F1 se manifesta sobre GP da Rússia com tensão política entre o país e a Ucrânia

Categoria reiterou que seguirá monitorando a situação de perto, mas que ainda não há planos de cancelamento

A Fórmula 1 disse que monitorará a situação na Rússia "muito de perto" antes do GP planejado para setembro após a invasão à Ucrânia. O país iniciou um grande ataque militar ao vizinho na manhã desta quinta-feira (24), após meses de tensões crescentes, já tendo enviado tropas para duas regiões separatistas no início da semana.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse que o presidente russo, Vladimir Putin, "escolheu um caminho de derramamento de sangue e destruição ao lançar este ataque não provocado à Ucrânia", e que sua nação e aliados "responderiam de forma decisiva".

Leia também:

A crise levou a crescentes dúvidas sobre os principais eventos esportivos da região, incluindo o GP da Rússia, marcado para o Autódromo de Sochi em 25 de setembro.

A F1 divulgou um breve comunicado sobre o assunto, dizendo: "A Fórmula 1 está acompanhando de perto os desenvolvimentos como muitos outros e, neste momento, não tem mais comentários sobre a corrida agendada para setembro."

"Continuaremos a monitorar a situação muito de perto", acrescentou o texto.

A crise fez com que a UEFA adiasse a final da Liga dos Campeões, que terá lugar em São Petersburgo em junho. A entidade que rege o futebol europeu também já adiou um jogo da UEFA Youth League que seria disputado na capital ucraniana, Kiev.

A F1 atualmente tem apenas um piloto russo no grid, Nikita Mazepin, que disse na quarta-feira que estava se concentrando em "esportes, e não política" durante os testes em Barcelona.

"Sempre fui um grande defensor de esportes sem política", disse ele. "Hoje estou em Barcelona, ​​falando da emoção de pilotar o novo carro e de realmente estar envolvido no desenvolvimento dele, vendo as fotos por um ano e depois fisicamente."

“Estou muito feliz por estar em Barcelona e espero que estes três dias sejam mais longos porque é uma experiência agradável."

O GP da Rússia deste ano está programado para ser a última corrida em Sochi antes do evento se mudar para Igora Drive, nos arredores de São Petersburgo, a partir de 2023.

F1 2022: MCLAREN na frente, RED BULL com carro REAL e VERSTAPPEN líder de voltas no dia 1 na Espanha

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #162: Quais outras rivalidades podem implodir na F1 em 2022?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 AO VIVO: Acompanhe o segundo dia de testes de pré-temporada da Fórmula 1 em tempo real
Próximo artigo Chefes da Fórmula 1 comentam sobre possível entrada da Andretti em 2024

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil