Relato do treino livre
Fórmula 1 GP da Emilia Romagna

F1: Piastri lidera 1-2 da McLaren no TL1 de Ímola; Bortoleto bate, mas termina em 9º

Lando Norris foi o segundo e Carlos Sainz foi terceiro; sessão foi encerrada por bandeira vermelha instaurada pela batida do brasileiro da Sauber

Oscar Piastri, McLaren

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images via Getty Images

Oscar Piastri liderou o primeiro treino livre do GP da Emilia Romagna da Fórmula 1, com tempo rápido de 1min16s545, seguido pelo companheiro da McLaren, Lando Norris, com 1min16s577, e com o espanhol da Williams Carlos Sainz completando o top 3, marcando 1min16s597. Gabriel Bortoleto, da Sauber, bateu o carro no minuto final da sessão, encerrando o TL1 antecipadamente. No entanto, antes do acidente, o brasileiro conquistou o nono colocação.

Leia também:

Como foi?

O início da sessão de abertura do GP da Emilia Romagna começou com a maiorias dos pilotos testando os novos pneus C6, o mais macio da gama de compostos da Pirelli.

Em uma tentativa de volta rápida, Fernando Alonso, da Aston Martin, quase colidiu com o piloto da Ferrari, Charles Leclerc, que estava lento em uma entrada de curva. O monegasco pediu desculpa ao espanhol. A FIA 'notou' o incidente, mas não fez mais investigações sobre o caso.

Nos primeiros dez minutos, a troca da liderança da sessão favoreceu Alonso e Pierre Gasly, mas George Russell e, depois, Lando Norris, foram os primeiros a baixarem o tempo de volta para a marca de 1min17s, com o britânico da McLaren tomando a liderança de seu compatriota por apenas 0s070.

Faltando 42 minutos para o fim da sessão, foi a vez de Bortoleto tomar o segundo lugar do TL1 com pneus médios, superando Russell e conquistando tempo rápido de 1min17s548. O piloto da Mercedes, em seguida, melhorou o tempo para a marca de 1min16s.

O argentino Franco Colapinto, em sua primeira sessão depois do retorno ao grid titular da F1, conseguiu fazer bons tempos com a Alpine, mas o destaque foi do companheiro de equipe Gasly, que subiu mais uma vez para a segunda colocação, alcançando 1min16s.

Com 33 minutos restantes para o fim, um incidente envolvendo Yuki Tsunoda, que estava em tentativa de volta, e Colapinto, que estava mais lento, enfureceu o japonês, que mostrou o dedo para o piloto da Alpine.

Depois de fazer testes 'secretos' em Nurburgring, foi a vez de Max Verstappen marcar bom tempo, com 1min16s905, mas Carlos Sainz, da Williams, que tomou a segunda colocação, com 1min16s867.

Faltando 27 minutos para o fim do TL1, Oscar Piastri, líder do campeonato de 2025, tomou a liderança do primeiro treino live, com, 1min16s545. Poucos minutos depois, Norris subiu para a segunda colocação, com 0s032 de diferença para o companheiro de McLaren.

Sainz, com 12 minutos restantes no cronômetro, subiu para a terceira posição da tabela de tempos do TL1, com seu companheiro de equipe, Alex Albon, não conseguindo repetir a performance e passando duas vezes pela brita da pista.

Verstappen, faltando 5 minutos para o fim, visivelmente se frustrou com o carro da Red Bull, chegando a socar o volante.

Faltando alguns minutos para o encerramento, a maioria dos pilotos optou por simulações de corrida com tanque cheio, com poucas melhorias de tempos rápidos. No entanto, com dois minutos para o fim, Bortoleto perdeu a traseira do carro e bateu na barreira, mas sem força. Tal acidente causou a bandeira vermelha e o fim da sessão.

   
1
 - 
4
   
   
1
 - 
2
   
Cla Piloto # Chassi Motor Voltas Tempo Intervalo Pneus km/h
1 Australia O. Piastri McLaren 81 McLaren Mercedes 23

1'16.545

  S 230.875
2 United Kingdom L. Norris McLaren 4 McLaren Mercedes 23

+0.032

1'16.577

0.032 S 230.779
3 Spain C. Sainz Jr. Williams 55 Williams Mercedes 19

+0.052

1'16.597

0.020 S 230.719
4 United Kingdom G. Russell Mercedes 63 Mercedes Mercedes 26

+0.054

1'16.599

0.002 S 230.713
5 United Kingdom L. Hamilton Ferrari 44 Ferrari Ferrari 22

+0.096

1'16.641

0.042 S 230.586
6 France P. Gasly Alpine 10 Alpine Renault 21

+0.151

1'16.696

0.055 S 230.421
7 Netherlands M. Verstappen Red Bull Racing 1 Red Bull Red Bull 15

+0.360

1'16.905

0.209 S 229.795
8 Thailand A. Albon Williams 23 Williams Mercedes 21

+0.377

1'16.922

0.017 S 229.744
9 Brazil G. Bortoleto Sauber 5 Sauber Ferrari 23

+0.380

1'16.925

0.003 S 229.735
10 Germany N. Hulkenberg Sauber 27 Sauber Ferrari 23

+0.453

1'16.998

0.073 S 229.517
11 Canada L. Stroll Aston Martin Racing 18 Aston Martin Mercedes 23

+0.487

1'17.032

0.034 S 229.416
12 Monaco C. Leclerc Ferrari 16 Ferrari Ferrari 23

+0.532

1'17.077

0.045 S 229.282
13 Italy A. Antonelli Mercedes 12 Mercedes Mercedes 23

+0.549

1'17.094

0.017 S 229.231
14 Spain F. Alonso Aston Martin Racing 14 Aston Martin Mercedes 22

+0.576

1'17.121

0.027 S 229.151
15 New Zealand L. Lawson RB 30 RB Honda 22

+0.741

1'17.286

0.165 S 228.662
16 Japan Y. Tsunoda Red Bull Racing 22 Red Bull Red Bull 18

+0.811

1'17.356

0.070 S 228.455
17 Argentina F. Colapinto Alpine 43 Alpine Renault 21

+0.828

1'17.373

0.017 S 228.405
18 United Kingdom O. Bearman Haas F1 Team 87 Haas Ferrari 20

+0.901

1'17.446

0.073 S 228.189
19 France I. Hadjar RB 6 RB Honda 19

+1.096

1'17.641

0.195 S 227.616
20 France E. Ocon Haas F1 Team 31 Haas Ferrari 20

+1.117

1'17.662

0.021 S 227.555

DERROTISMO de Hamilton? NOVIDADE na Ferrari... MAX CÍNICO! Leclerc FORA e Bortoleto 'vs' Colapinto

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Ouça à versão em áudio do Podcast Motorsport.com com Felipe Giaffone:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

  • Spotify
  • Deezer 
  • Amazon Music
  • Apple Podcasts

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior F1: McLaren faz atualização na parte traseira do MCL39 para Ímola
Próximo artigo F1: Chefe da Ferrari defende que equipe ainda tem sinais de melhora

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros