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Análise técnica de Giorgio Piola
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Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica: por que o amortecedor de massa da Renault foi proibido

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Análise técnica: por que o amortecedor de massa da Renault foi proibido
Por:
Co-autor: Giorgio Piola, Especialista
4 de mai de 2020 15:32

Introduzido pela equipe no auge de seu sucesso na década de 2000, a novidade foi copiada pelo grid até a FIA proibir o dispositivo

O amortecedor de massa da Renault é um exemplo típico de equipes da Fórmula 1 usando sua ingenuidade e pensamento lateral para contornar um problema, e, na sequência, explorando ele a fundo.

A equipe de Enstone descobriu que as regras introduzidas para a temporada de 2005 exigiam que ela executasse uma quantia excessiva de rigidez da mola dianteira para manter a asa o mais próximo possível do chão.

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Esse era o tipo de troca mecânica que as equipes faziam normalmente, em busca de um desempenho aerodinâmico melhor. No entanto, isso desencadeou um efeito de rejeição indesejado quando o carro estava na pista e, portanto, a equipe buscou encontrar uma maneira de neutralizar esse efeito.

Os carros dessa época foram capazes de tornar o limite de peso um problema menor em comparação aos modelos atuais, e, com frequência, era necessário colocar lastro para atingir o peso mínimo. Isso deu à Renault a chance de instalar seu amortecedor de massa - um peso em movimento livre suspenso dentro de um cilindro localizado no bico, que agiria em oposição às forças verticais aplicadas ao carro.

Os benefícios do dispositivo precisavam exceder os problemas que poderia causar devido ao peso adicional que estava sendo adicionado, especialmente porque uma de suas principais desvantagens era a localização: o lastro geralmente era colocado no ponto mais baixo possível do carro.

No entanto, testes feitos pela equipe confirmaram que era possível ter um ganho no tempo de volta e, com isso, foi colocado em produção.

A Renault descobriu imediatamente que o amortecedor não apenas ficaria bem acomodado no carro, como também permitiria que seus pilotos freassem com muito mais força, oferecendo uma pilotagem mais ideal e uma plataforma aerodinâmica mais estável.

Inicialmente, a equipe usou um peso de cerca de 10 kg, mas logo percebeu que isso poderia ser personalizado para cada circuito, com vários pesos usados para obter a melhor performance do carro. Posteriormente, também foi adicionado um amortecedor de massa na parte traseira do carro.

Renault R26 2006 exploded overview

Renault R26 2006 exploded overview

Photo by: Giorgio Piola

Durante essa era da F1, haviam dois fornecedores de pneus - Bridgestone e Michelin, com a Renault usando pneus do último. Esse foi mais um golpe de genialidade da Renault, que entendeu que os pneus da Michelin eram mais receptivos ao uso do amortecedor de massa, pois o bloco tendia a se mover mais quando movimentado.

Porém, isso não impediu as outras equipes a tentar obter ganhos similares. Enquanto a Renault foi a primeira, outros logo correram atrás. Na realidade, a maior parte do grid adotou a inovação, com vários graus de sucesso e modalidades e pesos ainda mais complexos e diferentes.

No final, a FIA usou seu regulamento que proibia todos "aparelhos de aerodinâmica móveis". Na justificativa, citou um aumento no desenvolvimento de aparelhos que não tinham mais o fornecimento de assistência mecânica como propósito principal, passando a serem usados para melhorar a aerodinâmica do carro.

GALERIA: Relembre os carros da Renault na F1

Galeria
Lista

1977: Renault RS01

1977: Renault RS01
1/22

Foto de: Sutton Motorsport Images

Piloto: Jean-Pierre Jabouille

1978: Renault RS01

1978: Renault RS01
2/22

Foto de: LAT Images

Piloto: Jean-Pierre Jaboullie

1979: Renault RS10

1979: Renault RS10
3/22

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rene Arnoux, Jean-Pierre Jabouille

1980: Renault RE20

1980: Renault RE20
4/22

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rene Arnoux, Jean-Pierre Jaboullie

1981: Renault RE30

1981: Renault RE30
5/22

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Rene Arnoux, Alain Prost

1982: Renault RE30

1982: Renault RE30
6/22

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rene Arnoux, Alain Prost

1983: Renault RE40

1983: Renault RE40
7/22

Foto de: LAT Images

Pilotos: Eddie Cheever, Alain Prost

1984: Renault RE50

1984: Renault RE50
8/22

Foto de: Jean-Philippe Legrand

Pilotos: Philippe Streiff, Patrick Tambay, Derek Warwick

1985: Renault RE60

1985: Renault RE60
9/22

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Francois Hesnault, Patrick Tambay, Derek Warwick

2002: Renault R202

2002: Renault R202
10/22

Foto de: Renault F1

Pilotos: Jenson Button, Jarno Trulli

2003: Renault R23

2003: Renault R23
11/22

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Jarno Trulli

2004: Renault R24

2004: Renault R24
12/22

Foto de: LAT Images

Pilotos: Fernando Alonso, Jarno Trulli, Jacques Villeneuve

2005: Renault R25

2005: Renault R25
13/22

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Giancarlo Fisichella

2006: Renault R26

2006: Renault R26
14/22

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Giancarlo Fisichella

2007: Renault R27

2007: Renault R27
15/22

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Giancarlo Fisichella, Heikki Kovalainen

2008: Renault R28

2008: Renault R28
16/22

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Nelsinho Piquet

2009: Renault R29

2009: Renault R29
17/22

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Nelsinho Piquet e Romain Grosjean

2016: Renault R.S.16

2016: Renault R.S.16
18/22

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Kevin Magnussen, Jolyon Palmer

2017: Renault R.S.17

2017: Renault R.S.17
19/22

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Nico Hülkenberg, Jolyon Palmer, Carlos Sainz Jr.

2018: Renault R.S.18

2018: Renault R.S.18
20/22

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Pilotos: Nico Hülkenberg, Carlos Sainz Jr.

2019: Renault R.S.19

2019: Renault R.S.19
21/22

Foto de: Dom Romney / Motorsport Images

Pilotos: Nico Hülkenberg, Daniel Ricciardo

2020: Renault R.S. 20

2020: Renault R.S. 20
22/22

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Pilotos: Daniel Ricciardo e Esteban Ocon

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Categoria Fórmula 1
Autor Matt Somerfield