Relato da corrida
Fórmula 1 GP do Azerbaijão

F1: Pérez supera Leclerc e vence a corrida sprint do Azerbaijão; Verstappen é 3º

Baku recebe a primeira das seis provas de curta duração da temporada 2023, marcando também a estreia do novo formato do fim de semana

Sergio Perez, Red Bull Racing RB19

A Fórmula 1 realizou neste sábado, em Baku, a primeira corrida sprint da temporada 2023. E na prova curta do Azerbaijão, Sergio Pérez foi o vencedor, se aproveitando do uso do DRS para superar Charles Leclerc, que terminou em segundo, com Max Verstappen em terceiro.

Completaram o top 8 que pontuam na prova deste sábado: George Russell, Carlos Sainz, Fernando Alonso, Lewis Hamilton e Lance Stroll.

Leia também:
 

Para 2023, a F1 introduziu um novo formato de fim de semana com sprint, isolando a prova de domingo. Ao acrescentar uma classificação própria no sábado, a sprint deixa de influenciar o GP, com o quali da sexta-feira determinando o grid de largada. Agora, a corrida de curta duração passa somente a valer pontos para o campeonato.

Na classificação da sprint, realizada mais cedo neste sábado, Leclerc conseguiu a segunda pole do fim de semana, mesmo com a batida nos segundos finais do SQ3. Ele terá ao seu lado na primeira fila Pérez, enquanto Verstappen e Russell vêm na sequência, com Hamilton em sexto e Alonso em oitavo.

Para a corrida, 90% do grid apostou nos pneus médios, enquanto somente Bottas e Norris apostaram no composto macio. Já a Williams confirmou que Sargeant não participaria após seu acidente na classificação, enquanto Ocon largou do pitlane.

 

Na largada da prova de 17 voltas de duração, Leclerc largou bem, passando pela primeira curva sem problemas, com Pérez em segundo, enquanto Russell e Verstappen tinham uma disputa intensa. O britânico da Mercedes levou a melhor, subindo para terceiro.

Ao final da primeira volta, Leclerc liderava com Pérez em segundo, enquanto Russell, Verstappen, Sainz, Hamilton  e Alonso vinham na sequência. Mas, neste momento, o SC virtual foi acionado. Tsunoda bateu o carro no segundo setor, e o impacto fez com que o pneu se soltasse do carro, ficando pela pista.

 

A necessidade de limpeza da pista e a demora no processo fez com que a direção de prova acionasse o SC físico na volta seguinte.

A relargada veio na volta 6. Leclerc se posicionou bem, com Pérez ficando em segundo. Já Verstappen soube contra-atacar Russell para retomar a terceira posição. Sainz era o quinto, enquanto Hamilton caía para sétimo, atrás de Alonso.

 

No final da sétima volta, a direção de prova liberou o uso do DRS e, com isso, Leclerc acabou virando presa fácil para Pérez na reta principal. Na reta oposta, o monegasco pôde acionar a asa móvel contra o mexicano, mas sem conseguir retomar a posição. Com isso, Leclerc passou a ter que se preocupar com Verstappen, que estava a menos de 1s.

 

Mas, preocupados com a queda de rendimento dos pneus, os pilotos da frente passaram a adotar um comportamento mais conservador, sem disputas intensas entre os ponteiros.

Com isso, Sergio Pérez não teve problemas para vencer a corrida sprint deste sábado, tendo Charles Leclerc em segundo e Max Verstappen em terceiro. Completaram o top 8 que pontuam na prova deste sábado: George Russell, Carlos Sainz, Fernando Alonso, Lewis Hamilton e Lance Stroll.

A Fórmula 1 volta à pista de Baku no domingo para o GP do Azerbaijçao, quarta etapa da temporada 2023. A largada está prevista para 8h30, horário de Brasília, com transmissão da Band e da F1TV Pro. O grid terá novamente Charles Leclerc na pole, mas com Max Verstappen ao seu lado, Sergio Pérez e Carlos Sainz na segunda fila e Lewis Hamilton e Fernando Alonso fechando o top 6.

Cla # Piloto Chassi Motor Voltas Tempo
1 11 Mexico Sergio Perez Red Bull Red Bull 17 -
2 16 Monaco Charles Leclerc Ferrari Ferrari 17 4.463
3 1 Netherlands Max Verstappen Red Bull Red Bull 17 5.065
4 63 United Kingdom George Russell Mercedes Mercedes 17 8.532
5 55 Spain Carlos Sainz Jr. Ferrari Ferrari 17 10.388
6 14 Spain Fernando Alonso Aston Martin Mercedes 17 11.613
7 44 United Kingdom Lewis Hamilton Mercedes Mercedes 17 16.503
8 18 Canada Lance Stroll Aston Martin Mercedes 17 18.417
9 23 Thailand Alexander Albon Williams Mercedes 17 21.757
10 81 Australia Oscar Piastri McLaren Mercedes 17 22.851
11 20 Denmark Kevin Magnussen Haas Ferrari 17 27.990
12 24 China Guan Yu Zhou Alfa Romeo Ferrari 17 34.602
13 10 France Pierre Gasly Alpine Renault 17 36.918
14 21 Netherlands Nyck de Vries AlphaTauri Red Bull 17 41.626
15 27 Germany Nico Hulkenberg Haas Ferrari 17 48.587
16 77 Finland Valtteri Bottas Alfa Romeo Ferrari 17 49.917
17 4 United Kingdom Lando Norris McLaren Mercedes 17 51.104
18 31 France Esteban Ocon Alpine Renault 17 1'00.621
  22 Japan Yuki Tsunoda AlphaTauri Red Bull 2  

Q4 AO VIVO: Tudo sobre a corrida sprint da Fórmula 1 no Azerbaijão

Aston Martin-Honda? RICO PENTEADO fala de "foto misteriosa", IMPACTO do acordo na F1 e mais; assista

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #227 - Quem tem mais a ganhar e a perder após 'miniférias' da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Q4 AO VIVO: Pérez supera Leclerc e vence Sprint, Verstappen treta com Russell e Alonso passa Hamilton | F1 2023
Próximo artigo VÍDEO - Verstappen 'tira satisfação' com Russell após batida em Baku: "Espere o mesmo na próxima, idiota"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil