Fórmula 1 GP de Miami

F1: FIA encurta duas zonas de DRS para GP de Miami

Mesmo após críticas dos pilotos após GP do Azerbaijão, áreas de ativação de dispositivo para ultrapassagens sofrem nova redução

Qatar Airways trackside branding

A FIA anunciou as mudanças de DRS implementadas para o GP de Miami de Fórmula 1 neste fim de semana, com duas das três zonas de DRS encurtadas em relação a 2022.

Conforme relatado antes da temporada, as primeiras cinco corridas de 2023 veriam mudanças nas zonas DRS, extensões ou reduções, a fim de equilibrar melhor as ultrapassagens.

Leia também:

Em Miami, as duas primeiras das três zonas DRS tiveram seus pontos de ativação movidos para frente.

O primeiro ponto de ativação do DRS, a caminho da curva 11, foi colocado de 30m após a curva 9 para 105m após a curva, reduzindo a zona de DRS em 75 metros.

A segunda zona DRS na reta posterior também foi encurtada em 75 metros e agora começa 525m após a curva 16, em vez de 450m.

A zona DRS final na reta curta de largada/chegada, que teve um efeito insignificante nas ultrapassagens, foi intocada.

Os ajustes são feitos circuito a circuito e, portanto, não estão relacionados à redução do DRS no GP do Azerbaijão do último fim de semana, em que a zona de DRS da reta principal foi encurtada em 100 metros.

Mas após um GP de Miami bastante criticado no ano passado, as zonas encurtadas provavelmente levantarão as sobrancelhas.

No domingo, o Circuito da Cidade de Baku produziu uma corrida morna na qual as ultrapassagens se mostraram quase impossíveis, e vários pilotos questionaram por que a zona DRS foi reduzida quando as ultrapassagens em 2023 acabaram sendo mais difíceis do que no ano anterior devido ao downforce extra que as equipes adicionaram aos seus carros.

Esteban Ocon, Alpine A523, leads Nico Hulkenberg, Haas VF-23

Esteban Ocon, Alpine A523, leads Nico Hulkenberg, Haas VF-23

Photo by: Mark Sutton

Depois de não conseguir ultrapassar os rivais em Baku, Lewis Hamilton, da Mercedes, disse: "Eles encurtaram o DRS este ano na reta, não sei bem por que fizeram isso. Sempre tivemos ótimas corridas onde o DRS estava.

"Quando você ligava o DRS, já era tarde demais. Houve muitas ultrapassagens hoje? Bem, aí está."

Quando o piloto da McLaren, Lando Norris, foi questionado se a zona DRS mais curta de Baku fazia sentido, o britânico acrescentou: "Não, nenhum. Todos os pilotos questionaram isso no briefing."

O Autódromo Internacional de Miami, que circunda o Hard Rock Stadium do Miami Dolphins, também foi totalmente repavimentado para este ano.

Sua superfície original recebeu críticas dos pilotos no ano passado e foi considerada um fator para a falta de ação durante a corrida.

Além disso, a curva 15 recebeu um pequeno ajuste no layout, e as áreas de escape nas curvas 1, 4, 7 e 11 foram reduzidas e as barreiras realinhadas. Os muros também foram ajustados entre as curvas 13 e 14.

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #228 - Reclamações de Verstappen em Baku mostram que bicampeão 'sentiu o golpe'?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

In this article
Filip Cleeren
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Verstappen e Pérez alertam que ultrapassagens ficarão ainda mais difíceis na F1
Próximo artigo Star Wars: relembre quando saga invadiu F1 com Red Bull, chocando a categoria

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros