Norris crava pole em quali insano no molhado de Interlagos; Verstappen é 15º
Corrida do Brasil tem largada programada para 12h30 de Brasília, com transmissão da Band e cobertura completa do Motorsport.com
Lando Norris, McLaren MCL38
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
Após fortes chuvas forçarem a mudança do quali da tarde de sábado para a manhã deste domingo, o GP de São Paulo de Fórmula 1 finalmente tem seu grid definido no Brasil: e quem cravou a pole position após uma classificação no molhado em Interlagos foi o piloto britânico Lando Norris, da McLaren.
A segunda posição do grid ficou com o inglês George Russell, da Mercedes. O top 3 foi completado pelo japonês Yuki Tsunoda, da RB. Ele ficou à frente do francês Esteban Ocon, da Alpine. Liam Lawson, noezelandês da RB, é quinto. Já o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, é sexto (grid todo no final).
Quem se deu mal no grid de largada foram o holandês Max Verstappen, que iria partir somente de 17º com a Red Bull, e o britânico Lewis Hamilton, que começa a corrida deste domingo, às 12h30, do 15º lugar com a Mercedes. Com Alex Albon fora da corrida e Sainz largando do pitlane, ambos sobem duas posições, indo para 15º e 13º, respectivamente. Segundo Reginaldo Leme, é a primeira vez na história da F1 com ambos fora do Q3, aliás.
O classificatório
Logo no início do Q1, primeiro de três segmentos da tomada de tempos da F1, o argentino Franco Colapinto perdeu controle de sua Williams e bateu na barreira da Curva do Sol, gerando a interrupção do treino classificatório, com a bandeira vermelha tremulando. O resgate foi rápido e a sessão foi retomada.
A chuva seguiu e a classificação continuou desafiadora, com diversos pilotos escapando, mas sem novas batidas. A reta final do Q1 foi dramática, com Norris avançando ao Q2 em 15º, na última posição possível. O inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, ficou atrás de Lando e foi eliminado: "O carro estava inguiável".
Os outros eliminados foram: Oliver Bearman, britânico da Haas que larga em 17º; Colapinto, que sai de 18º após conseguir fazer uma volta rápida antes de bater; Nico Hulkenberg, alemão da Haas que parte de 19º; e Zhou Guanyu, chinês da Sauber que completa o grid no Autódromo José Carlos Pace.
Q2
No começo do segmento intermediário da sessão, Piastri trocou os pneus de chuva extrema usados até então para os compostos intermediários e fez o tempo mais rápido logo de cara, fazendo com que todo o grid copiasse o australiano. Mais adiante, o espanhol Carlos Sainz, da Ferrari, rodou no S do Senna'.
Sainz colidiu na barreira e gerou nova bandeira vermelha, a segunda interrupção do quali. Na retomada, os pilotos foram com tudo e o canandense Lance Stroll, da Aston Martin, bateu após o S do Senna: nova paralisação.
O grande prejudicado foi o atual tricampeão da F1 e líder de 2024, Max Verstappen: o piloto da Red Bull estava em volta lançada quando Stroll bateu e, como a interrupçãõ veio no fim do Q2, o holandês não pôde completar seu giro, ficou em 12º e, punido em 5 posições por troca de motor, largaria apenas em 17º, mas pode largar duas posições à frente, por conta de Albon e Sainz.
Q3
O terceiro e último segmento da classificação também foi marcado por uma batida: o espanhol Fernando Alonso, da Aston Martin, bateu na saída do Bico de Pato após perder o controle de seu AMR24 e rodar.
Após algum tempo com a sessão parada para reparo das barreiras, os pilotos voltaram à pista com pouco mais de 6min para o final da classificação e foi a vez do anglo-tailandês Alexander Albon, da Williams, bater forte no final da reta principal, causando a quinta interrupção do quali a 3min do fim -- antes, Tsunoda escapou, mas conseguiu evitar um acidente mais forte na zona sul da capital paulista. No fim, ninguém conseguiu superar a marca de 1min23s405 de Norris nas voltas finais e ele larga na pole.
Veja o grid de largada para o GP de São Paulo no Motorsport.com:
1
-
2
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Cla | Piloto | # | Chassi | Motor | Tempo | km/h | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1 | L. Norris McLaren | 4 | McLaren | Mercedes |
1'23.405 |
185.988 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2 | G. Russell Mercedes | 63 | Mercedes | Mercedes |
+0.173 1'23.578 |
185.603 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
3 | Y. Tsunoda RB | 22 | RB | Red Bull |
+0.706 1'24.111 |
184.427 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
4 | E. Ocon Alpine | 31 | Alpine | Renault |
+1.070 1'24.475 |
183.633 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
5 | L. Lawson RB | 30 | RB | Red Bull |
+1.079 1'24.484 |
183.613 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
6 | C. Leclerc Ferrari | 16 | Ferrari | Ferrari |
+1.120 1'24.525 |
183.524 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
7 | A. Albon Williams | 23 | Williams | Mercedes |
+1.252 1'24.657 |
183.238 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
8 | O. Piastri McLaren | 81 | McLaren | Mercedes |
+1.281 1'24.686 |
183.175 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
9 | F. Alonso Aston Martin Racing | 14 | Aston Martin | Mercedes |
+5.593 1'28.998 |
174.300 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
10 | L. Stroll Aston Martin Racing | 18 | Aston Martin | Mercedes |
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
11 | V. Bottas Sauber | 77 | Sauber | Ferrari |
+3.067 1'26.472 |
179.392 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
12 | S. Perez Red Bull Racing | 11 | Red Bull | Red Bull |
+4.753 1'28.158 |
175.961 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
13 | C. Sainz Jr. Ferrari | 55 | Ferrari | Ferrari |
+6.001 1'29.406 |
173.505 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
14 | P. Gasly Alpine | 10 | Alpine | Renault |
+6.209 1'29.614 |
173.102 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
15 | L. Hamilton Mercedes | 44 | Mercedes | Mercedes |
+7.745 1'31.150 |
170.185 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
16 | O. Bearman Haas F1 Team | 50 | Haas | Ferrari |
+7.824 1'31.229 |
170.038 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
17 | M. Verstappen Red Bull Racing | 1 | Red Bull | Red Bull |
+4.366 1'27.771 |
176.737 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
18 | F. Colapinto Williams | 43 | Williams | Mercedes |
+7.865 1'31.270 |
169.961 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
19 | N. Hulkenberg Haas F1 Team | 27 | Haas | Ferrari |
+8.218 1'31.623 |
169.306 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
20 | G. Zhou Sauber | 24 | Sauber | Ferrari |
+8.858 1'32.263 |
168.132 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Ver resultados completos |
F1 AO VIVO: TUDO sobre o QUALI de INTERLAGOS | Q4
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Verstappen INJUSTIÇADO? Max tem DILEMA no Brasil, NORRIS e Ferrari PROMETEM, Pérez MAL e chuva em SP
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.