Recomendado para você

NASCAR Truck: Heim vence em Martinsville e definição de finalistas termina empatada

NASCAR Truck: Heim vence em Martinsville e definição de finalistas termina empatada

NASCAR Truck
NASCAR Truck
Martinsville II
NASCAR Truck: Heim vence em Martinsville e definição de finalistas termina empatada
F1: Bortoleto afirma que volta no TL2 "não reflete todo o potencial" da Sauber

F1: Bortoleto afirma que volta no TL2 "não reflete todo o potencial" da Sauber

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Bortoleto afirma que volta no TL2 "não reflete todo o potencial" da Sauber
F1: Pato é encaminhado ao centro médico com problemas estomacais depois do TL1 no México

F1: Pato é encaminhado ao centro médico com problemas estomacais depois do TL1 no México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Pato é encaminhado ao centro médico com problemas estomacais depois do TL1 no México
F1: Piastri classifica McLaren como "mediana" com pneus macios no México

F1: Piastri classifica McLaren como "mediana" com pneus macios no México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Piastri classifica McLaren como "mediana" com pneus macios no México
F1: Verstappen reclama de falta de aderência no México e minimiza chance de vitória

F1: Verstappen reclama de falta de aderência no México e minimiza chance de vitória

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Verstappen reclama de falta de aderência no México e minimiza chance de vitória
F1 AO VIVO: Verstappen domina TL2; Piastri apenas 12º e Bortoleto 15º

F1 AO VIVO: Verstappen domina TL2; Piastri apenas 12º e Bortoleto 15º

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 AO VIVO: Verstappen domina TL2; Piastri apenas 12º e Bortoleto 15º
F1: Verstappen é mais rápido no TL2 no México; Bortoleto é 15° à frente de Hulkenberg

F1: Verstappen é mais rápido no TL2 no México; Bortoleto é 15° à frente de Hulkenberg

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Verstappen é mais rápido no TL2 no México; Bortoleto é 15° à frente de Hulkenberg
Stock Car: Zonta assume ponta em segundo treino livre de Campo Grande

Stock Car: Zonta assume ponta em segundo treino livre de Campo Grande

Stock Car
Stock Car
Campo Grande
Stock Car: Zonta assume ponta em segundo treino livre de Campo Grande

F1: McLaren justifica escolha por pausa no desenvolvimento do carro de 2025

Apesar de Max Verstappen ter entrado de vez na disputa pelo título, a equipe de Woking acredita que tomou a decisão certa em voltar sua atenção para o desafiante de 2026

Oscar Piastri, McLaren

Foto de: Andy Hone/ LAT Images via Getty Images

A McLaren explicou por que se mantém firme na decisão de interromper o desenvolvimento do carro da temporada 2025 da Fórmula 1 mais cedo, deixando a ''a porta aberta'' para a Red Bull nas últimas etapas. 

Leia também:

A McLaren aprimorou o carro de 2024, com uma abordagem inovadora antes do início da temporada, retomando a posição de equipe dominante antes da férias de agosto. Ela aprimorou ainda mais o carro com atualizações significantes no Canadá, na Áustria e Grã-Bretanha, mas depois da mudança no assoalho em Silverstone, o esquadrão de Woking mudou totalmente o foco para 2026.

A vantagem da McLaren no início deste ano foi suficiente para conquistar o bicampeonato construtivo de construtores em Singapura, mas, ao mesmo tempo, ela também começou a ser surpreendida por uma Red Bull que trouxe um assolho novo para o GP do México. 

Isso permitiu que Max Verstappen entrasse na briga pelo título aos '45 do segundo tempo', já que ele reduziu a diferença para o líder Oscar Pistri para apenas 40 pontos, faltando cinco etapas para o fim. Contudo, o chefe da McLaren alega que não se arrepende da abordagem adotada pelo time porque sentiu que eles começaram a ficar sem espaço para desenvolver o carro atual em comparação com a rica gama que está disponível no projeto de 2026.

"O projeto de 2026 seria fortemente comprometido", disse Stella quando perguntado sobre o impacto que teria se continuasse o desenvolvimento de 2025. "Fomos muito atenciosos no momento de transferir todos os nossos recursos para 2026."

"Do ponto de vista aerodinâmico, nosso carro já estava bastante maduro. Levamos semanas para adicionar um ponto de eficiência aerodinâmica porque estávamos em um patamar em nosso desenvolvimento aerodinâmico.

"No carro de 2026, toda semana adicionamos um pouco de dorwnforce. Então, é aí que, com as melhores informações disponíveis, você precisa tomar uma decisão. Estávamos tão perto dos retornos decrescentes que precisávamos ser realistas e voltar nossa atenção para 2026."

A tomada de decisão da McLaren foi facilitada pelas Restrições de Testes Aerodinâmicos da F1, que limitam a permissão de túnel de vento e CFD com base no sucesso da equipe no período de seis meses anterior.

Dessa forma, a equipe teve o menor tempo de desenvolvimento disponível entre todas as 10 equipes: "Também não podemos nos esquecer de que, por sermos os campeões, somos os mais limitados pelos regulamentos em termos de túnel de vento e permissão de CFD. Portanto, não é como se tivéssemos uma quantidade ilimitada de recursos que pudéssemos usar", acrescentou Stella.

Restrições de testes aerodinâmicos da F1 de julho a dezembro de 2025

Posição Equipe Multiplicador Corridas WT (#) Tempo de vento ligado (horas) Ocupação do túnel de vento (horas) Geometrias (#) Solução de CFD (MAuh) 
1 McLaren 70% 224 56 280 1400 4.2
2 Mercedes 75% 240 60 300 1500 4.5
3 Ferrari 80% 256 64 320 1600 4.8
4 Red Bull 85% 272 68 340 1700 5.1
5 Williams 90% 288 72 360 1800 5.4
6 Haas 95% 304 76 380 1900 5.7
7 Touros de corrida 100% 320 80 400 2000 6.0
8 Aston Martin 105% 336 84 420 2100 6.3
9 Sauber 110% 352 88 440 2200 6.6
10 Alpino 115% 368 92 460 2400 6.9
  Cadillac  115%  368 92 460 2300 6.9

Stella também apontou que, em contraste com a linha de desenvolvimento da McLaren, a Red Bull inicialmente teve problemas significativos para colocar seu carro na janela de configuração correta, com a equipe só recentemente descobrindo uma maneira de levantar mais a altura do carro sem comprometer o downforce e o equilíbrio e, portanto, tendo mais desempenho ainda a ser destravado do que a McLaren nesse estágio final dos regulamentos.

Ele também sugeriu que a Red Bull estaria mais feliz em comprometer esse aspecto de 2026 porque "eles podem ter outros problemas", provavelmente sugerindo algo relacionado às unidades de potência do time que serão produzidas por eles no próximo ano. 

"Quando olhamos para a Red Bull e consideramos algumas das reclamações que eles tiveram no início da temporada, talvez eles tenham tido mais margem para se desenvolver de forma eficiente, concentrando-se em 2025", acrescentou. "E talvez eles estejam mais felizes em abrir mão de um pouco de 2026, porque podem ter outros problemas para 2026 e dizer: 'Vamos nos concentrar em 2025'."

Sendo assim, a McLaren não teria feito nada diferente em retrospectiva, mesmo que seus pilotos Piastri e Norris possam acabar perdendo o título de pilotos.

"De forma alguma porque não é como se eu passasse três semanas a mais no [carro de] 2025, eu adicionaria um décimo de tempo de volta. Estávamos apenas no limite", acrescentou Stella.

Red Bull brought its latest floor development to Mexico as Max Verstappen chases Oscar Piastri and Lando Norris in the drivers' championship

A Red Bull levou seu mais recente desenvolvimento de assoalho para o México, enquanto Max Verstappen persegue Oscar Piastri e Lando Norris no campeonato de pilotos

Foto de: Filip Cleeren

"Na verdade, para produzir as atualizações que fizemos no meio da temporada, foi um grande empreendimento. Nós pensamos: 'Será que devemos realmente finalizar [as peças]'? Porque estávamos nos esforçando para melhorar o que já era um projeto bastante maduro."

"Acho que é muito mais fácil desenvolver quando você tem alguns problemas específicos. A Red Bull, por exemplo, falou algumas vezes que estava lutando para se reequilibrar com a asa dianteira quando estava usando asas traseiras grandes. Então é mais fácil encontrar tempo de volta porque você está efetivamente consertando algo em vez de tentar melhorar algo que já funciona bem."

MOLINA analisa MAX x McLARENs pelo título, projeta MÉXICO e avalia BORTOLETO / HAMILTON no fim de 25

Ouça versão áudio do Podcast:

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Jacques Villeneuve critica McLaren por tratamento 'infantil' com Norris e Piastri
Próximo artigo VÍDEO F1: Fora do TL1 no México, Russell se disfarça e assiste treino na arquibancada com os fãs

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros