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Carro da próxima temporada da equipe de Silverstone será equipado com motores da fabricante japonesa

Red Bull Racing RB21

Andy Cowell, CEO e chefe de equipe da Aston Martin, chamou a nova relação da escuderia de Silverstone com a Honda de "libertadora", além de explicar o que muda nos bastidores com a parceria e discutir o valor agregado da chegada de Adrian Newey, 'guru do design' da Fórmula 1, no processo.

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Após sete anos com a Red Bull e oito incluindo a Toro Rosso em 2018, a parceira entre a Honda e a Red Bull chegará ao fim após esta temporada. Formalmente, o acordo terminou em 2021, mas como o desenvolvimento do motor foi congelado, as duas equipes da Red Bull continuaram usando unidades de potência Honda.

Inicialmente, a Red Bull planejava usar os motores Honda internamente por mais quatro temporadas, mas isso mudou com um acordo pago. A marca não estava interessada em ceder nenhuma propriedade intelectual, e o acordo estendido até o final de 2025 significou menos riscos para a marca de bebidas energéticas também.

Após a atual campanha, ambas as partes entrarão em uma nova era. A Red Bull agora terá uma unidade de potência própria, por meio do projeto Powertrains junto da Ford, enquanto a Honda une forças com a Aston Martin. A equipe britânica ganhará o status de equipe de fábrica - uma grande mudança em comparação com sua situação atual como cliente da Mercedes e com consequências de longo alcance nos bastidores.

"Acho que é completamente diferente de ser uma equipe cliente, onde é um pouco como uma caixa preta, uma caixa preta que você não pode editar", começou Andy Cowell, explicando como o relacionamento com a Honda muda as operações da equipe na F1.

"Como uma equipe de fábrica, há uma infinidade de sistemas que são discutidos abertamente com os engenheiros da Honda para maximizar o desempenho. Nossa moeda comum é o tempo de volta, portanto, tudo - seja massa, rejeição de calor, consumo de combustível, centro de gravidade, oportunidade aerodinâmica - é equiparado ao tempo de volta".

"Observe os resultados e pense, certo, se fizermos isso e aquilo, então essa é a maneira geral que veremos na primeira página de um fim de semana de corrida. É nisso que os engenheiros trabalham para criar os conceitos e entregá-los sem perder tempo de volta".

Cowell enfatizou que definir esses conceitos é uma coisa, mas fazê-los funcionar no dinamômetro é outro desafio: "Essa é uma jornada difícil. Você tem um conceito, mas transformá-lo em realidade - em algo que definitivamente funciona no banco de testes - é um processo interessante".

"O desempenho está lá, a rejeição de calor é boa e baixa, as taxas de fluxo são baixas, a eficiência da bomba é baixa, a potência da manivela é boa, a eficiência de ida e volta dos sistemas elétricos é boa e tudo se encaixa perfeitamente em um ambiente compacto. Essa é a nossa missão".

É mais fácil falar do que fazer, embora a remoção do MGU-H teoricamente torne a fórmula do motor do próximo ano um pouco menos complexa.

"Libertadora" - a diferença entre uma equipe cliente e a equipe de fábrica

Andy Cowell, Aston Martin Racing

Andy Cowell, Aston Martin Racing

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images via Getty Images

Em uma entrevista exclusiva ao Motorsport.com, Cowell acrescentou que está impressionado com as instalações e a ética de trabalho da Honda depois de visitar a fabricante japonesa em 2024 e 2025. Ele tem algumas boas referências, tendo liderado a Mercedes High Performance Powertrains até 2021.

"Acho que foi um pouco antes do GP de Austin do ano passado que visitei a Honda. Fiquei impressionado com suas instalações, a fome, a criatividade e a determinação. E não houve nenhuma queda nesse tipo de abordagem nos últimos 12 meses".

"Eles estão sempre se esforçando. É uma empresa liderada pela engenharia, com o automobilismo em seu coração. Eles também gostam de trabalhar em todo o aspecto do carro, portanto, gostam de contribuir para o tempo de volta de várias maneiras".

Essa é uma diferença fundamental em relação à situação atual da Aston Martin como cliente. Com a "caixa preta" a que Cowell se referiu, a escuderia britânica teve que aceitar o motor fornecido pela Mercedes e fazer concessões ao projeto do carro.

Com a Honda, tudo é discutido em conjunto. O fabricante japonês está tentando projetar a unidade de potência de uma forma que não crie muitos compromissos aerodinâmicos. E mesmo que certas concessões sejam necessárias, a Aston Martin sabe muito antes do que antes quais serão as implicações para o carro do próximo ano.

"Acho que isso é libertador para os engenheiros", continuou Cowell. "Agora, eles têm a oportunidade de dialogar e compartilhar dados sobre a melhor maneira de montar a parte traseira do chassi, a parte dianteira da unidade de potência, a melhor maneira de criar sistemas de resfriamento, etc".

"Os engenheiros da Honda são muito criativos e há um trabalho conjunto de simulação muito bom para descobrir o que é melhor. Como você otimiza o tempo de volta em todos esses sistemas? O mesmo se aplica à transmissão e ao fluxo de ar sob a carroceria, há uma relação saudável entre eles".

Como Cowell apontou, esse processo está intimamente ligado ao fato de a Aston Martin produzir sua própria caixa de câmbio para 2026, em vez de depender da peça da Mercedes.

"Sim, estamos rodando protótipos de caixas de câmbio em Silverstone e em Sakura há muitos meses. A colaboração entre os engenheiros de Silverstone e Sakura tem sido agradável de se ver. E também a infraestrutura de TI para garantir que os dados fluam para frente e para trás de forma excelente, de modo que os engenheiros em Silverstone possam ver ao vivo o que está acontecendo no dinamômetro em Sakura".

O papel de Newey na construção do relacionamento com a Honda

Andy Cowell, Team Principal and Group CEO at Aston Martin F1 Team with Adrian Newey, Managing Technical Partner of Aston Martin F1

Andy Cowell, Chefe de Equipe e CEO do Grupo Aston Martin F1 Team com Adrian Newey, Sócio Técnico Gerente da Aston Martin F1

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images via Getty Images

A história recente mostrou dois capítulos muito diferentes da Honda na F1: um período problemático com a McLaren e o sucesso com a Red Bull. De onde vem a confiança de Cowell de que a Aston Martin seguirá o modelo da escuderia taurino em vez do da McLaren?

"Acho que nossa equipe é liderada pela engenharia, e a Honda também é liderada pela engenharia. Portanto, assim que você entra nas questões de engenharia, falamos a mesma língua. A cultura é a mesma. É tudo uma questão de sistemas e o que é melhor para o cronômetro no sábado, na classificação, e qual é a melhor maneira de percorrer 305 quilômetros no domingo. É um relacionamento que estou gostando muito".

Uma vantagem adicional na construção desse relacionamento, acrescenta Cowell, é Adrian Newey. O projetista conhece bem a Honda, mais recentemente de sua passagem pela Red Bull.

"É um grande benefício. Adrian os conhece, entende e respeita. Isso é o que importa e ajuda em todas as conversas. O relacionamento já existe, portanto, as conversas chegam rapidamente aos detalhes de engenharia".

Juntamente com a experiência de Cowell em motores, isso deve formar uma base sólida para a parceria entre a Honda-Aston Martin. A colaboração está progredindo de acordo com o planejado, mas Cowell sabe que somente os resultados na pista do próximo ano importam - e, por enquanto, é impossível prever exatamente esses resultados.

"Nenhum de nós pode se comparar com nossos adversários ainda. O que posso ver, no entanto, é uma organização liderada por engenheiros que está se empenhando muito no desenvolvimento do desempenho, em melhorias de eficiência, economia de massa e perseguindo uma meta de confiabilidade difícil. E seus métodos, sua fome, sua ambição de tempo são realmente impressionantes de se ver".

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