F1 pode abandonar rodas aro 18 em 2026 como forma de reduzir peso dos carros
FIA mira redução de 50kg em relação ao peso atual
A Fórmula 1 considera a possibilidade de abandonar o modelo atual de rodas com aros de 18 polegadas a partir de 2026, uma manobra ligada ao objetivo de tornar a nova geração de carros mais leve, algo que a cúpula da categoria vem deixando claro há tempos,
Enquanto o trabalho segue em torno do desenvolvimento da nova aerodinâmica ativa que complementará a nova geração de motores turbo-híbridos, o foco do momento parece interromper a escalada do peso dos carros da F1.
Falando com o Motorsport.com no último mês, o chefe de monopostos da FIA, Nikolas Tombazis apontou que uma meta de redução de peso de 50kg foi determinada, podendo mudar o tamanho da roda.
"Com a dimensão das rodas, que serão mais estreitas, além da asa traseira e o caro no geral, miramos uma redução de peso em cerca de 50kg. Então será possível ver monopostos menores: mais curtos e estreitos. Mas estamos falando de soluções que precisam ser discutidas".
"Com o carro de dieta, poderemos reduzir a velocidade de curva um pouco. Sendo mais leves, eles andarão mais rápidos na reta, gerando menos carga aerodinâmica. Então teremos que aumentar a recuperação de energia do híbrido para garantir uma performance adequada na volta".
Analisando mais a fundo a entrevista, foi possível ter uma visão geral do que a FIA mira para os carros de 2026. Fala-se em reduzir a distância do entre eixos em 20cm (de 3.600mm para 3.400mm), com a largura sendo reduzida em 10cm (de 2.000mm para 1.900mm). Mesmo assim, estamos falando em números maiores que o modelo de 2016, que tinha 1.800mm de largura.
Mas a discussão ao redor da redução no tamanho da roda é intrigante, porque reduzir os pneus em suas dimensões atuais (slick dianteiro com 305mm de largura vs 405mm no traseiro) teria implicações na performance.
Lewis Hamilton, Mercedes F1 W12 tyre detail
Photo by: Pirelli
Pneus mais estreitos ajuda a reduzir o arrasto, uma das áreas nas quais a F1 quer forçar, por causa da perda de potência prevista com os motores de 2026. Porém, sendo menos largo, cria-se uma 'pegada' menor de borracha na pista, especialmente nas curvas, traduzindo-se em menos aderência mecânica e, por consequência, uma queda de performance.
Talvez uma forma melhor, que está sendo avaliada, seria mudar totalmente o tamanho do pneu, afastando-se completamente do modelo de 18 polegadas, sinônimo da era efeito solo. A mudança na roda para 2022 acrescentou 14kg aos carros.
Uma volta aos modelos de 13 polegadas, usados até 2021, não está sendo considerado segundo apuração, mas um bom meio termo seriam rodas de 16 polegadas. Pat Symonds, chefe técnico da F1, disse recentemente à Auto Motor und Sport que a redução de 50kg talvez seja otimista demais, mirando em uma meta mais realista de 20kg.
Enquanto a cúpula da F1 busca formas de reduzir o peso dos carros, há uma visão no paddock de que essas discussões deveriam ter uma participação maior das equipes. Falando sobre o problema do peso dos carros no começo do ano, James Allison, da Mercedes, disse:
"Não é alto trivial mudar a escala do peso para o outro lado, mas é particularmente difícil sonhar com regras que tornarão os carros bem mais leves. A forma de chegar a isso, é baixar o limite de peso e tornar esse um problema nosso. Se os carros estão acima do limite, isso nos força a tomar decisões difíceis sobre o que colocar ou não neles".
"Nem todos concordam com esse ponto de vista. Mas acho que é a forma mais garantida de pressionar a questão do peso do carro".
Pirelli Tyre
Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images
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