F1: Norris rejeita que P7 em Baku tenha sido "oportunidade perdida"
Britânico diminuiu a diferença de pontos para Piastri em apenas 25 depois do abandono do líder do campeonato
Lando Norris começou a corrida do Azerbaijão em sétimo, perdeu posições, lutou para reconquistá-las e... terminou apenas em sétimo, totalmente aquém da Red Bull de Max Verstappen e preso atrás de Yuki Tsunoda e Liam Lawson. No entanto, o piloto da McLaren de Fórmula 1 descarta que seu resultado tenha sido uma oportunidade perdida.
Somando apenas seis pontos, ele diminuiu a diferença para Oscar Piastri de 31 pontos para 25. Com o abandono do australiano, essa diferença poderia estar bem menor. No entanto, com o pit stop lento e a falta de ritmo da McLaren nas retas, um sétimo lugar foi o máximo que ele conseguiu.
Em um fim de semana repleto de erros, Piastri se classificou apenas em nono depois de bater no Q3. Norris, por sua vez, não conseguiu encaixar uma volta voadora na classificação e ficou bem aquém do restante.
Portanto, Norris ainda está otimista por ter conquistado seis pontos em relação ao seu rival, ressaltando que poderia ter sido muito pior à medida que a temporada se aproxima de suas sete rodadas finais.
"Estou fazendo o melhor que posso em cada corrida", disse Norris, que poderia ter terminado em uma posição mais alta se não fosse por um pit stop lento de 4,1s.
"Se você olhar para isso, cada corrida em que terminei em segundo ou pior este ano foi uma oportunidade perdida. Não me importa como as pessoas veem isso".
"É claro que eu precisava fazer melhor ontem, mas saímos em primeiro. Essa foi uma decisão nossa e pagamos o preço por isso. Eu poderia ter feito isso".

Lando Norris, McLaren
Foto de: Mark Sutton / Formula 1 via Getty Images
"Eu também poderia ter ido parar no muro, ter passado muito tempo e ter acontecido algo pior. Senti que estava perto de maximizar meu desempenho hoje. Talvez não parecesse do lado de fora, mas tivemos dificuldades com o ritmo".
"Não estávamos muito otimistas em relação ao nosso ritmo hoje. Claramente, tivemos um pouco de dificuldade. Não acho que o ritmo esteja ruim, apenas é muito difícil ultrapassar".
"Estou fazendo o melhor que posso. Sei que ainda tenho muitos pontos a conquistar contra um piloto muito bom, um piloto incrível. Só preciso manter minha cabeça baixa".
Norris mostrou-se promissor nos treinos, tendo sido o melhor nos TL1 e TL3, por isso ele acha que a conversa seria diferente se a classificação não tivesse sido tão agitada, com seis bandeiras vermelhas e ameaças de chuva.
Ele acrescentou que a McLaren ainda não tinha o ritmo do eventual vencedor Max Verstappen, já que o piloto da Red Bull dominou a partir da pole, à frente do George Russell da Mercedes e do da Williams de Carlos Sainz.
"Não acho que tenham sido grandes dificuldades", disse Norris. "Acho que, no ritmo final, ainda não estávamos mal neste fim de semana. Eu ainda estava rápido no TL1, TL2, TL3 e assim por diante".

Max Verstappen, Red Bull Racing, George Russell, Mercedes, Carlos Sainz, Williams
Foto de: Rudy Carezzevoli / Getty Images
"Acho que se fosse um quali normal, sim. Acho que as condições complicadas, a chuva ontem, o pouco de chuva que caiu primeiro na pista, tudo isso contribuiu para tornar o fim de semana pior. Nossa posição hoje, acho que se eu tivesse largado em segundo, teria terminado em segundo".
"Sinceramente, acho que não tínhamos o ritmo da Red Bull. Isso ficou muito, muito claro. Acho que, apenas nas pistas com menor downforce, ainda temos dificuldades".
"Ainda não temos a confiança de que precisamos. Ele pode ser rápido, mas não conseguimos repeti-lo com a frequência necessária e com a mesma frequência que a Red Bull, por exemplo".
"Tivemos uma temporada incrível, não me entenda mal, mas claramente temos coisas que não são boas o suficiente e temos que continuar trabalhando nelas".
Essa foi a quarta vitória de Verstappen no ano, incluindo a segunda consecutiva, por isso Norris acha que as pessoas precisam se acalmar e não esperar que a McLaren vença todas as corridas.
"Não é sempre que eles são lentos", disse Norris sobre a Red Bull. "Por isso, acho que as pessoas precisam parar de ficar tão surpresas com o fato de eles serem rápidos".

Max Verstappen, Red Bull Racing
Foto de: Sam Bagnall / Sutton Images via Getty Images
"Max já estava vencendo corridas no início do ano, ele poderia ter vencido a primeira etapa, acho que esteve bem perto de vencer a segunda. Durante toda a temporada, eles têm sido rápidos, a Red Bull tem sido boa, eles trouxeram algumas atualizações para Monza, o que parece tê-los ajudado a melhorar ainda mais".
"Portanto, não é uma surpresa, acho que sabemos que eles são uma equipe incrivelmente forte e têm um dos melhores pilotos da Fórmula 1, então não esperamos nada menos que isso".
"Acho que eles vão dificultar nossa vida pelo resto da temporada, mas também sabemos que, do nosso lado, tivemos um pouco de dificuldade aqui e em Monza, claramente não somos rápidos o suficiente".
"Fizemos melhorias, mas em aspectos em que a Red Bull foi tão boa e dominante no passado, eles ainda têm e nós não. Hoje, quando eu estava acompanhando a Red Bull, havia claramente algumas áreas em que eles estavam em outro nível em relação a nós e precisamos entender por que".
A VERDADE sobre a CARREIRA de DRUGOVICH | Bortoleto, HAMILTON, Hadjar na RBR | F1 com Victor Ludgero
Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.