Fórmula 1 GP do Azerbaijão

F1: Ferrari perde nº2 do comando para AlphaTauri que anuncia novo chefe de equipe e CEO

Laurent Mekies irá substituir Franz Tost, mas equipe ainda não anunciou quando ele se juntará oficialmente

Franz Tost, Team Principal, Scuderia AlphaTauri

A AlphaTauri anunciou nesta quarta-feira que seu atual diretor, Franz Tost, deixará o cargo no fim da temporada 2023 da Fórmula 1. O substituto de Tost será o atual diretor esportivo da Ferrari, Laurent Mekies - que deixa a escuderia italiana em meio a uma grande reformulação administrativa. 

Leia também:

Além disso, o ex-diretor executivo da FIA, Peter Bayer, se juntará à AlphaTauri no final desta temporada como CEO, com a missão de supervisionar a direção estratégica da equipe em suas instalações na Itália e no Reino Unido.

Tost estava no comando da equipe desde 2006, tendo sido nomeado pela Red Bull GmbH após a conclusão da aquisição da equipe Minardi no final de 2005.

Foi sobre o comando do austríaco as duas vitórias da equipes nas versões Scuderia Toro Rosso e AlphaTauri, ambas em Monza, quando Sebastian Vettel garantiu a vitória em uma corrida molhada em 2008 e Pierre Gasly dobrou o número de vitórias da equipe de Faenza em 2020.

No entanto, a recente queda no desempenho da equipe colocou Tost sob os holofotes e seus comentários recentes sobre a falta de confiança nos engenheiros da AlphaTauri não foram muito bem aceitos nos bastidores. Tost manterá vínculos com a equipe após a temporada, como consultor. 

"Antes de mais nada, gostaria de agradecer a Dietrich Mateschitz, que me deu a incrível oportunidade de ser diretor de equipe da Scuderia Toro Rosso e da Scuderia AlphaTauri nos últimos 18 anos", disse Tost. "Foi um verdadeiro privilégio liderar a equipe por um período tão longo e um grande prazer trabalhar com tantas pessoas motivadas e habilidosas, que compartilham minha paixão pela Fórmula 1."

"Aos 67 anos de idade, chegou a hora de passar o comando e, com Peter como novo CEO e Laurent como diretor da equipe, encontramos duas pessoas muito profissionais, que levarão a equipe ao próximo nível."

Laurent Mekies, Racing Director, Scuderia Ferrari

Laurent Mekies, Racing Director, Scuderia Ferrari

Photo by: Ferrari

Mekies atuou como engenheiro de corrida e chefe de desempenho de veículos na Toro Rosso, tendo estado com a equipe durante os dias da Minardi, antes de partir para a FIA. O francês trabalhou para o órgão regulador do automobilismo como diretor de segurança e vice-diretor de corrida e foi apontado como sucessor do falecido Charlie Whiting antes de ir para a Ferrari como diretor esportivo.

"Em primeiro lugar, gostaria de prestar homenagem a Franz pelo excelente trabalho que ele fez ao longo de quase duas décadas no comando da Faenza", declarou Mekies.

"Desejo a ele o melhor para o futuro e sei que tanto Peter quanto eu contaremos com sua contribuição e conselhos nos próximos tempos. Para mim, é uma honra assumir o cargo de diretor da equipe e retornar para onde passei grande parte do início da minha carreira."

"A AlphaTauri tem todos os ingredientes necessários para um sucesso maior no futuro e, junto com Peter, estou ansioso para fazer isso acontecer."

Por sua vez, Bayer deixou a FIA no meio de 2022, tendo atuado como secretário-geral de esportes no órgão regulador antes de adicionar sua função de diretor executivo da F1 à mistura em 2021.

"Também gostaria de agradecer a Franz por sua dedicação à Scuderia AlphaTauri e sua antecessora, a Scuderia Toro Rosso", disse Bayer. "É um grande privilégio para mim também assumir o cargo de CEO da equipe e trabalhar ao lado de Laurent. A AlphaTauri tem uma equipe fantástica e uma ótima infraestrutura em Faenza e no Reino Unido."

"Estou muito ansioso para aproveitar esses elementos-chave para aumentar o desempenho, dentro e fora da pista, e trazer ainda mais sucesso para a equipe nos próximos anos."

NOVA Sprint em Baku: qual o IMPACTO, horários com 2 qualis, como será e o que MUDA. Times afetado$!

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #227 - Quem tem mais a ganhar e a perder após 'miniférias' da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Entenda as mudanças no regulamento com novo formato de fim de semana sprint
Próximo artigo TELEMETRIA: Rico Penteado aponta quem pode importunar Red Bull em Baku

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil