F1: Carro de 2025 não terá mais atualizações, mas Ferrari trará reforços até o final da temporada
Scuderia irá até o final da temporada com essa configuração, mas as últimas corridas mostraram algumas rachaduras na equipe

Aqueles que esperam 'revoluções' dentro da Ferrari em breve ficarão desapontados, já que a Scuderia irá até o final da temporada com a mesma configuração de carro, mas as últimas corridas muito decepcionantes mostraram algumas rachaduras na equipe e os processos que levarão a reforços direcionados para organizar melhor os fluxos entre a sede em Maranello e a pista de Fórmula 1.
Há um ano, a Ferrari conquistou uma dobradinha em Austin: Charles Leclerc em primeiro lugar, à frente do companheiro de equipe Carlos Sainz. A Scuderia manteve suas esperanças de desafiar a McLaren pelo título de construtores abertas até Abu Dhabi, terminando apenas 14 pontos atrás.
Agora a música mudou: em 12 meses, o mundo da Scuderia virou de cabeça para baixo. Os pontos que separavam a equipe de Woking da Ferrari se tornaram 352 e a equipe de Maranello não está nem em segundo lugar, precedida pela Mercedes em meio a um ressurgimento.
Depois do fracasso em Singapura, surgiram pontos fracos e fortes conflitos na equipe, destacando o que são mais do que apenas alguns problemas pontuais no sistema construído por Fred Vasseur.
A equipe não passará por nenhuma mudança até o final da temporada, mas não há dúvida de que medidas corretivas importantes estão sendo estudadas para reequilibrar a relação entre os que trabalham em casa e os que trabalham na pista, que não é a ideal.

Lewis Hamilton, Ferrari SF-25
Foto de: Shameem Fahath / Motorsport Network
A sensação é de que há duas faces da Ferrari que recentemente não encontraram síntese nas escolhas técnicas que podem levar a escolhas extremas de configuração que não permitiram que o verdadeiro potencial do SF-25 fosse extraído.
Até agora, o equilíbrio de forças favoreceu aqueles que estavam na pista, mas, daqui para frente, caberá ao diretor técnico, Loic Serra, encontrar a melhor cooperação entre as partes.
Para Singapura, um carro havia sido deliberado com simulações positivas que davam esperança de um fim de semana positivo após as decepções de Monza e Baku, enquanto bastou uma sessão de treinos livres para entender que a distância do solo permitia a carga (e o desempenho), mas o carro da Scuderia sofreria com o desgaste da prancha, indo em direção a soluções que tornavam o SF-25 irregular.
A partir daí, foram decididas soluções cada vez mais extremas que radicalizaram o comportamento da Ferrari, forçando os pilotos a longos períodos de 'lift and coast' durante a corrida. Hamilton terminou o GP quase sem freios porque o sistema de resfriamento das pinças e dos discos não era adequado para as exigências do circuito de rua de Marina Bay.

Matteo Togninalli, Chefe de Engenharia de Pista da Ferrari
Fotos de: Ferrari
Há quem aponte a culpa para Matteo Togninalli, o chefe de engenharia de pista, mas "Pluto", como é apelidado na equipe, é um técnico de mau humor, mas de grande competência. Portanto, não é de se surpreender que suas ideias possam entrar em conflito, mas é certo que ele estará regularmente em seu lugar no pit wall da equipe italiana.
A Ferrari, após os efeitos nefastos no mercado de ações após o Capital Markets Day, quando surgiram previsões de crescimento mais gradual da marca nos próximos cinco anos, preferiu se fechar em silêncio. Em um momento em que a Scuderia está sendo submetida a um verdadeiro bombardeio da mídia, é melhor jogar na defesa.
Aqueles que esperam gestos inescrupulosos do presidente John Elkann ficarão desapontados. Uma equipe perdedora não muda no momento. Na Gestão Esportiva, o tão aguardado 678 está sendo criado e Fred Vasseur terá a chance de mostrar o que sua equipe pode fazer para mudar, na verdade, revolucionar as regras técnicas e esportivas.
Teoricamente, os valores serão redefinidos e aqueles que trabalharam bem poderão perturbar os valores com os quais nos acostumamos.
Um fato é certo: a Ferrari destacou as deficiências organizacionais, e não estruturais, e está procurando suprir com reforços de curto prazo as que se tornaram claras para todos. Portanto, é preciso um pouco de paciência...
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