Recomendado para você

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

F3
F3
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Las Vegas II
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir
F1: Chefe da Aston Martin revela como Newey pressionou a equipe com apenas um comentário

F1: Chefe da Aston Martin revela como Newey pressionou a equipe com apenas um comentário

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da Aston Martin revela como Newey pressionou a equipe com apenas um comentário
F1 - Piastri aceita conselho de Hamilton: "Já passou por isso muitas vezes"

F1 - Piastri aceita conselho de Hamilton: "Já passou por isso muitas vezes"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Piastri aceita conselho de Hamilton: "Já passou por isso muitas vezes"
Últimas notícias

F1: Liberty encerra negociações com Rio Motorsports e Globo fica próxima de manter direitos de transmissão

Com isso, a situação da categoria no Brasil fica próxima de seguir sua normalidade, junto do anúncio da volta do GP do Brasil a Interlagos

Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W09 EQ Power+, leads Kimi Raikkonen, Ferrari SF71H, and Sebastian Vettel, Ferrari SF71H

A situação envolvendo o futuro da Fórmula 1 para o Brasil mudou rapidamente em questão de poucos dias. O acordo da Rio Motorsports com a categoria para assumir a comercialização da cobertura do esporte para o país chegou ao fim após menos de dois meses. E, com isso, a Globo volta a ser uma peça-chave nas negociações para a temporada de 2021.

Segundo publicado pelo UOL, um dos fatores determinantes para a quebra do contrato por parte da Liberty Media, dona da F1, foi a falta de garantias financeiras da Rio Motorsports.

Leia também:

Em comunicado enviado à imprensa na quarta, a empresa carioca afirma que foi sua opção de sair do contrato, falando sobre incertezas no calendário devido à segunda onda da Covid-19 na Europa.

"A Rio Motorsports comunica que decidiu por declinar da opção dos direitos de transmissão da Fórmula 1 no Brasil. A decisão foi tomada devido às incertezas com o calendário para a temporada 2021, provocadas pela segunda onda de contágio por Covid-19 na Europa".

Mas o histórico já não depunha a favor da empresa. No início do ano, a Rio Motorsports havia adquirido o direito de transmissões da MotoGP para o Brasil, repassando à Fox Sports. Poucos meses depois, foi descoberto que a empresa havia dado um calote na Dorna Sports, dona da categoria, deixando em xeque a cobertura da temporada 2020 no país. O Grupo Disney precisou intervir, negociando diretamente com a Dorna para assegurar a continuidade.

Com o fim do contrato entre a Liberty Media e a Rio Motorsports, chegou também ao fim a negociação da TV Cultura para assumir as transmissões em 2021, como confirmado pelo canal ao UOL. Apesar da emissora pública, ligada à Fundação Padre Anchieta, ter sido a favorita pela empresa carioca, a Liberty não gostou ao saber que o canal não tinha a mesma penetração em território nacional que a Globo.

Assim, a Globo voltou à mesa para iniciar negociações visando a renovação do contrato de transmissões da F1 com a Liberty Media, podendo dar sequência a uma tradição de quase 40 anos na televisão brasileira.

Anteriormente, um dos motivos dados para a não-renovação, que foi confirmada em agosto, era uma revisão de portfólio dos eventos esportivos do canal, além de problemas na negociação com a Liberty Media. Enquanto a Globo havia oferecido 20 milhões de dólares por ano em 2019, a empresa queria 22.

Mas, apesar de divergências com a Globo especialmente com relação à não-transmissão dos treinos classificatórios do sábado, o Grupo segue sendo uma peça importante para a Liberty Media, com o país representando quase um quarto da audiência mundial da F1 devido ao fato do Brasil ser um dos poucos locais onde a categoria ainda é exibida em TV aberta. Por mais que não seja tão lucrativo quanto o mercado europeu, os números de audiência ajudam a Liberty.

Outro empecilho que havia travado as negociações era a possível chegada da F1TV Pro ao Brasil, versão do serviço de streaming da categoria que inclui a transmissão completa de um GP, dos treinos livres de sexta às corridas no domingo. A Globo não era a favor porque também transmite as provas no portal Globo Esporte. Mas agora tudo indica que a emissora não terá como negociar isso e a plataforma estará disponível ao mercado brasileiro.

A nova rodada de negociações entre o Grupo Globo e a Liberty Media é comemorada internamente no canal e o negócio é visto como iminente. E todo o contexto recente pode jogar a favor da empresa brasileira, que está em uma boa posição para negociar um contrato favorável.

"A Globo retomou as conversas com a FOM / Liberty Media sobre os direitos da Fórmula 1, sempre considerando a nova realidade mundial dos direitos esportivos", disse um representante da emissora segundo o UOL.

Esse é provavelmente o maior golpe nas expectativas da Rio Motorsports de assumir o comando das operações envolvendo a Fórmula 1 no Brasil. No início da semana, a categoria divulgou o calendário para a temporada de 2021 e nele consta o retorno do GP do Brasil ao Mundial, mas em Interlagos, já que a situação do Autódromo de Deodoro no Rio de Janeiro segue muito incerta.

A empresa segue no aguardo da licença para iniciar as obras, mas os estudos de impacto ambiental (EIA) vem sendo muito questionados pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA), que afirmou que o local escolhido para a construção, a Floresta do Camboatá, não é o ideal, além de ter descoberto que parte dos biólogos envolvidos na produção do EIA tinham licenças irregulares.

O autódromo ainda é muito criticado nas redes sociais por diversos motivos, desde a destruição de uma parte da Mata Atlântica no Rio de Janeiro até a disputa pela realização do GP do Brasil entre Rio e São Paulo, que chegou a envolver até o presidente Jair Bolsonaro e o governador de São Paulo João Dória.

Nova parceria com ThePlayer.com, a melhor opção para apostas e diversão no Brasil

Registre-se gratuitamente no ThePlayer.com e acompanhe tudo sobre Fórmula 1, MotoGP e outros esportes! Você confere o melhor conteúdo sobre o mundo das apostas e fica por dentro das dicas que vão te render diversão e também promoções exclusivas. Venha com a gente!

Hamilton despista sobre Rosberg, analisa Bottas e ‘esquece’ Alonso; assista e entenda

PODCAST: O calendário 'pós-pandemia' da F1 2021 é o mais correto? Ouça o debate

 

Artigo anterior Pérez: "Eu era a segunda opção caso Hamilton não fosse para a Mercedes"
Próximo artigo F1 confirma que seguirá com tecnologia híbrida para geração de 2026 dos motores

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros