F1: McLaren justifica escolha por pausa no desenvolvimento do carro de 2025
Apesar de Max Verstappen ter entrado de vez na disputa pelo título, a equipe de Woking acredita que tomou a decisão certa em voltar sua atenção para o desafiante de 2026
Foto de: Andy Hone/ LAT Images via Getty Images
A McLaren explicou por que se mantém firme na decisão de interromper o desenvolvimento do carro da temporada 2025 da Fórmula 1 mais cedo, deixando a ''a porta aberta'' para a Red Bull nas últimas etapas.
A McLaren aprimorou o carro de 2024, com uma abordagem inovadora antes do início da temporada, retomando a posição de equipe dominante antes da férias de agosto. Ela aprimorou ainda mais o carro com atualizações significantes no Canadá, na Áustria e Grã-Bretanha, mas depois da mudança no assoalho em Silverstone, o esquadrão de Woking mudou totalmente o foco para 2026.
A vantagem da McLaren no início deste ano foi suficiente para conquistar o bicampeonato construtivo de construtores em Singapura, mas, ao mesmo tempo, ela também começou a ser surpreendida por uma Red Bull que trouxe um assolho novo para o GP do México.
Isso permitiu que Max Verstappen entrasse na briga pelo título aos '45 do segundo tempo', já que ele reduziu a diferença para o líder Oscar Pistri para apenas 40 pontos, faltando cinco etapas para o fim. Contudo, o chefe da McLaren alega que não se arrepende da abordagem adotada pelo time porque sentiu que eles começaram a ficar sem espaço para desenvolver o carro atual em comparação com a rica gama que está disponível no projeto de 2026.
"O projeto de 2026 seria fortemente comprometido", disse Stella quando perguntado sobre o impacto que teria se continuasse o desenvolvimento de 2025. "Fomos muito atenciosos no momento de transferir todos os nossos recursos para 2026."
"Do ponto de vista aerodinâmico, nosso carro já estava bastante maduro. Levamos semanas para adicionar um ponto de eficiência aerodinâmica porque estávamos em um patamar em nosso desenvolvimento aerodinâmico.
"No carro de 2026, toda semana adicionamos um pouco de dorwnforce. Então, é aí que, com as melhores informações disponíveis, você precisa tomar uma decisão. Estávamos tão perto dos retornos decrescentes que precisávamos ser realistas e voltar nossa atenção para 2026."
A tomada de decisão da McLaren foi facilitada pelas Restrições de Testes Aerodinâmicos da F1, que limitam a permissão de túnel de vento e CFD com base no sucesso da equipe no período de seis meses anterior.
Dessa forma, a equipe teve o menor tempo de desenvolvimento disponível entre todas as 10 equipes: "Também não podemos nos esquecer de que, por sermos os campeões, somos os mais limitados pelos regulamentos em termos de túnel de vento e permissão de CFD. Portanto, não é como se tivéssemos uma quantidade ilimitada de recursos que pudéssemos usar", acrescentou Stella.
Restrições de testes aerodinâmicos da F1 de julho a dezembro de 2025
| Posição | Equipe | Multiplicador | Corridas WT (#) | Tempo de vento ligado (horas) | Ocupação do túnel de vento (horas) | Geometrias (#) | Solução de CFD (MAuh) |
| 1 | McLaren | 70% | 224 | 56 | 280 | 1400 | 4.2 |
| 2 | Mercedes | 75% | 240 | 60 | 300 | 1500 | 4.5 |
| 3 | Ferrari | 80% | 256 | 64 | 320 | 1600 | 4.8 |
| 4 | Red Bull | 85% | 272 | 68 | 340 | 1700 | 5.1 |
| 5 | Williams | 90% | 288 | 72 | 360 | 1800 | 5.4 |
| 6 | Haas | 95% | 304 | 76 | 380 | 1900 | 5.7 |
| 7 | Touros de corrida | 100% | 320 | 80 | 400 | 2000 | 6.0 |
| 8 | Aston Martin | 105% | 336 | 84 | 420 | 2100 | 6.3 |
| 9 | Sauber | 110% | 352 | 88 | 440 | 2200 | 6.6 |
| 10 | Alpino | 115% | 368 | 92 | 460 | 2400 | 6.9 |
| Cadillac | 115% | 368 | 92 | 460 | 2300 | 6.9 |
Stella também apontou que, em contraste com a linha de desenvolvimento da McLaren, a Red Bull inicialmente teve problemas significativos para colocar seu carro na janela de configuração correta, com a equipe só recentemente descobrindo uma maneira de levantar mais a altura do carro sem comprometer o downforce e o equilíbrio e, portanto, tendo mais desempenho ainda a ser destravado do que a McLaren nesse estágio final dos regulamentos.
Ele também sugeriu que a Red Bull estaria mais feliz em comprometer esse aspecto de 2026 porque "eles podem ter outros problemas", provavelmente sugerindo algo relacionado às unidades de potência do time que serão produzidas por eles no próximo ano.
"Quando olhamos para a Red Bull e consideramos algumas das reclamações que eles tiveram no início da temporada, talvez eles tenham tido mais margem para se desenvolver de forma eficiente, concentrando-se em 2025", acrescentou. "E talvez eles estejam mais felizes em abrir mão de um pouco de 2026, porque podem ter outros problemas para 2026 e dizer: 'Vamos nos concentrar em 2025'."
Sendo assim, a McLaren não teria feito nada diferente em retrospectiva, mesmo que seus pilotos Piastri e Norris possam acabar perdendo o título de pilotos.
"De forma alguma porque não é como se eu passasse três semanas a mais no [carro de] 2025, eu adicionaria um décimo de tempo de volta. Estávamos apenas no limite", acrescentou Stella.
A Red Bull levou seu mais recente desenvolvimento de assoalho para o México, enquanto Max Verstappen persegue Oscar Piastri e Lando Norris no campeonato de pilotos
Foto de: Filip Cleeren
"Na verdade, para produzir as atualizações que fizemos no meio da temporada, foi um grande empreendimento. Nós pensamos: 'Será que devemos realmente finalizar [as peças]'? Porque estávamos nos esforçando para melhorar o que já era um projeto bastante maduro."
"Acho que é muito mais fácil desenvolver quando você tem alguns problemas específicos. A Red Bull, por exemplo, falou algumas vezes que estava lutando para se reequilibrar com a asa dianteira quando estava usando asas traseiras grandes. Então é mais fácil encontrar tempo de volta porque você está efetivamente consertando algo em vez de tentar melhorar algo que já funciona bem."
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