F1: FIA revela "problemas de processo" em investigação sobre incidente com trator no GP do Japão

Federação se compromete em divulgar resultados da investigação nos próximos dias

The car of Carlos Sainz, Ferrari F1-75, is recovered with a truck

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

A FIA anunciou na última quarta-feira (20) que completou sua investigação sobre o momento e o uso de veículos de recuperação no GP do Japão de Fórmula 1, revelando que a culpa está em "problemas de processo".

Logo após a batida de Carlos Sainz na volta de abertura da corrida de Suzuka, os fiscais enviaram um trator para a pista para recuperar a Ferrari. Com as memórias frescas do GP do Japão de 2014, com o acidente que vitimou Jules Bianchi, a FIA foi duramente criticada pelo paddock.

Leia também:

Vários pilotos expressaram sua preocupação com a presença do trator na pista enquanto eles andavam atrás do safety car em uma pista muito molhada, enquanto Pierre Gasly, que passou pelo local bem mais rápido do que deveria após uma parada, ficou furioso com a situação.

Após a reunião do Conselho Mundial em Londres, a FIA revelou que fez uma análise completa sobre o que aconteceu em Suzuka.

"Problemas de processo foram identificados e serão corrigidos a curto e médio prazo. Essas descobertas serão divulgadas nos próximos dias".

Um dos aspectos-chave da investigação deve girar em torno dos fiscais agirem de forma unilateral com a entrada do trator na pista, ou se houve autorização prévia da direção de prova.

O Artigo 2.6.1 do Apêndice H do Código Desportivo Internacional da FIA fiz: "Nenhum fiscal ou veículo pode entrar no perímetro do circuito sem a permissão da direção de prova".

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura durante nossos programas. Não perca!

Podcast Motorsport.com #200 - F1 virá 'vidraça': é preciso um 'choque de realidade'?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Após caos de Monza, FIA esclarece regras sobre punições de grid
Próximo artigo Haas anuncia novo patrocinador máster para temporada 2023 da F1

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil