incluiu três pódios consecutivos para seu substituto, Fernando Alonso.
"Acho que ele tem seus méritos em onde o carro está hoje", disse Krack. “Porque tivemos muitas, muitas reuniões no ano passado, onde ele nos deu uma dica: 'Faça isso ou faça aquilo ou não faça isso com o carro novo.'
"Então, creio que ele tem seus méritos aqui."
Mike Krack, Team Principal, Aston Martin F1 Team
Photo by: Zak Mauger / Motorsport Images
Quando perguntado se Vettel se aposentou muito cedo, Krack apontou que o piloto de 35 anos pensou cuidadosamente em sua decisão: “Bem, se você se aposentou muito cedo ou muito tarde, isso é algo que você deve perguntar a ele.”
“E então temos que respeitar a decisão que ele tomou. Ele refletiu muito antes de tomar essa decisão. Temos que seguir em frente, ele tem que seguir em frente.
Quando a mesma pergunta foi feita a Alonso, o espanhol sorriu: "Não sei se ele poderia ter feito a Aston Martin tão rápida, então nunca se sabe!"
Alonso atualmente ocupa o terceiro lugar no campeonato, depois de três terceiros lugares no Bahrein, Arábia Saudita e Austrália, com seu companheiro de equipe Lance Stroll em sexto.
A equipe de Silverstone ocupa o segundo lugar do campeonato de construtores ao fim de três corridas, com nove pontos de vantagem sobre a Mercedes.
Ouça Massa detalhando possível judicialização do título da F1 2008 por causa do 'Crashgate'
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.