Fórmula 1 GP do Catar

F1: Quem pode se dar bem no GP do Catar

A F1 retorna ao Circuito Internacional de Losail, com Verstappen sendo grande favorito para adicionar mais um circuito à sua lista de vitórias - embora Hamilton seja o único piloto a ter vencido lá, em 2021

Lewis Hamilton, Mercedes W12, Pierre Gasly, AlphaTauri AT02, Fernando Alonso, Alpine A521, Lando Norris, McLaren MCL35M, Carlos Sainz Jr., Ferrari SF21, and the rest of the field at the start

Verstappen pode, na verdade, conquistar o Mundial sem sequer largar na corrida de domingo - para isso, tudo o que ele precisa fazer é terminar em sexto lugar ou melhor na Sprint Race de sábado, não importando o que aconteça com Pérez.

Não haverá desaceleração para o holandês, no entanto, enquanto ele busca manter os recordes caindo nesta temporada. Mas a questão é: com dados limitados de apenas uma corrida anterior, quem dominará para alcançar pódios e pontos?

POLE POSITION

O circuito rápido e fluído está repleto de curvas de média a alta velocidades que devem favorecer a Red Bull. Elas recompensam os pilotos com bom ritmo, mas o desgaste dos pneus pode prejudicar as equipes que sofrem mais com a degradação.

O circuito também experimenta ventos variáveis e, aliados à poeira do deserto, podem tornar as coisas mais desafiadoras e imprevisíveis, especialmente na classificação, quando os erros provavelmente serão custosos.

Verstappen foi absolutamente dominante na classificação em Suzuka, marcando um tempo mais de meio segundo mais rápido que seu adversário mais próximo, Oscar Piastri. No entanto, seu foco pode estar mais na Sprint, pois ele desejará conquistar o título o mais rápido possível.

Se ele não conseguir a pole, a boa forma da McLaren sugere que eles podem estar lá para aproveitar a oportunidade - e isso se reflete nas probabilidades, com Lando Norris a 8/1 para a pole e Piastri a 11/1.

Os dois pilotos da Ferrari, que conquistaram três das últimas cinco poles, estão a 10/1, enquanto Hamilton, que conquistou a pole na última visita da F1 ao Catar em 2021, tem odds surpreendentemente boas, 39/1, com probabilidades semelhantes para liderar o Sprint Shootout.

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19

Photo by: Red Bull Content Pool

A Red Bull venceu todas as três Sprints desta temporada até agora, e suas chances de mais uma vitória como equipe são de 9/50. No entanto, Piastri foi o segundo na última corrida Sprint e as probabilidades são de 32/5 para que qualquer McLaren vença a corrida curta, com Piastri a 16/1.

CORRIDA

As probabilidades para outra vitória de Verstappen - que seria a 16ª da temporada se contarmos as duas Sprint - são de 11/50 para a corrida principal (as odds são de 1/4 para vencer a Sprint) e sua dominância aumentou as probabilidades para qualquer outro piloto.

Norris ficou em segundo lugar quatro vezes nas últimas sete corridas e as probabilidades de que ele suba uma posição no Catar são de 12/1. Odds ainda melhores podem ser encontradas na Ferrari, onde Charles Leclerc tem 23/1 e Carlos Sainz 27/1.

Um lugar no pódio para Leclerc ou Sainz é de 7/2 e 4/1, respectivamente, e essas são probabilidades decentes considerando que Sainz terminou em primeiro e terceiro nas últimas três corridas e Leclerc foi quarto atrás de Verstappen e das McLarens na última corrida.

PONTOS

A competição pelas seis primeiras posições está forte no momento, com a McLaren agora firmemente na disputa ao lado da Red Bull, Ferrari e Mercedes. O desempenho da Aston Martin no início da temporada diminuiu, mas Fernando Alonso ainda pode se destacar.

Hamilton é o pontuador mais consistente além de Verstappen e terminou entre os seis primeiros em todas as corridas, exceto uma, nesta temporada. Suas probabilidades são de 2/5 para conquistar um lugar entre os seis novamente neste fim de semana.

A Aston Martin tem sido menos cotada nas corridas recentes, apesar de Alonso ter conquistado dois segundos lugares e um quarto nas últimas cinco corridas. Como resultado, ele tem 9/1 para um pódio, 2/1 para um lugar entre os seis e 1/4 para terminar entre os dez primeiros.

Para obter melhores probabilidades para um piloto entre os dez primeiros, considere Kevin Magnussen. Ele terminou em décimo lugar três vezes, incluindo recentemente em Singapura, e tem boas probabilidades de 10/1 para alcançar esse feito novamente no Catar.

Pierre Gasly, Alpine A523

Pierre Gasly, Alpine A523

Photo by: Steven Tee / Motorsport Images

Os outros pilotos que terminaram em décimo lugar três vezes são Pierre Gasly, da Alpine, Valtteri Bottas, da Alfa Romeo Stake, e Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, mas eles têm probabilidades de 18/25, 9/2 e 7/2, respectivamente.

OPORTUNIDADES

Verstappen venceu por quase 20 segundos no Japão - uma das maiores margens da temporada. As probabilidades de o vencedor no Catar terminar 12 segundos ou mais à frente dos demais são de 33/50, enquanto é de 33/10 para ser menos de seis.

A Red Bull está vencendo a corrida nos boxes, bem como na pista, detendo os dois tempos mais rápidos de pit stop (1s98 e 2s01). Eles conquistaram cinco dos dez melhores tempos da temporada, enquanto a McLaren tem três e a Ferrari, dois.

Na última corrida em Suzuka, no entanto, a Ferrari conseguiu os dois tempos mais rápidos de pit stop, com a Red Bull em oitavo. A equipe italiana tem odds de 3/1 para fazer isso novamente, em comparação com as probabilidades da Red Bull de 18/25.

NOTA: As odds foram levantadas no momento da produção deste artigo.

Para obter mais probabilidades de apostas e as últimas informações sobre o GP do Catar e todas as corridas da Fórmula 1, visite stake.com.

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior TELEMETRIA: Rico Penteado disseca o que vai rolar no Catar e o tri de Verstappen
Próximo artigo F1: McLaren anuncia Bortoleto como novo membro de sua Academia de Pilotos

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil