F1: Chefe da Ferrari explica problema em carro de Leclerc antes de batida
Fred Vasseur relatou que defeito foi inédito desde que entrou para escuderia italiana
O chefe da Ferrari, Fred Vasseur, disse que um problema no comando eletrônico fez com que a unidade de potência e o sistema hidráulico da Ferrari de Charles Leclerc falhassem antes mesmo da largada do GP de São Paulo de Fórmula 1.
Leclerc bateu na volta de apresentação depois de ser pego pelo que inicialmente identificou como um problema hidráulico.
Ele tentou fazer o carro andar novamente, pois o dano estava limitado ao bico, mas parou mais uma vez e ele percebeu que era inútil continuar.
“Foi o mesmo problema, o sistema desligou o sistema hidráulico e o motor”, disse Vasseur sobre o ocorrido com Leclerc após a batida.
“O resultado do comando do sistema, ainda não sabemos por que o carro não voltou. Mas era mais um comando eletrônico do que outra coisa.
“Ele desligou, ligou e assim por diante. A questão é que ele percorreu 30 metros e ficou na mesma situação, mas era melhor parar.
“Quando o comando do sistema é desligado, você não tem mais direção hidráulica ou caixa de câmbio.”
Questionado se o problema havia ocorrido antes ele disse: “Não. Pelo menos não nos últimos 10 meses. Foi a primeira vez."
Vasseur fez questão de enfatizar que não havia nada que Leclerc pudesse ter feito.
“Alguém me disse que nas redes sociais estavam reclamando de Charles”, disse ele. “Mas sem a caixa de câmbio e a direção hidráulica você não pode fazer nada.
“Agora, temos que manter a calma para entender o que aconteceu para evitar problemas no futuro.
“Acho que o ritmo no fim de semana não era tão ruim. Estávamos em uma boa posição hoje e é uma oportunidade perdida porque estávamos alcançando a Mercedes um pouco no fim de semana, mas com Charles na primeira fila com dois jogos de pneus, poderia ter sido muito melhor.
“Ainda temos duas tentativas com Vegas e Abu Dhabi. Vegas pode ser caótica e se tivermos o mesmo ritmo deste fim de semana e a Mercedes o mesmo ritmo deste fim de semana, teremos uma oportunidade.”
Questionado se Leclerc poderia ter subido ao pódio, ele disse: “Não trouxe minha bola de cristal neste fim de semana, mas acho que teria sido possível.
“Quando você considera que também estávamos com três jogos de [pneus] novos, largando com ar limpo, e os dois Astons não tiveram uma boa largada.
“Mas esse tipo de suposição é besteira, corrida é corrida. Você não corre com ‘se’, mas é o que é.”
Vasseur disse que a não largada foi ainda mais decepcionante porque a equipe concentrou seus esforços na corrida principal de domingo.
“Com certeza é muito frustrante para Charles e para a equipe que também, estrategicamente, em mais um fim de semana colocamos todos os nossos esforços no long run para economizar pneus, então tínhamos pneus novos.
“Com certeza, é frustrante. Ele ficou mais do que decepcionado, mas tenho certeza de que ele estará de volta e estaremos focados em Las Vegas.”
Verstappen tem EXIBIÇÃO DE GALA em SP; Alonso X Pérez em pega INSANO e Mercedes "MISERÁVEL"
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #254 – O que esperar do GP de São Paulo, em Interlagos?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.