F1 impõe limites para asas 'T' e barbatanas em 2018
Grupo de Estratégia entrou em acordo para impor "limites restritos" às asas 'T' e às barbatanas nos carros da temporada 2018 da F1











A reunião do Grupo de Estratégia da Fórmula 1 realizada nesta terça-feira (25) teve outra decisão importante para a categoria além da decisão pelo 'Escudo' em detrimento do Halo. A categoria decidiu impor limites às asas 'T', introduzidas nesta temporada, e às barbatanas, que retornaram como consequência do novo regulamento.
Os dois designs não agradaram e não se tornaram populares. Além disso, a asa 'T' da Mercedes ficou em evidência após falhas na pista - uma delas gerou danos ao assoalho de Max Verstappen no Bahrein depois que o holandês passou por cima da peça.
Leia também:
O comunicado divulgado após a reunião do Grupo de Estratégia informou que as mudanças serão apresentadas ao Conselho Mundial da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para aprovação.
“Mudanças na carenagem que cobre o motor foram feitas, então os designs que incorporam a asa 'T' e a barbatana terão limites estritos."
Outra mudança que será proposta ao Conselho Mundial será o uso de largadas paradas após uma bandeira vermelha, em vez da atual fila indiana atrás do Safety Car.
Uma novidade de curto prazo é que no GP da Espanha, no próximo mês, "o regulamento esportivo será reforçado para garantir que os números e nomes dos pilotos fiquem claramente visíveis"
A Pirelli também foi autorizada a desenvolver os pneus de chuva para 2018 utilizando especificações prévias dos carros e as dimensões antigas das rodas.
Embora nem todas as equipes integrem o Grupo de Estratégia, as que não estão envolvidas são agora convidadas às reuniões, uma decisão que visa "demostrar o comprometimento efetivo tanto da FIA quanto da detentora dos direitos comercias para ampliar a transparência no esporte."
A reunião desta terça foi a primeira do Grupo de Estratégia a contar com o novo CEO da F1, Chase Carey.

Sauber e Ferrari se aproximam de divórcio; veja histórico
Mercedes pode ajudar Honda na melhora de seus motores
