F1 - Chefe da McLaren tece elogios a Bortoleto: "Talento empolgante"

Brasileiro, campeão da Fórmula 3 desta temporada, se juntou ao programa de jovens pilotos da equipe de Woking

429364_1080973_gabriel_bortoleto_1

O chefe da McLaren na Fórmula 1, Andrea Stella, teceu elogios ao novo membro da academia de pilotos da equipe de Woking e campeão da Fórmula 3 neste ano, o brasileiro Gabriel Bortoleto, alegando que ele tem um "talento empolgante".

Leia também:

A equipe anunciou recentemente que o brasileiro – que completou 19 anos no fim de semana passado – foi integrado ao programa, que é supervisionado pelo pentacampeão de Le Mans e ex-piloto de F1 Emanuele Pirro.

Embora a McLaren tenha se envolvido com muitos jovens pilotos ao longo dos anos, incluindo Lewis Hamilton e Lando Norris, a atual iniciativa foi lançada oficialmente em abril. Junto com Bortoleto, a lista do esquadrão papaia inclui o piloto da IndyCar Pato O’Ward, o recente contratado reserva e protegido da Toyota, Ryo Hirakawa, e o vice-campeão italiano de F4, Ugo Ugochukwu.

Bortoleto conquistou o título de F3 em sua temporada de estreia com a Trident - e triunfou duas vezes no início da temporada.

“Estamos acompanhando Gabriel há algum tempo”, disse Stella quando questionado pelo Motorsport.com sobre a última contratação da equipe. “Estamos construindo este programa de Desenvolvimento de Pilotos, que na verdade é bastante novo. Começamos há apenas alguns meses. Então estamos preenchendo o programa com os talentos mais interessantes e definitivamente pensamos que Bortoleto era um deles."

“A orientação é dada pelo Emanuele Pirro, como sabem, e o Emanuele prepara, fundamentalmente, os principais aspectos de desenvolvimento que são relevantes para nós. Esses caras vão competir nas categorias juniores. Portanto, o nosso envolvimento é mais um apoio em vez de um envolvimento direto.”

Stella enfatizou que a lista do MDD não será estendida muito além do seu nível atual.

“Estamos realmente muito entusiasmados por termos esta nova entrada no nosso programa”, disse ele. “E o programa em si manterá a característica de ser limitado em termos de pilotos que farão parte dele, isso é algo que posso confirmar.”

Pirro, que desistiu de seu papel como comissário da FIA para assumir o cargo na McLaren, também está confiante de que Bortoleto é um talento impressionante.

“Eu o conheço bem desde o início de sua carreira no automobilismo e ele tem tudo o que é necessário dentro e fora das pistas para ser uma estrela”, disse ele. “Ele também se encaixa muito bem com a cultura da nossa equipe na McLaren. Estou ansioso para trabalhar com Gabriel e ajudá-lo a desenvolver sua carreira no automobilismo.”

Além de contratar Bortoleto, a McLaren assumiu a opção de um ano para Brando Badoer, que terminou em sexto na série italiana de F4 deste ano. Ele é filho do ex-piloto de F1 da Minardi e da Ferrari, Luca Badoer.

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Em prol de 2026, F1 está pronta para aprovar regra que torna 2024 ainda mais importante; entenda
Próximo artigo F1 - Marko nega 'ultimato' a Pérez e rumores sobre aposentadoria forçada: "Sou eu quem decide quando parar"

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil