Recomendado para você

Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto

Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto
Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador

Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador
MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'

MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'

MotoGP
MotoGP
MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'
F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026

F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026
Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual

Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual
Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1

Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1
F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes

F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes
F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari
Últimas notícias

Fim do "modo festa" visa evitar ganho de desempenho 'travestido' por confiabilidade

Federação Internacional de Automobilismo explicou a novidade da F1 em Monza

Mechanics clear the grid as Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11 EQ Performance, Max Verstappen, Red Bull Racing RB16, Sergio Perez, Racing Point RP20, Lance Stroll, Racing Point RP20, Carlos Sainz Jr., McLaren MCL35, prepare to start the formation lap

A partir do GP da Itália, a Fórmula 1 vai proibir a utilização do ‘modo festa’ nos treinos de classificação. Assim, a potência liberada nos motores durante as sessões qualificatórias será reduzida, o que deve diminuir a grande vantagem da Mercedes nos sábados.

Entretanto, o motivo para tal restrição é outro: evitar que as montadoras ganhem desempenho nas unidades de potência sob a alegação de que eventuais novidades se devem à necessidade de melhorias na confiabilidade.

Leia também:

É o que a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) explicou na diretriz técnica emitida para esclarecer a proibição do ‘modo festa’. Segundo o órgão, as montadoras estão usando autorizações para melhoria de confiabilidade para 'bombar' o motor para a classificação.

De acordo com o documento da FIA, as necessidades de melhorias de confiabilidade apontadas pelas fabricantes se devem ao grande estresse das unidades de potência causado pelo ritmo de classificação, e não ao desgaste padrão dos motores verificado nas corridas.

"Acreditamos que, em muitos casos, os tais problemas de confiabilidade são consequências inevitáveis da utilização do motor fora de seus limites operacionais confiáveis em alguns momentos de um evento”, explicou a FIA.

“Tais solicitações relativas à confiabilidade são, na realidade, uma maneira indireta de permitir que mais modos de alto desempenho sejam usados durante a vida útil de uma unidade de potência”.

"Em muitos casos, é virtualmente impossível para a FIA se certificar de que todas as solicitações de alteração nos motores são exclusivamente para os fins permitidos pelos regulamentos e não têm efeito sobre o desempenho.”

Verstappen 'aniquila' como Senna e Schumacher, diz Button: “Adoraria vê-lo enfrentar Hamilton”

PODCAST Motorsport.com debate qual seria o calendário ideal da Fórmula 1; ouça

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior Equipe do WEC afirma ter interesse em Sebastian Vettel: "Se quiser, teremos um assento para ele"
Próximo artigo ANÁLISE: Por que a TV não consegue mostrar que carros da F1 atual são mais rápidos que o da geração de Senna

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros