F1 cancela GP da Emilia Romagna em Ímola devido à crise criada pela chuva

Paddock já havia sido orientado a deixar o circuito na terça devido ao risco de inundação

A Fórmula 1, a FIA e os promotores do GP da Emilia Romagna anunciaram na manhã desta quarta-feira o cancelamento da etapa de Ímola devido às fortes chuvas sobre a região, que já causaram inundações, deslizamentos e, pelo menos duas mortes desde o início do mês.

A chuva pesada levou ao transbordo de mais de uma dúzia de rios, com alertas vermelhos para inundações e deslizamentos que seguem em vigor até o fim de semana. Muitas pessoas ficaram desabrigadas, com fundos de emergência sendo criados.

Leia também:

Na tarde de terça, o pessoal da F1, que estava no paddock montando os boxes e áreas de hospitalidade, foram instruídos a deixar o circuito devido aos riscos de inundação do rio Santerno, que fica ao lado do circuito.

Eles também foram instruídos a não ir ao circuito na quarta, com algumas equipes realocando suas equipes para outros hotéis. Imagens e vídeos nas redes sociais mostraram a água invadindo Ímola.

Agora, após discussões com autoridades e os promotores, a categoria decidiu que a corrida não tem como ir adiante de modo seguro.

Mick Schumacher, Haas VF-22, leaves the garage

Mick Schumacher, Haas VF-22, leaves the garage

Photo by: Andy Hone / Motorsport Images

Nem seria compatível com a situação enfrentada pela região, com os serviços de emergência limitados pelo trabalho no local.

"É uma tragédia ver o que aconteceu em Ímola e na Emilia Romagna, cidade e região nas quais cresci. Meus pensamentos e preces estão com as vítimas das inundações e famílias e comunidades afetadas".

"Quero expressar minha gratidão e admiração pelo incrível serviço de emergência, que está dando o seu melhor para ajudar àqueles em necessidade para aliviar a situação. Eles são heróis e toda a Itália têm orgulho deles".

"A decisão tomada é a correta para todos nas comunidades locais e a família F1, já que precisamos garantir a segurança de todos, sem criar um fardo extra para as autoridades que lidam com essa situação terrível".

"A comunidade da F1 se solidariza com as comunidades afetadas pelos eventos recentes na região da Emilia Romagna", diz um comunicado da categoria. "Também queremos homenagear o trabalho dos serviços de emergência, que fazem tudo para ajudar os necessitados".

"Após discussões entre a F1, o presidente da FIA, as autoridades competentes, incluindo os ministros relevantes, o presidente do Automóvel Clube da Itália, o presidente da região da Emilia Romagna, o prefeito da cidade e os promotores, a decisão foi tomada por não levar adiante o GP em Ímola".

"A decisão foi tomada porque não é possível realizar o evento com segurança para nossos fãs, as equipes e nosso pessoal, sendo a atitude correta e responsável em meio à situação enfrentada pelas cidades e a região. Não seria correto pressionar ainda mais as autoridades locais e serviços de emergência neste momento difícil".

Mohammed ben Sulayem, presidente da FIA, disse: "Meus sentimentos e de toda a família FIA aos afetados pela situação terrível na região da Emilia Romagna. A segurança de todos os envolvidos e esforços de recuperação devem ser a prioridade nesse momento".

A view of the wet track

A view of the wet track

Photo by: Steve Etherington / Motorsport Images

O vice-primeiro-ministro e ministro dos transportes italiano, Matteo Salvini, havia pedido mais cedo o adiamento da corrida para que o governo "pudesse se dedicar aos trabalhos de recuperação". Mas, devido ao calendário congestionado, é bem difícil que o GP aconteça em outro momento do ano.

Com isso, o calendário de 2023 se vê reduzido em duas etapas em relação ao original, após o cancelamento do GP da China no começo do ano. Marcado para 16 de abril, a etapa foi cancelada devido à política de Covid-19 pelo governo local. A prova não foi substituída e criou um vácuo de quatro semanas entre os GPs da Austrália e do Azerbaijão.

A temporada 2023 terá sua continuidade no GP de Mônaco, marcado para o fim de semana de 26 a 28 de maio.

Binotto na Alpine? Ex-Renault, Rico Penteado comenta possibilidade e critica CEO da equipe

Podcast #230 – Campeonato terá ‘revolução’ após primeira rodada tripla do ano?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Podcast #230 – Campeonato terá ‘revolução’ após primeira rodada tripla do ano?
Próximo artigo F1: Equipes e pilotos se manifestam sobre cancelamento do GP de Ímola

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil