Recomendado para você

F1 - Ricciardo brinca sobre vantagem de Verstappen em Austin: Já até pediu o jantar

F1 - Ricciardo brinca sobre vantagem de Verstappen em Austin: Já até pediu o jantar

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1 - Ricciardo brinca sobre vantagem de Verstappen em Austin: Já até pediu o jantar
MotoGP: Yamaha confirma Fernández como wildcard na Malásia para acelerar desenvolvimento do motor V4

MotoGP: Yamaha confirma Fernández como wildcard na Malásia para acelerar desenvolvimento do motor V4

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
MotoGP: Yamaha confirma Fernández como wildcard na Malásia para acelerar desenvolvimento do motor V4
F1 - McLaren relembra 'fantasma' da disputa Hamilton x Alonso: "Este ano pode acabar como 2007"

F1 - McLaren relembra 'fantasma' da disputa Hamilton x Alonso: "Este ano pode acabar como 2007"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1 - McLaren relembra 'fantasma' da disputa Hamilton x Alonso: "Este ano pode acabar como 2007"
ANÁLISE F1: Ferrari vai 'contra a maré' e abaixa altura do carro, enquanto outros aumentam

ANÁLISE F1: Ferrari vai 'contra a maré' e abaixa altura do carro, enquanto outros aumentam

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
ANÁLISE F1: Ferrari vai 'contra a maré' e abaixa altura do carro, enquanto outros aumentam
F1 - EXCLUSIVO: Asas flexíveis podem ser permitidas em 2026

F1 - EXCLUSIVO: Asas flexíveis podem ser permitidas em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - EXCLUSIVO: Asas flexíveis podem ser permitidas em 2026
F1 - Colapinto 'pede desculpas' à Alpine após desobediência: “Instruções devem ser seguidas, não importa o que aconteça”

F1 - Colapinto 'pede desculpas' à Alpine após desobediência: “Instruções devem ser seguidas, não importa o que aconteça”

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1 - Colapinto 'pede desculpas' à Alpine após desobediência: “Instruções devem ser seguidas, não importa o que aconteça”
McLaren segue otimista em segurar Verstappen na disputa pelo título da F1: "Temos boas pistas pela frente"

McLaren segue otimista em segurar Verstappen na disputa pelo título da F1: "Temos boas pistas pela frente"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
McLaren segue otimista em segurar Verstappen na disputa pelo título da F1: "Temos boas pistas pela frente"
F1 - "O penta vem!", "Seria legal, mas não vai rolar": Fãs opinam sobre duelo Verstappen x McLaren pelo título de 2025

F1 - "O penta vem!", "Seria legal, mas não vai rolar": Fãs opinam sobre duelo Verstappen x McLaren pelo título de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - "O penta vem!", "Seria legal, mas não vai rolar": Fãs opinam sobre duelo Verstappen x McLaren pelo título de 2025

F1: Circuito de Istambul passa por medidas pró-aderência para evitar 'fiasco' de 2020; entenda

Pista foi muito criticada pelos pilotos no GP da Turquia do ano passado por recapeamento recente, deslizes e dificuldade para aquecer os pneus

Sebastian Vettel, Ferrari SF1000, Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11

Espera-se que o local do próximo GP da Turquia de Fórmula 1 dê aos pilotos mais aderência, depois de medidas tomadas desde a corrida do ano passado. Não tendo sido usado para a F1 desde 2011, o autódromo ressurgiu em 2020 como parte dos preparativos para o retorno do esporte.

No entanto, o trabalho foi concluído apenas algumas semanas antes da prova. Os pilotos lutaram para não escorregar na nova superfície com os compostos secos mais duros da Pirelli, pois não conseguiam manter a temperatura em seus pneus. E o problema foi agravado pela forte chuva que atingiu a qualificação e a corrida.

Leia também:

A empresa italiana disse que teria feito escolhas de compostos mais macios se soubesse a tempo que o recapeamento estava em andamento.

O diretor de corridas da FIA, Michael Masi, informou recentemente às equipes de F1 que, como parte de um pacote de atualizações "toda a superfície da pista foi tratada para aumentar o nível de aderência", uma mudança que vem em cima do desgaste natural da nova superfície.

Isso criará um desafio extra para as equipes, pois os dados que coletaram no ano passado serão agora menos relevantes.

"Enviamos regularmente a cada temporada atualizações para as escuderias sobre quaisquer mudanças no circuito para os próximos eventos", disse Masi. "Sejam barreiras, proteções, o que for. Podem ser áreas de recapeamento. Então sim, a superfície na Turquia foi efetivamente bombardeada."

"Vimos Singapura como exemplo, onde as ruas públicas que são usadas no circuito renovam com bastante regularidade por causa do movimento. Isso é o que aconteceu lá, junto com algumas outras mudanças."

Questionado sobre se o circuito estava errado em 2020, Masi respondeu: "Acho que foi apenas uma questão de tempo no ano passado, dissemos isso na época. Eles corrigiram isso de acordo."

Sebastian Vettel, Ferrari SF1000, Max Verstappen, Red Bull Racing RB16

Sebastian Vettel, Ferrari SF1000, Max Verstappen, Red Bull Racing RB16

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

Depois da corrida do ano passado, o diretor da F1 Ross Brawn disse que a falta de aderência foi um bom desafio para os pilotos.

"Eu aprecio que eles não tenham ficado satisfeitos com os níveis gerais de aderência", comentou na época. "Foi uma consequência da decisão tardia de correr lá, pois o calendário foi revisado para responder à Covid-19."

"Acho que os pilotos às vezes precisam se lembrar que é uma competição de quem cruza a linha primeiro, então, embora as condições não fossem as melhores, eram as mesmas para todos."

"Alguns motoristas baixaram a cabeça e aceitaram, outros acharam que era um problema. Ter uma superfície desafiadora como a do fim de semana não foi ruim. Mostrou o talento do piloto ao máximo. Não acho que os níveis de aderência sejam uma medida do nível de competição que você terá."

TOP 10: As vitórias mais ÉPICAS e DRAMÁTICAS de HAMILTON na F1

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #133: O que poderia ser melhorado no documentário sobre Schumacher?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Hamilton compara Bottas a Alonso, Rosberg e outros companheiros
Próximo artigo F1: Ferrari introduzirá quarto motor em carro de Sainz no GP da Turquia, que sofrerá punição

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros