Anterior / Renault vê solução “difícil de encontrar” para motor de 2021 Próximo / Índia decide tributar F1 por corridas 3 anos depois
Fórmula 1 Últimas notícias F1 realiza 4º GP na Rússia; confira 9 curiosidades da prova
Mesmo em apenas três edições, corrida russa guarda alguns fatos bem interessantes - saiba quais são!

Carregar reprodutor de áudio
Disputado desde 2014, o GP é corrido no parque olímpico de Sochi, construído para as Olimpíadas de inverno do mesmo ano. É doloroso para nós brasileiros saber que perdemos um de nossos principais autódromos (Jacarepaguá) pelo mesmo motivo...

1/9
Foto de: XPB Images
Domínio da Mercedes: Lewis Hamilton venceu as primeiras duas edições da prova russa, com Nico Rosberg levando a melhor no ano passado. De maneira impressionante, nenhuma outra equipe liderou voltas em Sochi até hoje além do time alemão.

2/9
Foto de: XPB Images
Hamilton terá de se manter alerta para evitar outra pole de Bottas. Sochi reserva para o finlandês um bom recorde: até hoje ele só largou no top-3 (2014 e 2015 em 3º e 2016 em 2º) vendo apenas os dominadores carros da Mercedes à frente.

3/9
Foto de: XPB Images
O GP da Rússia de 2016 entrou para a história como a primeira corrida de F1 a ser disputada em um 1º de maio desde o fatídico GP de San Marino de 1994. Pela ocasião, Felipe Nasr homenageou Senna em seu capacete no último ano.

4/9
Foto de: XPB Images
Outro dado curioso desta prova é que Sebastian Vettel alcançou no ano passado o mesmo número de GPs disputados por Ayrton Senna (morto em Imola em 1994) durante a prova em Sochi em 2016 – 161.

5/9
Foto de: Ferrari
O alemão não teve sorte. Ele foi tirado da prova na curva 3 na primeira volta do GP pelo russo Daniil Kvyat, então na Red Bull. Vettel tem apenas um pódio na Rússia (2º em 2015).

6/9
Foto de: XPB Images
Para Kvyat - que dá nome justamente à arquibancada da curva 3 - o GP não guarda boas recordações: foi em Sochi em 2016 o estopim que o levou a ser rebaixado da Red Bull para a Toro Rosso. Duas semanas depois, ele viu Verstappen vencer com seu carro.

7/9
Foto de: XPB Images
Outro piloto que não tem boas recordações de Sochi é Nico Hulkenberg: o alemão abandonou a prova nos dois últimos anos ainda na curva 2.

8/9
Foto de: XPB Images
Em 2014, a prova foi marcada pela tristeza: o GP foi realizado apenas uma semana depois da prova do Japão, na qual Jules Bianchi sofreu o forte acidente que o levaria a falecer em julho do ano seguinte.

9/9
Foto de: XPB Images
compartilhar
comentários

Artigo anterior
Renault vê solução “difícil de encontrar” para motor de 2021
Próximo artigo
Índia decide tributar F1 por corridas 3 anos depois

compartilhar
comentários