F1 revela que incêndio quase impediu transmissão de GP da Alemanha

Caminhão responsável por enviar imagens para emissoras de televisão de todo o mundo foi destruído por fogo causado por raios na madrugada do sábado

A TV Camera operator

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

A equipe de transmissão de imagens da Fórmula 1 revelou que ficou perto de não fazer a cobertura do GP da Alemanha, por conta de um incêndio que destruiu o veículo que transmite os sinais para emissoras de todo o planeta. O incidente aconteceu na madrugada de sábado.

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O fogo teria começado com um raio que caiu durante uma tempestade. As chamas destruíram o caminhão que envia as imagens para todo o mundo. Para resolver o problema em tempo hábil de transmitir o terceiro treino livre na manhã do sábado, a equipe de transmissão precisou pegar equipamentos emprestados de uma empresa parceira.

“Às 6h30 da manhã do sábado de um fim de semana nunca é um bom momento para seu telefone tocar”, disse Trevor Turner, gerente do grupo de sistemas de televisão da F1.

“O telefonema foi para me avisar que o caminhão de transmissão havia sido totalmente destruído cerca de uma hora e meia antes. Os bombeiros deixaram o local depois de terem feito o máximo que puderam e as equipes da Eurovision e da RTL, nossos parceiros na região, já estavam no local para avaliar a situação”.

“Apesar de o caminhão parecer relativamente intacto, por dentro ele estava completamente destruído. Rapidamente entendemos que tínhamos um problema sério”.

Para solucionar a situação, a equipe da F1 contou com o apoio de diversas empresas parceiras e foi montado um grande grupo de colaboração, que mobilizou esforços para a utilização do caminhão de uma parceira alemã que transmitiu o sinal, que precisou passar por centrais terrestres e distribuição via satélite para chegar aos usuários com a mesma qualidade do sistema que foi danificado.

“Nós fomos capazes de transmitir o TL3 ao vivo sem nenhum problema”, disse Turner. “Foi um verdadeiro esforço em equipe e a ajuda que recebemos de todo os nossos parceiros, da Eurovision, Tata Communications, RTL e Sky, foi brilhante".

Por que o GP da Alemanha de 2019 ficará na história da Fórmula 1

Sob chuva, a corrida precisou de quatro voltas de formação até que o safety car saísse da pista para a largada parada
Assim como no GP da Áustria, Verstappen largou mal e perdeu posições, caindo para quarto, atrás de Kimi Raikkonen
As Ferraris largaram muito bem: Vettel saiu de 20º para 14º e Leclerc saiu de 10º para 6º
Logo na segunda volta, o primeiro safety car: Sergio Pérez rodou e bateu com a Racing Point, prenunciando outros acidentes
Na volta 22, após muito dilema em relação à pista secando, veio a primeira aposta: Kevin Magnussen colocou pneu macio e abriu a janela de trocas para compostos 'de seco'
Verstappen também arriscou com os médios, mas rodou depois de sair dos boxes e voltou para os intermediários
Algumas voltas depois, foi a vez de Leclerc: ele colocou os pneus macios, mas a aposta foi em vão, como se vê na escapada acima
Escorregou...
escorregou...
e bateu.
Tristeza para Leclerc, que brigava pelo pódio
Hamilton seguiu os passos do monegasco, mas teve mais sorte
Hamilton escorregou...
escorregou...
e...
bateu.
O inglês quebrou a asa dianteira
Ele ainda conseguiu voltar à corrida
Atravessou a pista
E entrou nos pits pelo lugar errado. A infração rendeu gancho, que acabou não fazendo diferença. Mas a batida fez: Hamilton liderava, mas caiu para o meio do bolo
Na parada, a Mercedes se atrapalhou completamente e fez Hamilton perder muito tempo. Cena rara de se ver na equipe prata, que levou 50s3 para trocar o bico e os pneus
Nico Hulkenberg teve um destino mais triste e sucumbiu à chuva na corrida de seu país
Hulk teve seu fim na mesma curva que Leclerc
O carro da Renault escorregou...
e...
Tristeza para o alemão
O safety car de Hulk 'estabilizou' a prova por um tempo, mas não muito tempo: seis voltas depois, Lance Stroll voltou às apostas e colocou pneus macios. A troca se mostrou certa e todos repetiram, promovendo Stroll a uma breve liderança. Kvyat seguiu a tônica e foi rápido para aparecer à frente
Hamilton demorou, mas voltou aos pneus slick, só que voltou a errar: rodou novamente, mas não bateu. Desta vez, porém, o prejuízo foi maior, com o inglês caindo para último e tendo que remar de volta
No fim da prova, mais uma decepção para a Mercedes: em perseguição a Stroll, Bottas errou e bateu na curva 1, abandonando a corrida
Quem aproveitou foi Sebastian Vettel, que apareceu no fim em grande corrida de recuperação para chegar em segundo, ultrapassando Kvyat e Stroll para delírio da torcida
Verstappen venceu de forma triunfal
Sétima vitória do holandês, único a quebrar a hegemonia da Mercedes na temporada
Delírio da torcida do piloto, que 'invadiu' Hockenheim
Vettel saiu de último para chegar em segundo em seu país
Vettel com Kvyat, que levou a Toro Rosso ao pódio pela segunda vez na história da equipe na F1. A primeira tinha sido justamente com Vettel, que venceu o GP da Itália de 2008
Chefe da Honda e engenheiro da Toro Rosso celebram ida de Kvyat ao pódio
Kvyat comemora com Verstappen, que o 'rebaixou' para a Toro Rosso em 2016
Kvyat e Kelly Piquet tiveram filha no sábado, o que torna o russo genro de Nelson Piquet
Do outro lado da zona de pontuação, Kubica se aproveitou de punição à dupla da Alfa Romeo e conquistou o primeiro ponto da Williams no ano
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