Veja como está o mercado de pilotos para 2023 após anúncios de Tsunoda e Latifi
Após confirmações de AlphaTauri e Williams, o Motorsport.com fornece uma atualização sobre o mercado da F1
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Atualizado às 11h20
Com o novo regulamento da Fórmula 1, as equipes têm buscado estabilidade, por meio da manutenção da dupla de pilotos. Para a temporada de 2022, sete duplas permaneceram inalteradas (antes da guerra Ucrânia-Rússia), com a chegada de apenas um novato, Zhou Guanyu.
E, na realidade, a maioria das mudanças dentro das duplas resultou de uma única decisão: a escolha da Mercedes de promover George Russell, que resultou na liberação de um assento na Williams (ocupado agora por Alex Albon) e levou Valtteri Bottas para a Alfa Romeo que também renovou completamente seus pilotos dispensando os serviços de Antonio Giovinazzi e com a aposentadoria de Kimi Räikkönen.
O retorno de Kevin Magnussen à Haas foi ditado pela situação geopolítica, que viu Nikita Mazepin ser afastado da equipe americana. Para 2023, o mercado também parecia estar caminhando para uma situação bastante estável, devido à falta de vagas disponíveis nas principais equipes, mas os anúncios em rápida sucessão viraram as coisas de cabeça para baixo.
Primeiro foi a aposentadoria do tetracampeão mundial Sebastian Vettel, depois sua substituição por Fernando Alonso na Aston Martin, o espanhol surpreendeu ao falhar na Alpine apesar das negociações bem avançadas para estender seu contrato.
A equipe francesa foi rápida em anunciar um substituto, que era ninguém menos que Oscar Piastri, piloto reserva cujo acordo parecia prever que ele assumisse um possível assento vindo a ser liberado na Alpine.
No entanto, o australiano assinou contrato com a McLaren, que liberou Daniel Ricciardo. Portanto, é necessário que a equipe de Enstone encontre um substituto para Fernando Alonso, enquanto a McLaren alinhará Lando Norris e Piastri em 2023.
No final de setembro, enquanto as negociações com Nyck de Vries (a opção Colton Herta foi fechada) e depois liberar Pierre Gasly para ir à Alpine para substituir Alonso estão em andamento, AlphaTauri anunciou a extensão do contrato do Yuki Tsunoda até 2023 e a Williams confirmou o fim do ciclo com Nicholas Latifi ao fim da temporada de 2022.
Veja como está a situação de equipes e pilotos para a temporada de 2023 até agora:
Equipe | Fornecedora de motor | Pilotos confirmados | Contrato expira em: | Pilotos cogitados |
---|---|---|---|---|
Red Bull | Red Bull |
|
2028 2024 |
|
Ferrari | Ferrari |
|
2024 2024 |
|
Mercedes | Mercedes |
|
2023 ? |
|
Alpine | Renault |
? |
2024 ? |
|
McLaren | Mercedes |
|
2025 2024 |
|
Alfa Romeo | Ferrari |
? |
? | |
Haas | Ferrari |
? |
? |
|
AlphaTauri | Red Bull |
|
2023 2023 |
|
Aston Martin | Mercedes |
|
? ? |
|
Williams | Mercedes |
? |
|
*Mesmo com contrato com a AlphaTauri até 2023, Pierre Gasly está no centro das negociações da Alpine.
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