Relato de classificação

F1: Hamilton crava 99ª pole da carreira e larga na frente em Ímola

Segunda etapa da temporada 2021 promete mais um capítulo do embate entre Lewis Hamilton e Max Verstappen

Lewis Hamilton, Mercedes W12

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

A Fórmula 1 definiu neste sábado o grid de largada para o GP da Emilia Romagna, segunda etapa da temporada 2021. E em uma sessão muito movimentada no autódromo de Ímola, marcada por uma forte batida de Yuki Tsunoda, a pole position ficou com Lewis Hamilton, tendo Sergio Pérez ao seu lado na primeira fila.

Enquanto a Mercedes deu as cartas na sexta-feira, com Valtteri Bottas liderando os dois treinos livres, a manhã do sábado foi de Max Verstappen, que voou com a Red Bull no TL3, marcando o melhor tempo do final de semana até então, 01min14s958.

Leia também:

Yuki Tsunoda, AlphaTauri AT02

Yuki Tsunoda, AlphaTauri AT02

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

Q1

Poucos pilotos foram à pista assim que começou a contagem regressiva de 18 minutos, com a dupla da Haas marcando as primeiras voltas da sessão. Mas o Q1 foi paralisado com 12 minutos para o fim devido a uma forte batida de Yuki Tsunoda, que destruiu a traseira de sua AlphaTauri.

 

A sessão foi retomada minutos depois e todo o grid rapidamente foi à pista para marcar seu tempo. E os limites de pista voltaram a ser o centro dos debates durante o Q1, com diversas voltas sendo canceladas pela direção de prova, que parece ter uma cobrança mais rígida neste final de semana após a polêmica causada no GP do Bahrein.

No final, Bottas terminou o Q1 na ponta, com 01min14s672, 0s283 a frente de Hamilton e com Norris em terceiro. Verstappen foi o quarto, a quase meio segundo do tempo do finlandês. Foram eliminados nessa primeira parte da classificação, em ordem de largada: Raikkonen, Giovinazzi, Schumacher, Mazepin e Tsunoda.

 
Sergio Perez, Red Bull Racing RB16B

Sergio Perez, Red Bull Racing RB16B

Photo by: Charles Coates / Motorsport Images

Q2

Diferente do Q1, os ponteiros não perderam tempo e rapidamente foram à pista assim que começou a regressiva de 15 minutos. Após a primeira rodada de voltas, Hamilton ocupava a ponta, com 01min14s817, feio de pneus médios, seguido de Verstappen, a 0s067 e Bottas a 0s281, todos de médio.

No final, deu Sergio Pérez na ponta do Q2, com 01min14s716, feito de pneu macio, 0s002 a frente de Norris, com Leclerc a menos de um décimo também. Hamilton, Verstappen e Bottas, que não fizeram novos tempos na metade final, foram quarto, quinto e sexto e largam de médios amanhã.

Foram eliminados Sainz, Russell, Vettel, Latifi e Alonso.

 

Q3

Ninguém perdeu tempo e rapidamente todos os dez pilotos saíram fazer suas primeiras voltas. Após a rodada inicial de tempos, Lewis Hamilton ocupava a ponta, com 01min14s411, 0s091 a frente de Verstappen, enquanto Pérez era o terceiro, a 0s254, enquanto Bottas era apenas o sétimo, a quase seis décimos de distância.

A batalha durou até os segundos finais da classificação mas, no final, foi Lewis Hamilton que garantiu sua 99ª pole position da carreira com seu 01min14s411. Sergio Pérez superou Verstappen no final para conquistar o segundo lugar. Completaram o top 10: Leclerc, Gasly, Ricciardo, Norris, Bottas, Ocon e Stroll.

A F1 volta à pista de Ímola no domingo para o GP da Emilia Romagna, marcado para 10h, horário de Brasília e você acompanha a transmissão pela Band ou pelo Bandsports. E assim que acabar a corrida, tem mais um Pódio ao vivo no canal do Motorsport.com no YouTube, com uma análise completa da etapa. Não perca!

Todas as notícias sobre o GP da Emilia Romagna de F1 você acompanha no Motorsport.com e em nosso canal no YouTube. Fique por dentro de todas as novidades e análises, além de conferir nossos programas e vídeos!

Cla # Piloto Chassi Motor Tempo Diferença km/h
1 44 United Kingdom Lewis Hamilton Mercedes Mercedes 1'14.411   237.497
2 11 Mexico Sergio Perez Red Bull Honda 1'14.446 0.035 237.385
3 33 Netherlands Max Verstappen Red Bull Honda 1'14.498 0.087 237.219
4 16 Monaco Charles Leclerc Ferrari Ferrari 1'14.740 0.329 236.451
5 10 France Pierre Gasly AlphaTauri Honda 1'14.790 0.379 236.293
6 3 Australia Daniel Ricciardo McLaren Mercedes 1'14.826 0.415 236.179
7 4 United Kingdom Lando Norris McLaren Mercedes 1'14.875 0.464 236.025
8 77 Finland Valtteri Bottas Mercedes Mercedes 1'14.898 0.487 235.952
9 31 France Esteban Ocon Alpine Renault 1'15.210 0.799 234.974
10 18 Canada Lance Stroll Aston Martin Mercedes      
11 55 Spain Carlos Sainz Jr. Ferrari Ferrari 1'15.199 0.788 235.008
12 63 United Kingdom George Russell Williams Mercedes 1'15.261 0.850 234.814
13 5 Germany Sebastian Vettel Aston Martin Mercedes 1'15.394 0.983 234.400
14 6 Canada Nicholas Latifi Williams Mercedes 1'15.593 1.182 233.783
15 14 Spain Fernando Alonso Alpine Renault 1'15.593 1.182 233.783
16 7 Finland Kimi Raikkonen Alfa Romeo Ferrari 1'15.974 1.563 232.611
17 99 Italy Antonio Giovinazzi Alfa Romeo Ferrari 1'16.122 1.711 232.158
18 47 Germany Mick Schumacher Haas Ferrari 1'16.279 1.868 231.681
19 9 Russian Federation Nikita Mazepin Haas Ferrari 1'16.797 2.386 230.118
20 22 Japan Yuki Tsunoda AlphaTauri Honda    

Q4 AO VIVO: Destaques da classificação para o GP da Emilia Romagna de F1, em Ímola

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: TELEMETRIA: A verdade sobre motor Honda e tudo sobre o GP da F1 em Ímola

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Alpine revela que carro foi prejudicado por problema no túnel de vento
Próximo artigo PLACAR F1: Pérez empata com Verstappen após Ímola; veja as batalhas internas das equipes

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil