F1: Mercedes admite que "confusão" com W16 prejudicou Antonelli
Andrew Shovlin comentou também sobre outros pontos onde Mercedes pode ter errado com o jovem italiano nesta temporada de estreia

Diretor de engenharia da Mercedes na Fórmula 1, Andrew Shovlin confirmou que Andrea Kimi Antonelli terá mais tempo para se estabelecer no campeonato, após uma sequência de corridas que inclui um GP da Itália "abaixo do esperado". Como a pressão parece aumentar sobre o jovem italiano, a equipe de Brackley fará o possível para apoiá-lo ainda mais.
Uma mudança na suspensão implementada no início da temporada prejudicou a dirigibilidade do W16 - algo que Shovlin acredita que pode ter confundido o jovem italiano e que agora foi retirado.
"Estamos confiantes de que [a mudança na suspensão] estava dificultando a condução do carro e melhorando o desempenho em circuitos muito específicos, como Montreal, mas estava causando mais problemas do que resolvendo em pistas como Áustria e Silverstone".
Ele acrescentou: "Então, sem dúvida, isso foi algo que mudou os dois pilotos. Certamente foi confuso para Kimi e, como um piloto jovem, é difícil".
Depois de começar a temporada em alta, tem sido difícil repetir o mesmo nível de desempenho nesta sequência do ano, já que o grid se aproximou e o custo de pequenos erros aumentou consideravelmente.
"A classificação é uma sessão bastante cruel e implacável", disse Shovlin. "Além disso, houve alguns erros em que ele perdeu tempo dos treinos livres por colocado o carro na brita", continuou. "Só precisamos trabalhar com ele para tentar voltar ao nível de conforto que ele tinha no carro", disse. Com o sarrafo alto dentro da equipe, a pressão é real: "Há muito mais pressão quando é difícil passar pelo Q1, ou pelo Q2, e você tem que ter pneus sobrando para o Q3".
O britânico enfatizou mais uma vez que ainda é responsabilidade da equipe apoiar o piloto, especialmente depois que a difícil preparação para o GP da Holanda comprometeu a preparação do italiano antes de seu carro quebrar no TL1, agravando ainda mais o difícil início do fim de semana.

Andrea Kimi Antonelli, Mercedes
Foto de: Sam Bagnall / Sutton Images via Getty Images
"Em Zandvoort, ele veio para uma sessão de simulador e tivemos alguns problemas que fizeram com que ele não conseguisse fazer a preparação lá. Então, ele cometeu um erro no TL1".
"Acho que precisamos assumir um pouco dessa responsabilidade e que não pudemos fazer a preparação normal." Para repor a situação, a Mercedes carregou o plano de corrida dele antes de Baku: "Ele esteve conosco na semana passada e fez um dia muito extenso - fazendo dois ou três GPs em termos de quilometragem, se preparando para cá".
Apesar de uma oscilação, a Mercedes tem total confiança em seu novato.
"Ele nos mostrou o suficiente no início da temporada para confirmar nossas expectativas de que ele tem o talento necessário para estar na F1 e na Mercedes. Aumentamos a quantidade de preparação. Recentemente, estamos tentando coisas diferentes em termos de preparação para os GPs, para as corridas restantes. E continuaremos revisando até acertarmos".
A VERDADE sobre a CARREIRA de DRUGOVICH | Bortoleto, HAMILTON, Hadjar na RBR | F1 com Victor Ludgero
Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.