Recomendado para você

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max
ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026

ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026
F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda

F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda
F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão

F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão
F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"

F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"
F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento

F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento

Hamilton perderá 10 posições no grid de Abu Dhabi caso receba mais uma reprimenda; saiba o porquê

Heptacampeão foi advertido pela segunda vez no ano após fechar Mazepin no TL3 de Jeddah; regulamento prevê punição com três avisos

Lewis Hamilton, Mercedes, 1st position, arrives on the podium

Durante o terceiro treino livre do GP da Arábia Saudita de Fórmula 1, Lewis Hamilton fechou, sem intenção, Nikita Mazepin enquanto fazia uma volta lenta na Curva 8 da pista de Jeddah. Por estar em um ponto cego, o russo teve que desviar rapidamente para evitar um acidente mais forte entre os dois. Como resultado, o britânico levou uma advertência.

Apesar de ser uma punição mais leve, ela pode causar problemas para o heptacampeão na etapa decisiva de Abu Dhabi, pois caso receba outra reprimenda relacionada a infrações de condução, e a terceira em 2021, será penalizado em dez posições no grid de largada.

Leia também:

A primeira advertência de Hamilton foi no GP do México, onde ele fez uma manobra arriscada de volta à pista, como citado no documento divulgado na época: "O carro 44 saiu do traçado no lado esquerdo entre as curvas 1 e 2 e voltou entre a 2 e 3, em vez de retornar pilotando para o lado esquerdo do bollard na Curva 3."

A segunda, que foi o já citado bloqueio em Mazepin, também foi confirmada pela FIA: "O piloto recebeu um aviso de dez segundos de que o carro 9 se aproximava quando ele estava na Curva 2. Devido a uma falha de comunicação, ele não recebeu outro alerta até que o veículo estivesse ao seu lado. É responsabilidade do motorista evitar obstáculos, para este circuito, ele depende da equipe para se comunicar de forma eficiente. Isto não aconteceu neste caso."

Além da reprimenda, a Mercedes também recebeu uma multa de 25 mil euros (cerca de R$ 160 mil reais) por ter tido influência no incidente.

O regulamento da F1 diz que, na terceira advertência de um piloto, e caso as duas primeiras sejam por infrações de pilotagem, ele receberá uma punição de dez posições na corrida. Caso o limite seja estourado durante a prova, a penalidade é aplicada na seguinte.

"Qualquer piloto que receber três reprimendas no mesmo campeonato irá, mediante imposição da terceira, pagar uma pena de dez lugares no grid naquele evento", indica o livro de regras da categoria.

"Após um incidente durante uma corrida, a punição de dez colocações será aplicada no próximo evento do piloto. A penalidade de dez lugares só será imposta se pelo menos duas das advertências forem impostas por uma infração de condução."

Como o GP de Abu Dhabi é o último da temporada e as reprimendas só contam para o ano atual, Hamilton não poderia ser castigado no GP do Bahrein de 2022 caso receba uma chamada na prova principal em Yas Marina.

F1 2021: VERSTAPPEN e HAMILTON travam GUERRA na Arábia Saudita e chegam EMPATADOS para decisão | PÓDIO

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #149: Frank Williams é o maior personagem da F1 fora das pistas?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior GP de Abu Dhabi de F1: Horários, previsão do tempo e como acompanhar a grande final entre Hamilton e Verstappen
Próximo artigo F1: Norris detona regra "estúpida" de troca de pneus sob bandeira vermelha

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros