Recomendado para você

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2
Moto2
Mandalika
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

F3
F3
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Las Vegas II
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir
Últimas notícias

F1: Ferrari planeja 'cartada' contra Mercedes e Honda por 'complô' nas regras de motores de 2024; entenda

A Alpine também pode ser prejudicada neste ano com o novo regulamento de unidades de potência; Motorsport.com explica

Detalhes técnicos da Ferrari SF-23

A temporada 2024 da Fórmula 1 nem começou, mas, nos bastidores, uma mudança no regulamento deste ano causou tensão no âmbito dos motores entre a Ferrari e suas rivais Mercedes e Honda.

O calendário da F1 2024 tem 24 etapas, duas a mais que em 2023, mas, para o novo campeonato, as equipes poderão usar somente três unidades de potência, uma a menos que na última temporada.

O editor recomenda:

A mudança foi ratificada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), mas, de acordo com fontes do paddock, a alteração teria acontecido após pressão de Mercedes e Honda, cujos motores são mais confiáveis que as de Maranello.

A ideia seria 'prejudicar' a Ferrari. Explica-se: em 2023, a 'vida útil' de cada unidade de potência vermelha foi de aproximadamente 6000 km, equivalente a algo em torno de 6 GPs. Para 2024, em tese cada conjunto motriz terá de durar 8 GPs, ou seja, mais ou menos 7500 km.

Nesse sentido, a Alpine também é uma montadora 'prejudicada'. Mas a responsabilidade de Mercedes/Honda ou da FIA? É verdade que os regulamentos redigidos há três anos pressupunham apenas 3 unidades para 2024, mas a motivação para isso era limitar os gastos antes da introdução das novas regras de motores em 2026, dando margem para as fabricantes fazerem pesquisas em prol do novo conjunto motriz.

A Alpine também pode ser prejudicada neste ano com o novo regulamento de unidades de potência; Motorsport.com explicaEntão, tendo isso em vista, fontes argumentam que seria mais correto manter quatro unidades para 2024, após os players do grid finalmente terem encontrado o equilíbrio na gestão dos motores em 2023. Assim, todos estariam em condições justas e poderiam focar em 2026.

Enrico Gualtieri, capo dei motoristi Ferrari, con Roberto Boccafogli, responsabile della comunicazione della Scuderia

Foto de: Franco Nugnes

Enrico Gualtieri, chefe de motores da Ferrari, com Roberto Boccafogli, chefe de comunicações da Scuderia

De todo modo, a mudança foi adiante e agora a Ferrari estuda uma estratégia para dar uma 'cartada' nos adversários: planejar, já de antemão, a temporada 2024 pressupondo a utilização de 4 conjuntos motrizes, 'aceitando' desde já pelo menos uma punição de grid pesada para cada piloto. Para compensar esse 'déficit', em vez de administrar os motores, como planejam os rivais, a Scuderia deve explorar ao máximo a potência de cada unidade, levando-a aos seus limites.

Entretanto, no paddock, há também quem veja essa 'manobra contra a Ferrari' por parte de Mercedes e Honda com foco, na verdade, em 2026: isso porque o futuro conjunto vermelho parece ter 'nascido bem' de acordo com os primeiros testes de bancada. Se essa informação de fato proceder, Mercedes/Honda podem pensar que, forçando apenas 3 motores em 2024, os engenheiros de Maranello percam um tempo precioso que poderia servir para o projeto de 2026.

De qualquer forma, algo fundamental será a vida útil que cada unidade nº 1 conseguirá atingir: é possível que o primeiro conjunto seja usado nos primeiros cinco finais de semana e, depois, ele se torne o motor a ser usado apenas nos treinos livres, com mapeamentos decididamente menos extremo, a fim de prolongar a vida útil. Nesse momento, ficará claro como será a temporada, já que as unidades são 'idênticos' às de 2023. Qual estratégia será a vencedora na F1 2024?

DRUGOVICH e BORTOLETO na mesma equipe de F1? Brasileiros falam sobre 2024 e ALÉM na ASTON e McLAREN

Podcast #263 – Max mais incomodado? Briga pela P2 acirrada? O que esperar da F1 2024?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: AlphaTauri se aproxima da Red Bull e muda sede de aerodinâmica para Milton Keynes
Próximo artigo F1: Albon deseja sair, mas Williams já negou propostas de duas equipes, diz site

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros