Fórmula 1 GP da Espanha

F1: Mercedes é multada em 10 mil euros por violação de procedimentos pós-corrida na Espanha

Equipe conquistou um pódio duplo neste fim de semana em Barcelona

Lewis Hamilton, Mercedes-AMG, 2nd position, sprays George Russell, Mercedes-AMG, 3rd position, with Champagne on the podium

A Mercedes viu Lewis Hamilton e George Russell terminarem em segundo e terceiro lugar em Barcelona, atrás do vencedor da corrida Max Verstappen, levando a equipe ao segundo lugar na classificação do campeonato de construtores de Fórmula 1.

Leia também:

Porém, algumas horas após a corrida, a equipe foi notificada de que os membros da equipe poderiam ter violado os regulamentos na zona de parc ferme pós-corrida, criada no pit lane. A FIA solicitou que um representante da Mercedes, além dos fisioterapeutas de Hamilton e Russell, se apresentassem aos comissários de pista ainda neste domingo. 

Como decisão, a equipe foi multada em 10 mil euros. 

As equipes são regularmente notificadas antes da corrida sobre quem pode e quem não pode entrar na área de parc ferme após a corrida. Há também um limite rigoroso de quando os fisioterapeutas podem interagir com seus pilotos antes da cerimônia do pódio.

Em notas enviadas às equipes pela FIA na manhã de domingo, antes do GP da Espanha, foi dito que: "Além dos mecânicos da equipe (com ventiladores de resfriamento, se necessário), oficiais e equipes de televisão pré-aprovadas pela FIA e fotógrafos aprovados pela FIA, ninguém mais será permitido na área designada quando os carros estiverem na área do Parc Fermé (nenhum pessoal de relações públicas da equipe).

Além disso, acrescentou: "Os fisioterapeutas dos pilotos devem esperar do lado de fora da sala de resfriamento, atrás do pódio, até que a cerimônia do pódio seja concluída, seguindo as instruções dadas a todas as equipes pelo Delegado de Mídia".

Essa não é a primeira vez que surge a questão de fisioterapeutas de pilotos violando as normas do parc ferme. No GP da Áustria do ano passado, os três primeiros colocados, Charles Leclerc, Max Verstappen e Hamilton, receberam multas de 10.000 euros por uma violação semelhante das regras de parc ferme.

Isso ocorreu porque os fisioterapeutas da equipe entraram na área do parque durante os momentos pós-corrida, violando as diretrizes enviadas mais cedo naquele dia. É provável que uma sanção semelhante seja aplicada nessa ocasião, caso tenha ocorrido uma violação, em vez de arriscar uma penalidade esportiva que poderia afetar o resultado da corrida.

Aston-Honda na F1 2026: Detalhes, impacto para RBR/Mercedes e o fator Alonso

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate: é o 'fim da linha' para Mônaco na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Hamilton não esconde surpresa com pódio duplo em Barcelona: "Não esperávamos esse resultado"
Próximo artigo F1 - Horner rebate 'ácido' Rosberg ao falar sobre Pérez: "Você é muito crítico"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil