F1: Representante, líder de equipe? Qual real função de Bravi na Alfa Romeo?

Alessandro Alunni Bravi foi nomeado após a saída de Fred Vasseur, mas não assumirá o cargo de chefe de equipe, o que significa esse papel?

Alessandro Alunni Bravi, Team Representative Alfa Romeo

Foto de: Alfa Romeo

Em consequência da ida de Fred Vasseur à Ferrari, a Alfa Romeo organizou uma reestruturação e irá disputar a temporada 2023 da Fórmula 1 sem um chefe de equipe - no sentindo literal.

Leia também:

No mesmo dia que a escuderia italiana anunciou a contratação de Vasseur, a Alfa 'rebateu' revelando sua nova peça: Andreas Seidl, chefe de equipe da McLaren na época. No entanto, no anúncio, ficou claro que o Seidl chegava para assumir o cargo de CEO e que a equipe começaria a buscar um 'team principal' para substituir Fred no dia a dia, enquanto Andreas focava na transição da chegada da Audi. 

Um mês e meio depois, no fim de janeiro, a Alfa Romeo elegeu para substituir Vasseur Alessandro Alunni Bravi, diretor geral do Grupo Sauber. Porém, Bravi não foi apresentado como chefe de equipe e sim como "líder de equipe", um cargo desconhecido até agora e que causou estranheza e deixou dúvidas do que realmente significava.

Durante a apresentação do novo carro, Bravi fez sua análise: "Junto com Andreas, decidimos mudar a estrutura de gestão para nos adaptarmos melhor aos desafios que as equipes enfrentam hoje em dia", disse o italiano. "Não existe uma única estrutura correta e decidimos que seria certo dividir as funções entre diferentes pessoas."

Valtteri Bottas, Alfa Romeo
Zhou Guanyu, Alfa Romeo
Zhou Guanyu, Theo Pourchaire, Valtteri Bottas, Alfa Romeo
Alessandro Alunni Bravi, Director General del Grupo Sauber y Representante del Equipo Alfa Romeo F1
Jan Monchaux, Director Técnico del equipo Alfa Romeo F1
Alessandro Alunni Bravi, representante de Alfa Romeo
Alessandro Alunni Bravi, representante de Alfa Romeo
Alessandro Alunni Bravi, representante de Alfa Romeo
Alessandro Alunni Bravi, representante de Alfa Romeo
Presentación de Alfa Romeo
Presentación de Alfa Romeo
Presentación de Alfa Romeo
Presentación de Alfa Romeo
13

Alessandro, ex-agente de pilotos como Pastor Maldonado e Robert Kubica, explicou que a gestão da Alfa Romeo acontecerá entre três cargos: "Minha posição como porta voz significa que estarei trabalhando com Xevi Pujlar, nosso engenheiro chefe nas corridas e o diretor esportivo Beat Zehnder. Cada um de nós terá suas próprias funções, enquanto trabalhamos juntos. O líder de equipe é um cargo único e o que fizemos foi dividir suas funções entre Beat, que tem muita experiência na equipe, Xevi na parte técnica e eu."

"Acredito que essa estrutura nos permitirá fazer frente de uma maneira melhor aos desafios que enfrentamos." E então, concretamente, o que fará Alunni Bravi: "Serei representante da equipe no diálogo com a FIA, com a Fórmula 1, com patrocinadores e com a mídia."

Por fim, o novo representante defendeu o modelo de gestão da escuderia: "Não tenho nenhuma dúvida que todas as equipes se esforçam para melhorar sua estrutura, seu modelo, para serem mais efetivos. A eficiência é a palavra chave na F1 moderna." 

A Alfa Romeo chega a 2023 depois de conquistar o sexto lugar no mundial de construtores no ano passado empatada em pontos com a Aston Martin e terá, pelo segundo ano seguido, Valtteri Bottas e Zhou Guanyu como pilotos.

Como a Red Bull-Ford impacta Honda, Porsche e toda a F1; veja debate

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast: com 'boom' de montadoras, F1 vive melhor fase da história? 

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Agora 'rival', Horner faz primeiro 'desafio' a Vasseur na F1 2023
Próximo artigo F1 volta atrás e abandona plano de reduzir peso do carro de 2023

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil