Fórmula 1
25 mar
Próximo evento em
64 dias
06 mai
Próximo evento em
106 dias
20 mai
Próximo evento em
120 dias
R
GP do Azerbaijão
03 jun
Próximo evento em
134 dias
10 jun
Próximo evento em
141 dias
24 jun
Próximo evento em
155 dias
R
GP da Áustria
01 jul
Próximo evento em
162 dias
R
GP da Grã-Bretanha
15 jul
Próximo evento em
176 dias
29 jul
Próximo evento em
190 dias
R
GP da Bélgica
26 ago
Próximo evento em
218 dias
02 set
Próximo evento em
225 dias
09 set
Próximo evento em
232 dias
23 set
Próximo evento em
246 dias
R
GP de Singapura
30 set
Próximo evento em
253 dias
07 out
Próximo evento em
260 dias
21 out
Próximo evento em
274 dias
28 out
Próximo evento em
281 dias
05 nov
Próximo evento em
289 dias
R
GP da Austrália
18 nov
Próximo evento em
302 dias
R
GP da Arábia Saudita
03 dez
Próximo evento em
317 dias
R
GP de Abu Dhabi
12 dez
Próximo evento em
326 dias

Brawn: nova redução do teto da F1 deve ser anunciada em breve

compartilhar
comentários
Brawn: nova redução do teto da F1 deve ser anunciada em breve
Por:

Dirigente britânico confirmou que as conversas com as equipes estão evoluindo, apesar de resistência da Ferrari

Diretor esportivo da Fórmula 1, Ross Brawn disse que a redução do teto orçamentário da categoria para 2021 está perto de ser concluído. O dirigente admitiu que o o principal ponto de discórdia é sobre até que ponto o teto pode cair nas próximas temporadas. De todo modo, o dirigente britânico, mais famoso pelos trabalhos com a Ferrari e a Brawn GP, adiantou que a F1 deve reduzir o teto orçamentário em R$ 167 milhões para 2021.

Brawn também enfatizou que os chefes de empresas que apoiam grandes equipes que são diretamente afetadas pelo limite de orçamento estão tão ansiosos para ver uma redução de custos quanto as escuderias menores.

Leia também:

O limite de 2021 foi anunciado em US $ 175 milhões (cerca de 975 milhões de reais) no ano passado, mas em discussões recentes foi acordado reduzi-lo para US $ 145 milhões (aproximadamente 807 milhões de reais.

Uma queda adicional para US $ 130 milhões (quase 725 milhões de reais) está sendo discutida para o segundo ano de restrições em 2022, o que permitiria que as equipes maiores tivessem mais tempo para reduzir o tamanho de suas equipes após o esforço inicial para projetar carros para os novos regulamentos. Um outro corte poderia ser seguido. Mas a Ferrari tem sido particularmente resistente a uma queda tão acentuada.

"Acho que os detalhes serão divulgados para as equipes nos próximos dias", disse Brawn à Sky Sports. "Houve muita consulta. E acho que agora estamos nos estágios finais, então tudo ficará claro em breve”.

"Os objetivos iniciais do teto orçamentário são tornar o grid mais competitivo. E acho que com a situação que temos agora, a sustentabilidade econômica da F1 é a prioridade. Acho que isso conta tanto para as grandes equipes quanto para as pequenas equipes. E ficou muito claro para alguns dos diretores e gerentes dessas equipes que a mensagem é clara: temos que cortar os custos”.

"Começamos com US $ 175 milhões. Foi uma longa batalha para chegar lá. E com a atual crise, agora vamos começar com US $ 145 milhões. E a discussão é realmente quanto mais adiante podemos avançar nos próximos anos".

Brawn ainda insiste que o esporte terá um futuro saudável se as equipes forem obrigadas a gastar menos. "Acho que haverá um fundo de prêmios muito mais equitativo no novo Pacto de Concórdia [acordo entre F1 e equipes]. Portanto, as equipes do pelotão intermediário em particular estarão em uma realidade muito melhor em termos de parcela do prêmio em dinheiro”.

"Assim, tudo está sendo equilibrado em todas as direções: reduzimos a quantidade de dinheiro que poderia ser gasto na F1 e estamos melhorando a distribuição do fundo de prêmios de maneira mais uniforme entre as equipes. Uma boa equipe do pelotão intermediário deve conseguir pódios, talvez uma vitória, e deve gerar um pequeno lucro. E se conseguirmos isso, teremos um futuro muito sustentável".

A Liberty Media anunciou recentemente que, após uma troca de ativos entre suas empresas, a organização da F1 agora tem mais dinheiro em caixa, o que lhe permitirá apoiar as equipes, por exemplo, fazendo pagamentos antecipados.

"Julgaremos em que nível devemos apoiar o fundo de prêmios nos próximos meses, porque obviamente queremos mantê-lo. Se perdermos algumas equipes, será uma tragédia. Então nós estamos trabalhando muito de maneira justa e equitativa entre as equipes.

Comandado de Brawn na Ferrari, Schumi é o maior campeão da F1; relembre todos

Michael Schumacher - Sete títulos (1994, 1995, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004)

Michael Schumacher - Sete títulos (1994, 1995, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004)
1/33

Foto de: Ercole Colombo

Juan Manuel Fangio - Cinco títulos (1951, 1954, 1955, 1956, 1957)

Juan Manuel Fangio - Cinco títulos (1951, 1954, 1955, 1956, 1957)
2/33

Foto de: LAT Images

Lewis Hamilton - Seis títulos (2008, 2014, 2015, 2017, 2018 e 2019)

Lewis Hamilton - Seis títulos (2008, 2014, 2015, 2017, 2018 e 2019)
3/33

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

Alain Prost - Quatro títulos (1985, 1986, 1989 e 1993)

Alain Prost - Quatro títulos (1985, 1986, 1989 e 1993)
4/33

Foto de: Sutton Motorsport Images

Sebastian Vettel - Quatro títulos (2010, 2011, 2012 e 2013)

Sebastian Vettel - Quatro títulos (2010, 2011, 2012 e 2013)
5/33

Foto de: Manuel Goria / Motorsport Images

Jack Brabham - Três títulos (1959, 1960 e 1966)

Jack Brabham - Três títulos (1959, 1960 e 1966)
6/33

Foto de: Sutton Motorsport Images

Jackie Stewart - Três títulos (1969, 1971 e 1973)

Jackie Stewart - Três títulos (1969, 1971 e 1973)
7/33

Foto de: David Phipps

Niki Lauda - Três títulos (1975, 1977 e 1984)

Niki Lauda - Três títulos (1975, 1977 e 1984)
8/33

Foto de: LAT Images

Nelson Piquet - Três títulos (1981, 1983 e 1987)

Nelson Piquet - Três títulos (1981, 1983 e 1987)
9/33

Foto de: LAT Images

Ayrton Senna - Três títulos (1988, 1990 e 1991)

Ayrton Senna - Três títulos (1988, 1990 e 1991)
10/33

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Alberto Ascari - Dois títulos (1952 e 1953)

Alberto Ascari - Dois títulos (1952 e 1953)
11/33

Foto de: Ferrari Media Center

Jim Clark - Dois títulos (1963 e 1965)

Jim Clark - Dois títulos (1963 e 1965)
12/33

Foto de: LAT Images

Graham Hill - Dois títulos (1962 e 1968)

Graham Hill - Dois títulos (1962 e 1968)
13/33

Foto de: LAT Images

Emerson Fittipaldi - Dois títulos (1972 e 1974)

Emerson Fittipaldi - Dois títulos (1972 e 1974)
14/33

Foto de: Sutton Motorsport Images

Mika Hakkinen - Dois títulos (1998 e 1999)

Mika Hakkinen - Dois títulos (1998 e 1999)
15/33

Foto de: Sutton Motorsport Images

Fernando Alonso - Dois títulos (2005 e 2006)

Fernando Alonso - Dois títulos (2005 e 2006)
16/33

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Giuseppe Farina - Um título (1950)

Giuseppe Farina - Um título (1950)
17/33

Foto de: LAT Images

Mike Hawthorn - Um título (1958)

Mike Hawthorn - Um título (1958)
18/33

Foto de: LAT Images

Phil Hill - Um título (1961)

Phil Hill - Um título (1961)
19/33

Foto de: LAT Images

John Surtees - Um título (1964)

John Surtees - Um título (1964)
20/33

Foto de: LAT Images

Denny Hulme - Um título (1967)

Denny Hulme - Um título (1967)
21/33

Foto de: LAT Images

Jochen Rindt - Um título (1970)

Jochen Rindt - Um título (1970)
22/33

Foto de: Sutton Motorsport Images

James Hunt - Um título (1976)

James Hunt - Um título (1976)
23/33

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Mario Andretti - Um título (1978)

Mario Andretti - Um título (1978)
24/33

Foto de: Autocourse

Jody Scheckter - Um título (1979)

Jody Scheckter - Um título (1979)
25/33

Foto de: LAT Images

Alan Jones - Um título (1980)

Alan Jones - Um título (1980)
26/33

Foto de: Sutton Motorsport Images

Keke Rosberg - Um título (1982)

Keke Rosberg - Um título (1982)
27/33

Foto de: LAT Images

Nigel Mansell - Um título (1992)

Nigel Mansell - Um título (1992)
28/33

Foto de: Sutton Motorsport Images

Damon Hill - Um título (1996)

Damon Hill - Um título (1996)
29/33

Foto de: Sutton Motorsport Images

Jacques Villeneuve - Um título (1997)

Jacques Villeneuve - Um título (1997)
30/33

Foto de: LAT Images

Kimi Raikkonen - Um título (2007)

Kimi Raikkonen - Um título (2007)
31/33

Foto de: Sutton Motorsport Images

Jenson Button - Um título (2009)

Jenson Button - Um título (2009)
32/33

Foto de: Sutton Motorsport Images

Nico Rosberg - Um título (2016)

Nico Rosberg - Um título (2016)
33/33

Foto de: Mercedes AMG

Ayrton Senna: veja 60 fatos e feitos do tricampeão mundial de F1 no vídeo abaixo

PODCAST: Quem é o maior comunicador de automobilismo da TV brasileira?

 

.

Análise técnica: por que o amortecedor de massa da Renault foi proibido

Artigo anterior

Análise técnica: por que o amortecedor de massa da Renault foi proibido

Próximo artigo

VÍDEO: Barrichello abre o jogo e conta histórias e curiosidades da carreira

VÍDEO: Barrichello abre o jogo e conta histórias e curiosidades da carreira
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Autor Adam Cooper