F1: Documento revela possível motivo de demissão de Horner da Red Bull

Após 20 anos de parceria, britânico foi tirado de suas funções de chefe da equipe

Christian Horner, Red Bull Racing

Christian Horner, Red Bull Racing

Foto de: Red Bull Content Pool

A demissão repentina e com efeito imediato de Christian Horner da Red Bull pegou muitos de surpresa, principalmente porque não houve uma explicação ou motivação clara para o fim do 'casamento' entre o chefe de equipe. A situação não é algo comum, principalmente porque estamos apenas na metade da temporada de Fórmula 1.

Agora, a publicação de um novo documento na Áustria sobre a estrutura de propriedade da Red Bull GmbH mostrou que houve mudanças no alto escalão, o que pode ter afetado a posição de Horner.

Leia também:

Segundo informações do PlanetF1, no dia 31 de maio, foram apresentados documentos ao Tribunal Regional de Salzburgo que confirmaram a diminuição de 2% da participação da Yoovidhya. Essas ações foram transferidas para a Fides Trustees SA.

Essa venda significa que, pela primeira vez na história da Red Bull GmbH, a família Yoovidhya não é acionista majoritária e, agora, sua posse tem o mesmo valor do lado austríaco da equipe.

A equipe Red Bull foi fundada em 1984 pelo empresário Dietrich Mateschitz e pelo farmacêutico tailandês Chaleo Yoovidhya. Por esse motivo, a família Yoovidhya era tão importante na estrutura da equipe e tinha propriedade integral da Red Bull GmbH.

Os tailandeses tinham 51% das ações por meio da TC Agro Trading Company, registrada em Hong Kong, enquanto os Mateschitz controlam 49% da empresa pela Distribution & Marketing GmbH, na Áustria.

Em 2024, quando Horner foi acusado de assediar uma funcionária, acredita-se que o lado tailandês da equipe é que foi responsável por mantê-lo em seu posto. O apoio tem sido fundamental para que Christian não se sentisse ameaçado, até que as coisas mudaram de configuração.

Com a venda dos 2% da família Yoovidhya, Horner se viu encurralado pelo lado austríaco. A decisão para a demissão foi tomada bem rápido e pegou muitos de surpresa, mas tudo indica que já era um assunto amplamente discutido nos bastidores.

No momento, a família Yoovidhya controla 49% das ações da Red Bull Racing pela TC Agro Trading Company Ltd., enquanto a família Mateschitz também detém 49% com a Distribution & Marketing GmbH. Os outros 2% agora são pessoalmente controlados por Chalerm Yoovidhya com a Fides Trustess.

HULK brilha: SAUBER SURPRESA do ano? E Bortoleto? PIASTRI TREMEU vs LANDO? Hamilton e + | Ivan Bruno

Ouça a versão exclusivamente em áudio do Podcast Motorsport.com #342:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior Ex-pilotos da Red Bull, Nyck de Vries e Sébastien Bourdais analisam demissão de Horner e futuro da equipe na F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros