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Brawn: nova redução do teto da F1 deve ser anunciada em breve

Dirigente britânico confirmou que as conversas com as equipes estão evoluindo, apesar de resistência da Ferrari

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10, leads Carlos Sainz Jr., McLaren MCL34, Lando Norris, McLaren MCL34, Alex Albon, Red Bull RB15, Pierre Gasly, Toro Rosso STR14, Nico Hulkenberg, Renault F1 Team R.S. 19, Lance Stroll, Racing Point RP19, and the remainder of the field at the start

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Diretor esportivo da Fórmula 1, Ross Brawn disse que a redução do teto orçamentário da categoria para 2021 está perto de ser concluído. O dirigente admitiu que o o principal ponto de discórdia é sobre até que ponto o teto pode cair nas próximas temporadas. De todo modo, o dirigente britânico, mais famoso pelos trabalhos com a Ferrari e a Brawn GP, adiantou que a F1 deve reduzir o teto orçamentário em R$ 167 milhões para 2021.

Brawn também enfatizou que os chefes de empresas que apoiam grandes equipes que são diretamente afetadas pelo limite de orçamento estão tão ansiosos para ver uma redução de custos quanto as escuderias menores.

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O limite de 2021 foi anunciado em US $ 175 milhões (cerca de 975 milhões de reais) no ano passado, mas em discussões recentes foi acordado reduzi-lo para US $ 145 milhões (aproximadamente 807 milhões de reais.

Uma queda adicional para US $ 130 milhões (quase 725 milhões de reais) está sendo discutida para o segundo ano de restrições em 2022, o que permitiria que as equipes maiores tivessem mais tempo para reduzir o tamanho de suas equipes após o esforço inicial para projetar carros para os novos regulamentos. Um outro corte poderia ser seguido. Mas a Ferrari tem sido particularmente resistente a uma queda tão acentuada.

"Acho que os detalhes serão divulgados para as equipes nos próximos dias", disse Brawn à Sky Sports. "Houve muita consulta. E acho que agora estamos nos estágios finais, então tudo ficará claro em breve”.

"Os objetivos iniciais do teto orçamentário são tornar o grid mais competitivo. E acho que com a situação que temos agora, a sustentabilidade econômica da F1 é a prioridade. Acho que isso conta tanto para as grandes equipes quanto para as pequenas equipes. E ficou muito claro para alguns dos diretores e gerentes dessas equipes que a mensagem é clara: temos que cortar os custos”.

"Começamos com US $ 175 milhões. Foi uma longa batalha para chegar lá. E com a atual crise, agora vamos começar com US $ 145 milhões. E a discussão é realmente quanto mais adiante podemos avançar nos próximos anos".

Brawn ainda insiste que o esporte terá um futuro saudável se as equipes forem obrigadas a gastar menos. "Acho que haverá um fundo de prêmios muito mais equitativo no novo Pacto de Concórdia [acordo entre F1 e equipes]. Portanto, as equipes do pelotão intermediário em particular estarão em uma realidade muito melhor em termos de parcela do prêmio em dinheiro”.

"Assim, tudo está sendo equilibrado em todas as direções: reduzimos a quantidade de dinheiro que poderia ser gasto na F1 e estamos melhorando a distribuição do fundo de prêmios de maneira mais uniforme entre as equipes. Uma boa equipe do pelotão intermediário deve conseguir pódios, talvez uma vitória, e deve gerar um pequeno lucro. E se conseguirmos isso, teremos um futuro muito sustentável".

A Liberty Media anunciou recentemente que, após uma troca de ativos entre suas empresas, a organização da F1 agora tem mais dinheiro em caixa, o que lhe permitirá apoiar as equipes, por exemplo, fazendo pagamentos antecipados.

"Julgaremos em que nível devemos apoiar o fundo de prêmios nos próximos meses, porque obviamente queremos mantê-lo. Se perdermos algumas equipes, será uma tragédia. Então nós estamos trabalhando muito de maneira justa e equitativa entre as equipes.

Comandado de Brawn na Ferrari, Schumi é o maior campeão da F1; relembre todos

Michael Schumacher - Sete títulos  (1994, 1995, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004)
Juan Manuel Fangio - Cinco títulos (1951, 1954, 1955, 1956, 1957)
Lewis Hamilton - Seis títulos (2008, 2014, 2015, 2017, 2018 e 2019)
Alain Prost - Quatro títulos (1985, 1986, 1989 e 1993)
Sebastian Vettel - Quatro títulos (2010, 2011, 2012 e 2013)
Jack Brabham - Três títulos (1959, 1960 e 1966)
Jackie Stewart - Três títulos (1969, 1971 e 1973)
Niki Lauda - Três títulos (1975, 1977 e 1984)
Nelson Piquet - Três títulos (1981, 1983 e 1987)
Ayrton Senna - Três títulos (1988, 1990 e 1991)
Alberto Ascari - Dois títulos (1952 e 1953)
Jim Clark - Dois títulos (1963 e 1965)
Graham Hill - Dois títulos (1962 e 1968)
Emerson Fittipaldi - Dois títulos (1972 e 1974)
Mika Hakkinen - Dois títulos (1998 e 1999)
Fernando Alonso - Dois títulos (2005 e 2006)
Giuseppe Farina - Um título (1950)
Mike Hawthorn - Um título (1958)
Phil Hill - Um título (1961)
John Surtees - Um título (1964)
Denny Hulme - Um título (1967)
Jochen Rindt - Um título (1970)
James Hunt - Um título (1976)
Mario Andretti - Um título (1978)
Jody Scheckter - Um título (1979)
Alan Jones - Um título (1980)
Keke Rosberg - Um título (1982)
Nigel Mansell - Um título (1992)
Damon Hill - Um título (1996)
Jacques Villeneuve - Um título (1997)
Kimi Raikkonen - Um título (2007)
Jenson Button - Um título (2009)
Nico Rosberg - Um título (2016)
33

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