F1 - Hakkinen sai em defesa de Masi: "Seria pior se o Mundial acabasse com o safety car"

Bicampeão ainda elogiou a temporada histórica de Hamilton e Verstappen

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B, 1st position, passes his cheering team on the pit wall

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B, 1st position, passes his cheering team on the pit wall

Jerry Andre / Motorsport Images

Apesar da polêmica que surgiu desde então, o bicampeão da Fórmula 1, Mika Hakkinen, saiu em defesa da direção de prova, afirmando que seria inconcebível que a temporada 2021 terminasse sob o safety car no GP de Abu Dhabi.

O finlandês não se equivoca quando menciona a final do último domingo: "Falaremos disso por muito tempo!". Ele disse ainda que "não podia acreditar" no que havia acontecido em Yas Marina, com a vitória de Max Verstappen, que conquistou o título em cima de Lewis Hamilton.

Leia também:

"Os dois pareciam totalmente surpresos, até mesmo suas palavras após a corrida foram estupendas. São perfeitos embaixadores da F1", disse Hakkinen em sua coluna para o site de apostas Unibet.

Mesmo assim, a opinião do finlandês sobre o controverso cenário apresentado durante o safety care a forma como a prova foi reiniciada é direta. Apesar das fortes reações que este final provocou,  incluindo os protestos apresentados pela Mercedes, Hakkinen considera que Michael Masi acertou.

"Michael Masi acertou em acelerar a saída do safety car, deixando que os carros entre Max e Lewis ultrapassassem, reiniciando a prova para uma volta? Acredito que teria sido muito pior se o Mundial acabasse com o safety car".

"A decisão do diretor de prova, apoiada por quatro comissários, é baseada em sua compreensão do regulamento, incluindo sua responsabilidade de dizer quando que o safety car entra novamente nos pits. Equilibrar as decisões entre a segurança e a promoção da corrida é a tarefa mais difícil de um diretor de provas".

"Se você olhar o resultado, em termos de segurança e promoção da corrida, Michael fez seu trabalho. Se a Mercedes decide impugnar o resultado e o campeonato mundial de pilotos, se examinarem em detalhes as decisões tomadas e como o regulamento foi aplicado, não acredito que os resultados mudarão".

Com a conclusão à favor da Red Bull, Hakkinen tratou de elogiar o nível mostrado por Verstappen e Hamilton ao longo da temporada histórica, chegando à última etapa empatados.

"Foi a batalha mais próxima possível, uma temporada que parecia a favor da Red Bull até que Lewis voltou com força para o final. Suas vitórias no Brasil, Catar e Arábia Saudita mostram porque é uma estrela".

RETA FINAL: Hamilton vê vitória de Verstappen manipulada e Mercedes pode desistir de apelo

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #151: Hamilton x Verstappen é a maior decisão da história da F1?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: Conheça as soluções de baixo downforce usadas por Mercedes e Red Bull em Abu Dhabi
Próximo artigo F1: Brundle acredita que seria justo que Verstappen e Hamilton dividissem título de 2021

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil