Recomendado para você

Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band

Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band
F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site

F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site
Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026

Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026

MotoGP
MotoGP
Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026
F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026

F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026
F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez

F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez
Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios

Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios

Porsche Cup
Porsche Cup
Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios
Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos

Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos
F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"

F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"

F1 - McLaren relembra 'fantasma' da disputa Hamilton x Alonso: "Este ano pode acabar como 2007"

Zak Brown defendeu a filosofia da equipe de ter dois pilotos capazes de vencer o Campeonato Mundial, mesmo que isso signifique correr riscos

Lando Norris, McLaren, Oscar Piastri, McLaren, Zak Brown, McLaren

A McLaren está mais uma vez vivendo um déjà vu que lembra 2007. Faltando cinco GPs para o fim da temporada da Fórmula 1, a equipe de Woking tem o melhor carro do grid, mas também um clima interno de tensão que lembra a temporada em que Fernando Alonso e Lewis Hamilton acabaram cedendo um título praticamente garantido para Kimi Raikkonen na última corrida da campanha.

Leia também:

Desta vez, os protagonistas são Lando Norris e Oscar Piastri: dois jovens talentos, rápidos, brilhantes, mas também propensos a erros. E, enquanto eles estão enrolados nas famosas 'regras papaia', Max Verstappen já está a apenas 40 pontos da liderança, depois de ter cortado mais de 60 pontos em Zandvoort.

Zak Brown não se intimida com a comparação. O CEO da McLaren admitiu que o 'fantasma' de 2007 é um tópico dentro da equipe, embora defenda firmemente a filosofia que lhes custou o Campeonato Mundial.

"Esse é o risco, não é? Se você tiver dois pilotos como em 2007, quando eles terminaram empatados em pontos e Kimi mal os venceu, isso pode acontecer. Mas é assim que a McLaren quer correr. Queremos ter dois pilotos capazes de vencer o campeonato", explicou Brown em Austin.

A situação atual, no entanto, está muito longe disso. Em 2007, Alonso e Hamilton eram dois dos melhores pilotos, em um duelo que marcou época no paddock. Norris e Piastri, por outro lado, estão aprendendo a lidar com a pressão de liderar um campeonato mundial e, embora a McLaren tenha tido o carro mais competitivo do ano, os erros de ambos - aliados a decisões estratégicas questionáveis - permitiram que Verstappen voltasse ao páreo.

"Por outro lado, quando você entra em uma dinâmica de primeiro e segundo lugar, isso compromete seu campeonato de construtores. É um esporte complicado", acrescentou Brown. "Somos pilotos de corrida. Queremos correr. Queremos que ambos os pilotos tenham a chance de vencer o campeonato, e isso traz um risco, se quisermos chamar assim, como em 2007. Mas estamos cientes disso e estamos preparados para esse possível resultado".

'Regras papaia' são as culpadas?

Durante o ano, essa política de "igualdade" gerou mais de uma dor de cabeça em Woking. As ordens de equipe em Monza, as discussões pelo rádio sobre posições ou a controvérsia sobre as regras papaia - aquelas regras internas que limitam a agressão entre companheiros de equipe - testaram a paciência dos pilotos e do pit wall. Em Singapura, Norris tocou de leve em Piastri na largada e, embora não tenha se agravado, a equipe avisou depois que haveria "consequências" se tal manobra fosse repetida.

Agora, com a pressão de Verstappen aumentando e um Campeonato Mundial escapando por entre os dedos, a McLaren se depara mais uma vez com um velho dilema: deixá-los lutar e arriscar tudo ou priorizar os pontos? No momento, Zak Brown não tem dúvidas. Ele prefere reviver os fantasmas de 2007 a desistir de sua filosofia. Mas se a história se repetir, é possível que outra pessoa leve o troféu para casa.

MOLINA analisa MAX x McLARENs pelo título, projeta MÉXICO e avalia BORTOLETO / HAMILTON no fim de 25

Ouça versão áudio do Podcast:

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior ANÁLISE F1: Ferrari vai 'contra a maré' e abaixa altura do carro, enquanto outros aumentam
Próximo artigo F1 - Ricciardo brinca sobre vantagem de Verstappen em Austin: Já até pediu o jantar

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros