F1: Bottas é desclassificado do quali do GP da Grã-Bretanha; entenda

Carro da Alfa Romeo de Bottas não tinha amostra suficiente de combustível

Valtteri Bottas, Alfa Romeo C43

Foto de: James Sutton / Motorsport Images

Valtteri Bottas foi desclassificado do quali para o GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1 depois que sua Alfa Romeo foi considerada como tendo uma amostra insuficiente de combustível.

Leia também:

A exclusão da classificação é o resultado padrão para a infração, com Alex Albon sendo o último piloto a receber essa penalidade no GP da Austrália do ano passado.

Bottas parou na pista no Q1, relatando falta de potência, depois de já ter feito o suficiente para passar para o Q2 em 11º lugar. Ele não pôde participar da segunda sessão e, portanto, sem marcar tempo, foi classificado em 15º lugar.

No entanto, após a sessão, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) descobriu que não havia combustível suficiente no carro para cumprir o requisito obrigatório de deixar um litro para o teste.

Quando um carro para na pista durante a classificação, a FIA também calcula a quantidade de combustível que teria sido usada para voltar aos boxes, pois os carros são obrigados a voltar com sua própria potência, o que não acontece no final das corridas.

O delegado técnico da FIA, Jo Bauer, observou: "Após a sessão de classificação de hoje, foi verificado no carro número 77 que uma amostra de combustível de 1 litro mais a quantidade de combustível que seria consumida para voltar aos boxes poderia ser coletada (artigo 6.5.2 do regulamento técnico). Foi possível coletar uma amostra de 0,090 litro."

"Como a quantidade de combustível necessária para produzir uma amostra de 1 litro mais a devolução do carro à garagem foi calculada em 2,39 litros, estou encaminhando essa questão aos comissários de bordo para sua consideração."

Se a exclusão do piloto da Alfa for confirmada, ele poderá largar na parte de trás do grid, o que significa que Sergio Pérez, Yuki Tsunoda, Zhou Guanyu, Nyck de Vries e Kevin Magnussen ganharão lugares.

Valtteri Bottas, Alfa Romeo F1 Team, Pirelli Hot Laps

Valtteri Bottas, Alfa Romeo F1 Team, Pirelli Hot Laps

Foto de: Michael Potts / Motorsport Images

Quando questionado pelo Motorsport.com sobre o problema na classificação, Bottas disse que não sabia por que o carro havia parado.

"Ainda não", observou ele. "Precisamos descobrir. Obviamente, há muitos motivos que podem fazer com que o motor pare. Então, eu não sei. É uma pena, mas não há muito que eu possa fazer."

"Na verdade, não vi o tempo final do Q2, não sei a que distância estava do ponto de corte, mas pelo menos conseguimos passar para o Q2 desta vez e o tempo está muito próximo."

"Portanto, acho que demos alguns passos em relação a ontem. Agora, precisamos esperar até amanhã para ver como está o ritmo."

Bottas disse que o pacote de atualização mais recente melhorou o carro: "É um passo. Eu definitivamente sinto o passo e acho que hoje conseguimos extrair um pouco mais com uma configuração. Parece que ele precisava de uma configuração diferente em termos de altura do carro e tudo mais."

"Agora, de fato, sentimos um avanço, basicamente mais carga em alta velocidade, sem afetar o desempenho em baixa velocidade."

Quem desbancaria Verstappen na Red Bull?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate caos dos limites de pista na Áustria: qual a solução?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Verstappen destaca pole em treino 'maluco e frenético'
Próximo artigo F1: Leclerc explica rádio 'agressivo' para Sainz na classificação do GP da Grã-Bretanha

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil