Recomendado para você

Em meio a questões financeiras, Prema "avalia diferentes soluções" para permanecer na Indy em 2026

Em meio a questões financeiras, Prema "avalia diferentes soluções" para permanecer na Indy em 2026

Indy
Indy
Indy October Testing
Em meio a questões financeiras, Prema "avalia diferentes soluções" para permanecer na Indy em 2026
Marcella Assumpção é selecionada para fase internacional do FIA Girls on Track Rising Star

Marcella Assumpção é selecionada para fase internacional do FIA Girls on Track Rising Star

Geral
Geral
Marcella Assumpção é selecionada para fase internacional do FIA Girls on Track Rising Star
F1 - Ralf Schumacher volta a atacar Stroll: "Deve encarar a realidade"

F1 - Ralf Schumacher volta a atacar Stroll: "Deve encarar a realidade"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Ralf Schumacher volta a atacar Stroll: "Deve encarar a realidade"
 EA Sports anuncia mudanças em jogo oficial da F1

EA Sports anuncia mudanças em jogo oficial da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
EA Sports anuncia mudanças em jogo oficial da F1
Lucas di Grassi lança projeto inovador de carro elétrico que promete ser mais eficiente que um F1 atual

Lucas di Grassi lança projeto inovador de carro elétrico que promete ser mais eficiente que um F1 atual

Geral
Geral
Lucas di Grassi lança projeto inovador de carro elétrico que promete ser mais eficiente que um F1 atual
F1 - Villeneuve detona Colapinto: "Não é mais do que um pagante"

F1 - Villeneuve detona Colapinto: "Não é mais do que um pagante"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Villeneuve detona Colapinto: "Não é mais do que um pagante"
Diogo Moreira é 21º em estreia na MotoGP com a LCR; Aprilia faz dobradinha no teste de Valência

Diogo Moreira é 21º em estreia na MotoGP com a LCR; Aprilia faz dobradinha no teste de Valência

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
Diogo Moreira é 21º em estreia na MotoGP com a LCR; Aprilia faz dobradinha no teste de Valência
Piloto de rally morre após acidente em trilha na Espanha

Piloto de rally morre após acidente em trilha na Espanha

Rally
Rally
Piloto de rally morre após acidente em trilha na Espanha
Últimas notícias

F1: Ferrari é contra ideia de congelamento dos motores da Red Bull

Equipe italiana teme que, ao igualar o desempenho dos motores, a F1 não se tornaria atraente para novas montadoras

Scuderia Ferrari logo

A Red Bull segue considerando suas opções para o fornecimento de motores a partir de 2022. E a opção preferida segue sendo assumir o trabalho da Honda e produzir seus próprios motores, mas só irá fazer isso com uma condição: congelar o desenvolvimento ao longo da temporada. Mas a equipe deve ter uma forte oposição na Fórmula 1: a Ferrari.

A opção, que já foi analisada por Christian Horner e Helmut Marko, tem essa defesa da marca austríaca para criar uma equalização de desempenho.

Leia também:

A equipe busca ao máximo seguir com o motor japonês nos próximos anos após uma melhora no desempenho deste ano, mas, como temem ficar para trás devido aos altos valores necessários para desenvolver a unidade de potência, defendem o congelamento dos componentes do início ao fim do ano.

Por outro lado, a Ferrari quer que os motores da F1 sigam sendo um componente de desempenho com foco na inovação, sendo transferido para o setor automotivo para atrair novos fabricantes.

Neste ano, com o impacto da Covid-19, a Ferrari teve atitudes responsáveis, aceitando restrições rigorosas às regras de desenvolvimento, que impediram a evolução dos carros de 2020 e 2021 para limitar custos e salvar as equipes em dificuldades financeiras devido à pandemia.

Mas a Scuderia não quer ir além das medidas já existentes para evitar distorcer o DNA da F1: os chefes da Red Bull invocam o nivelamento das unidades de potência, mas isso significaria gastos exorbitantes para não ter nenhuma vantagem.

Muitas categorias são monomotores, mas o mundo dos GPs não é a expressão de um único fabricante, especialmente porque não haveria argumentos válidos para convencer outras montadoras a se unir ao esporte.

Na verdade, o anúncio chocante da saída da Honda colocou a F1 em uma posição ruim, mas deve-se enfatizar que há uma distorção nos discursos: a montadora quer neutralizar suas emissões de carbono até 2050, sendo que o objetivo da F1 é 2030.

Os danos gerados à F1 são pesados e, por isso, não podem ser distorcidos para tornar a categoria uma "Indy Europeia", apesar das tentativas da Red Bull. Marko e Horner ameaçam sair da categoria se a Liberty Media não agir para equilibrar o desempenho do motor.

Por outro lado, a Ferrari, visando não apenas diminuir a lacuna criada pela Mercedes, espera que a inovação seja um dos temas introduzidos nos próximos motores e a F1 não pode se dar ao luxo de esperar até 2026 para mudar as regras.

É preciso encontrar chaves de pesquisa que impactem o produto, para que os custos de pesquisa não sejam voltados apenas para as vitórias no esporte, mas que também possam contribuir para uma corrida automotiva livre de carbono com soluções experimentais.

E assim a equipe italiana se coloca na oposição da Red Bull: Maranello gostaria de antecipar a introdução de motores que usam combustíveis sustentáveis até 2023.

Fala-se de uma gasolina sintética, que não é derivada de petróleo, ou biocombustíveis. Esses são temas de desenvolvimento vistos como interessantes, mas com abordagens e soluções totalmente diferentes e com importantes implicações aos motores.

Não apenas isso, mas será preciso definir em quais unidades de potência focar no futuro, talvez aproveitando ao máximo a parte elétrica e um pouco menos a endotérmica, tentando reduzir custos.

É possível que haja uma reunião em Portimão para discutir esse tema espinhoso sobre o futuro da F1. Mesmo que ainda não esteja no cargo, o futuro CEO da F1, Stefano Domenicali, deve acompanhar a reunião porque terá que assumir esse debate logo.

Parece evidente que Ferrari e Red Bull não chegarão a um acordo. Se a filosofia da Ferrari for aceita, a marca austríaca terá que desistir da ideia de seguir com os motores Honda, tendo que voltar a colaborar com Renault ou Ferrari, já que a Mercedes falou não à possibilidade.

Nova parceria com ThePlayer.com, a melhor opção para apostas e diversão no Brasil

Registre-se gratuitamente no ThePlayer.com e acompanhe tudo sobre Fórmula 1 e outros esportes! Você confere o melhor conteúdo sobre o mundo das apostas e fica por dentro das dicas que vão te render muita diversão e também promoções exclusivas. Venha com a gente!

VÍDEO: As 5 maiores tretas entre campeões da F1

PODCAST: Recordes de Hamilton e Schumacher são comparáveis?

 

Artigo anterior ANÁLISE: Nurburgring tornou os GPs de dois dias algo inevitável para o futuro da F1?
Próximo artigo ANÁLISE: Entenda como está o mercado de pilotos da F1 para 2021

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros