Recomendado para você

F1: Renovação de Colapinto para 2026 deve ser anunciada em breve; veja quando

F1: Renovação de Colapinto para 2026 deve ser anunciada em breve; veja quando

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Renovação de Colapinto para 2026 deve ser anunciada em breve; veja quando
MotoGP: Martín continua afastado e não estará no GP de Portugal

MotoGP: Martín continua afastado e não estará no GP de Portugal

MotoGP
MotoGP
GP de Portugal
MotoGP: Martín continua afastado e não estará no GP de Portugal
Pilotos da MotoGP criticam decisão de manter corrida após grave acidente na Moto3

Pilotos da MotoGP criticam decisão de manter corrida após grave acidente na Moto3

MotoGP
MotoGP
GP da Malásia
Pilotos da MotoGP criticam decisão de manter corrida após grave acidente na Moto3
F1: Como Piastri evoluiu durante o fim de semana do GP do México

F1: Como Piastri evoluiu durante o fim de semana do GP do México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Como Piastri evoluiu durante o fim de semana do GP do México
Di Grassi é 13º e Drugovich é 19º no primeiro dia de pré-temporada da Fórmula E em Valência; Wehrlein lidera

Di Grassi é 13º e Drugovich é 19º no primeiro dia de pré-temporada da Fórmula E em Valência; Wehrlein lidera

Fórmula E
Fórmula E
Di Grassi é 13º e Drugovich é 19º no primeiro dia de pré-temporada da Fórmula E em Valência; Wehrlein lidera
F1: Russell detalha cláusula contratual que pode protegê-lo da ameaça de Verstappen

F1: Russell detalha cláusula contratual que pode protegê-lo da ameaça de Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Russell detalha cláusula contratual que pode protegê-lo da ameaça de Verstappen
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa do Velocitta, válida pela Special Edition 2025

NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa do Velocitta, válida pela Special Edition 2025

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa do Velocitta, válida pela Special Edition 2025
Motorsport.com transmite as grandes finais da NASCAR Cup, Xfinity e Truck em Phoenix: veja horários e como assistir

Motorsport.com transmite as grandes finais da NASCAR Cup, Xfinity e Truck em Phoenix: veja horários e como assistir

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Phoenix II
Motorsport.com transmite as grandes finais da NASCAR Cup, Xfinity e Truck em Phoenix: veja horários e como assistir

F1: Leclerc muda tom após críticas e revela problemas no chassi no GP da Hungria

Monegasco fez balanço de sua performance na etapa do Hungaroring, onde terminou na quarta posição

Charles Leclerc, Ferrari

Após a conclusão do GP da Hungria de Fórmula 1, Charles Leclerc mudou o tom crítico que teve com a Ferrari durante a prova, comentando que seu carro teve um problema no chassi que o tirou da briga pela vitória, com este sendo revelado a ele apenas após a bandeira quadriculada.

Leia também:

Leclerc superou por pouco os pilotos da McLaren , Oscar Piastri e Lando Norris, bem como George Russell, da Mercedes, pela pole position no GP da Hungria; ele liderou 28 das 39 voltas iniciais da corrida no Hungaroring, cedendo apenas temporariamente o primeiro lugar para Norris, eventual vencedor da corrida.

No entanto, ao ser pressionado por Piastri na 40ª volta, o piloto da Ferrari perdeu o ritmo repentinamente, a ponto de perder 37 segundos para o australiano nas últimas 30 voltas da corrida.

"Isso é incrivelmente frustrante", reclamou Leclerc pelo rádio da equipe. "Perdemos toda a competitividade. Vocês só precisavam me ouvir. Eu teria encontrado uma maneira diferente de gerenciar esses problemas. Agora é simplesmente impossível dirigir. Impossível de dirigir. Será um milagre se terminarmos no pódio".

O monegasco evitou, repetida e cuidadosamente, dar qualquer informação significativa sobre seus problemas técnicos no rádio, tentando preservar os segredos da equipe, mesmo quando perdeu a paciência. No entanto, ao falar após a corrida, ele admitiu ter interpretado mal a situação e admitiu que não havia necessidade de repreender os engenheiros da Scuderia.

"Preciso retirar as palavras que disse no rádio, porque achei que o problema estava vindo de uma coisa, mas depois tive muito mais detalhes desde que saí do carro", disse Leclerc. "Na verdade, foi um problema no chassi e não havia nada que pudéssemos ter feito de diferente".

Charles Leclerc, Ferrari

Charles Leclerc, Ferrari

Foto de: Guido De Bortoli

"Comecei a sentir o problema na volta 40 ou algo assim, e depois foi piorando, volta após volta após volta, e no final estávamos dois segundos fora do ritmo. E o carro estava simplesmente impossível de dirigir. É uma situação atípica. Não deve acontecer de novo, mas ainda estou muito decepcionado".

"Tivemos uma oportunidade este ano de vencer uma corrida, que acho que foi neste fim de semana. O primeiro stint foi perfeito, as primeiras voltas do segundo stint também foram muito boas, e acho que estávamos no ritmo para tentar vencer a corrida. O último foi um desastre quando comecei a ter aquele problema com o chassi".

Leclerc continuou explicando: "Não fui muito consistente, basicamente a cada curva estava fazendo algo diferente."

A Ferrari ainda não venceu um GP em 2025, e seu único segundo lugar até agora foi em Mônaco. O fato de Leclerc ter lutado pela vitória em Hungaroring - que é a segunda pista mais lenta do calendário depois de Monte-Carlo - não lhe dá muita esperança para o restante da campanha contra os carros dominantes da McLaren, que "mesmo hoje eram muito, muito rápidos".

"O que me deu esperança de vencer foi o fato de estarmos largando em primeiro lugar e, com o ar sujo, é difícil ultrapassar. Acho que Oscar provavelmente tinha um pouco mais de ritmo do que eu, mas não conseguiu ultrapassar", acrescentou Leclerc.

"Acho que não estamos indo para a segunda metade da temporada pensando que podemos vencer em qualquer lugar, e é isso que torna a frustração ainda maior, porque sabíamos que essa era uma oportunidade provavelmente ao longo da temporada e tínhamos que aproveitá-la, mas infelizmente com esse problema não pudemos fazer muito".

Charles Leclerc, Ferrari

Charles Leclerc, Ferrari

Foto de: Mark Thompson / Getty Images

O colapso de Leclerc foi agravado por uma penalidade de cinco segundos por pilotagem errática depois que ele se moveu durante a frenagem ao defender a posição contra Russell. O piloto da Ferrari questionou a penalidade, mas também não ficou indignado, embora tenha criticado a atitude de seu colega de Mercedes pelo rádio.

"Eu sabia que estava no limite, não tenho muita opinião sobre isso", disse ele. "Senti que me movi antes de frear, e então freei, obviamente inclinando meu carro em direção à trajetória ideal [da curva], que é o que normalmente faço. Mas posso imaginar George falando bastante no rádio, normalmente é o que acontece".

Mesmo assim, Leclerc marcou 12 pontos, o que o mantém a 21 do quarto colocado Russell no Mundial, com Max Verstappen apenas 15 à frente. Enquanto isso, a Ferrari, atual vice-líder no Mundial de Construtores, perdeu quatro tentos para sua concorrente mais próxima, a Mercedes, mas ainda tem 24 de vantagem.

RAFA CÂMARA CAMPEÃO DA F3! Piloto Ferrari, brasileiro tem carreira METEÓRICA. F2 vem aí? Veja DEBATE

Ouça a versão áudio do Podcast Motorsport.com: 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Hamilton comenta sugestão de “troca de pilotos” e revela que 'bastidor não está bom'
Próximo artigo F1: Norris comenta "resultado perfeito" e Piastri admite 'escolha errada' na Hungria

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros