F1: Quem pode se dar bem no GP da Bélgica em Spa

Red Bull já venceu mais corridas seguidas do que qualquer outra equipe, mas seus rivais estão se aproximando - então a quebra de recorde pode ser interrompida na Bélgica?

Sergio Perez, Red Bull Racing RB18

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

A Red Bull está começando a sentir um pouco mais de pressão de seus rivais, depois de uma temporada que até agora viu a equipe construir sua forma vitoriosa do final do ano passado e esticar uma invencibilidade de 12 corridas.

No entanto, pela primeira vez desde o Azerbaijão, sete corridas antes, não foi uma Red Bull na pole na última corrida. Em vez disso, foi a Mercedes de Lewis Hamilton que conquistou o primeiro lugar – a primeira desde a Arábia Saudita em 2021.

Isso foi em uma pista que reduziu o benefício de velocidade em reta da Red Bull, mas Spa devolverá essa vantagem. Dito isso, há chance de chuva para a classificação de sexta-feira e para a sprint de sábado.

Está claro que os rivais estão se aproximando um pouco, então, com chuva, pode haver oportunidades. Com a F1 indo para a Bélgica, quem pode se dar bem?

POLE POSITION

A luta pela pole – na sexta-feira, lembre-se – é talvez mais aberta do que a batalha pela vitória, já que já houve duas poles sem ser da Red Bull nesta temporada. Spa é uma pista longa onde os erros se acumulam, então Verstappen pode ser derrotado.

O piloto holandês tem sete poles nesta temporada, mas a maioria foi bem próxima. Na Áustria e em Mônaco, a diferença para seus rivais foi de centésimos de segundo, e todos, exceto um - excluindo o Canadá afetado pela chuva - ficaram a três décimos.

Lando Norris está cotado para 9/1 para a pole, enquanto Hamilton está em 11/1, e a oportunidade existe, especialmente se estiver molhado. Também pode valer a pena considerar George Russell em 16/1, já que se classificou em segundo lugar pela Williams no molhado em 2021.

SPRINT RACE

Sergio Perez, Red Bull Racing RB18

Sergio Perez, Red Bull Racing RB18

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

A Bélgica verá outra Sprint Race no sábado, com chance de chuva. Embora agora sejam disputados como eventos independentes, com a classificação no sábado de manhã, eles são uma chance de marcar alguns pontos extras valiosos.

Ignorando Verstappen, que é novamente o claro favorito, seu companheiro de equipe Sergio Pérez e a McLaren de Norris estão em 10/1 para a vitória, com Hamilton 12/1. Russell pode ser ainda mais tentador, com um surpreendente 25/1.

PÓDIO

Quando se trata da corrida em si, é quando as mudanças na unidade de potência costumam entrar em jogo - no ano passado, oito pilotos tiveram penalidades de grid porque ultrapassaram seus limites nas peças utilizadas.

Dito isso, mesmo quando os pilotos da Red Bull estão fora de lugar no grid, eles tendem a voltar para a frente. Portanto, se Verstappen cair, é provável que o desempenho do carro, molhado ou seco, o faça subir de volta.

No ano passado, ele largou em 14º lugar após as penalidades por troca de motor, mas conseguiu subir todo o caminho não apenas para vencer a corrida, mas para terminar a 17,8 segundos do segundo colocado, Pérez, embora com a ajuda do safety car.

Tendo também ‘vencido’ a corrida de Spa que nunca aconteceu em 2021 – quando a chuva permitiu apenas um punhado de voltas atrás do safety car – Verstappen é forte favorito para fazer um hat-trick neste fim de semana.

A McLaren, após uma série de atualizações, agora se tornou a favorita para desafiar a Red Bull e Norris tem odds em 10/1 para a vitória. Isso pode ser difícil, mas talvez seja mais interessante do que suas chances de pódio, de 18/25.

O grid está apertado entre os competidores da frente que não são da Red Bull, e isso se reflete nas probabilidades, já que poucos dos pilotos mais fortes oferecem bom valor. No entanto, se a McLaren estiver em forma novamente, Oscar Piastri está em 6/1 para o primeiro pódio. 

Alex Albon, Williams FW44, Daniel Ricciardo, McLaren MCL36, Lance Stroll, Aston Martin AMR22

Alex Albon, Williams FW44, Daniel Ricciardo, McLaren MCL36, Lance Stroll, Aston Martin AMR22

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

PONTOS

Mais uma vez, a batalha acirrada entre Mercedes, McLaren, Ferrari e, embora em menor grau, Aston Martin, significa que as chances de pontos finais também não são particularmente inspiradoras.

Vale a pena, portanto, olhar para quem fora dessas equipes poderia arrebatar os pontos finais em 10º - e até agora, Kevin Magnussen, Yuki Tsunoda e Pierre Gasly fizeram isso duas vezes, com Alex Albon e Valtteri Bottas uma vez.

No ano passado, Gasly e Albon terminaram nos pontos em Spa, mas Magnussen tem a chance maior em 23/5, com Tsunoda 7/2 e Bottas 5/2. Além disso, o novo recruta da AlphaTauri, Daniel Ricciardo, está em 7/2 por um ponto, o que pode valer a pena dar uma olhada.

OPORTUNIDADES

A Red Bull estabeleceu todas as voltas mais rápidas, exceto três, nesta temporada, com o piloto da Alfa Romeo Stake, Zhou Guanyu, e a dupla da Mercedes, Hamilton e Russell, nas outras três. Mercedes e McLaren estão ambas em 5/1 para ir mais rápido em Spa.

Pelo menos um carro não conseguiu chegar ao final da primeira volta em cada uma das últimas cinco corridas em Spa (ignorando a corrida de 2021). A Alpine abandonou os dois carros no início da última corrida e eles têm 33/5 para serem os primeiros a fazer isso novamente.

Nas últimas cinco corridas, Logan Sargeant foi duas vezes classificado em último, com Gasly, Tsunoda e Nyck de Vries também recebendo essa 'honra' uma vez cada. Neste fim de semana, Sargeant é 4/1 para uma repetição e Tsunoda 6/1 com Gasly 34/1.

NOTA: As probabilidades são geradas no momento da produção deste artigo

Norris ironiza Hamilton e Pérez: passou do ponto?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate se Red Bull de 2023 pode ser comparada à McLaren de 1988

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior FIA define data para anunciar entrada de novas equipes na F1; confira
Próximo artigo F1: Ferrari confirma saída de Mekies e anuncia novo diretor esportivo

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil