F1: Verstappen conquista pole 'voadora' para o GP da Grã-Bretanha; Bortoleto larga em P16
Piastri e Norris fecham o top 3
Luzes verdes acionadas e carros na pista! Neste sábado (5), os pilotos da Fórmula 1 retornaram ao traçado de Silverstone para a sessão de classificação. Como já vimos ao longo das 11 primeiras corridas, a posição de início pode refletir muito no resultado final da etapa. Max Verstappen fez uma volta voadora no fim da sessão, assumindo a pole e tendo Oscar Piastri e Lando Norris logo atrás.
Q1
As duplas da Alpine e da Sauber foram as primeiras a irem para a pista, mas os primeiros melhores tempos ficaram com Oscar Piastri, Max Verstappen, Fernando Alonso, Lando Norris e George Russell entre os cinco primeiros.
Faltando oito minutos para o fim da sessão, Franco Colapinto rodou na curva Club e até conseguiu tirar o carro da brita, levantando muita poeira, mas o argentino não conseguiu retornar aos boxes e foi acionada a bandeira vermelha, parando o cronômetro em seis minutos e 49 segundos.
Depois dos comissários terem limpado a pista, a McLaren optou por retornar com um jogo de pneus já usado, pensando em manter mais opções para o Q3. E, como a previsão avisada, algumas poucas gotas de chuva começaram a cair na saída dos boxes.
Lewis Hamilton chegou a avisar que a pista estava um pouco mais escorregadia do que antes, mas ainda não o suficiente para exigir os pneus de chuva.
Gabriel Bortoleto e Nico Hulkenberg não conseguiram se encaixar para o Q2, o brasileiro 'perdeu' a posição depois que Carlos Sainz e Pierre Gasly finalizaram suas voltas.
Colapinto, Hulkenberg, Lance Stroll, Bortoleto e Liam Lawson foram eliminados ainda no Q1.
Importante ressaltar que Bortoleto bateu durante o TL3 e quebrou a suspensão, sendo obrigado a trocar diversas peças e usar o assoalho antigo para a classificação.
Q2
Max Verstappen foi o primeiro a deixar os boxes, usando pneus macios novinhos, exatamente como a dupla da Ferrari e da McLaren. Piastri conseguiu fazer uma volta exatamente no mesmo tempo do holandês, antes de Norris assumir a ponta com 1min25s231.
Faltando três minutos para o fim da sessão, Hamilton voltou com pneus macios já usados, ainda reclamando bastante do carro, sem conseguir encaixar uma boa volta com o monoposto que parecia bastante competitivo durante a sexta-feira.
Mesmo assim, a dupla da Ferrari surgiu à frente da McLaren de Norris, com Hamilton assumindo a ponta com 1min25s084; Leclerc logo atrás, ficando 0s049.
Os eliminados do Q2 foram: Esteban Ocon, Alexander Albon, Isack Hadjar, Yuki Tsunoda e Carlos Sainz.
Q3
Todos os pilotos que conseguiram chegar ao Q3 vieram para a pista com pneus macios novinhos, prontos para fazerem suas melhores voltas e disputar pela pole.
Verstappen fez uma ótima volta, andando em 1min25s267, mas Oscar Piastri apareceu para quebrar o recorde da pista, cravando 1min24s995, enquanto o tetracampeão seguia reclamando da dificuldade de controlar seu carro.
Faltando menos de quatro minutos, os pilotos retornaram à pista com novos pneus. Verstappen, por sua vez, foi o último a deixar os boxes, correndo o risco de fazer uma única volta nos últimos minutos. E o trabalho foi um grande sucesso, com o holandês conquistando a pole position para a corrida.
1
-
2
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Cla | Piloto | # | Chassi | Motor | Tempo | Pneus | km/h | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1 | |
1 | ![]() |
Red Bull | Red Bull |
1'24.892 |
249.818 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2 | |
81 | ![]() |
McLaren | Mercedes |
+0.103 1'24.995 |
249.515 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
3 | |
4 | ![]() |
McLaren | Mercedes |
+0.118 1'25.010 |
249.471 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
4 | |
63 | ![]() |
Mercedes | Mercedes |
+0.137 1'25.029 |
249.416 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
5 | |
44 | ![]() |
Ferrari | Ferrari |
+0.203 1'25.095 |
249.222 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
6 | |
16 | ![]() |
Ferrari | Ferrari |
+0.229 1'25.121 |
249.146 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
7 | |
14 | ![]() |
Aston Martin | Mercedes |
+0.729 1'25.621 |
247.691 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
8 | |
10 | ![]() |
Alpine | Renault |
+0.893 1'25.785 |
247.218 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
9 | |
55 | ![]() |
Williams | Mercedes |
+0.854 1'25.746 |
247.330 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
10 | |
12 | ![]() |
Mercedes | Mercedes |
+0.482 1'25.374 |
248.408 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
11 | |
22 | ![]() |
Red Bull | Red Bull |
+0.934 1'25.826 |
247.099 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
12 | |
6 | ![]() |
RB | Honda |
+0.972 1'25.864 |
246.990 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
13 | |
23 | ![]() |
Williams | Mercedes |
+0.997 1'25.889 |
246.918 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
14 | |
31 | ![]() |
Haas | Ferrari |
+1.058 1'25.950 |
246.743 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
15 | |
30 | ![]() |
RB | Honda |
+1.548 1'26.440 |
245.344 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
16 | |
5 | ![]() |
Sauber | Ferrari |
+1.554 1'26.446 |
245.327 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
17 | |
18 | ![]() |
Aston Martin | Mercedes |
+1.612 1'26.504 |
245.163 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
18 | |
87 | ![]() |
Haas | Ferrari |
+0.579 1'25.471 |
248.126 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
19 | |
27 | ![]() |
Sauber | Ferrari |
+1.682 1'26.574 |
244.965 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
20 | |
43 | ![]() |
Alpine | Renault |
+2.168 1'27.060 |
243.597 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Ver resultados completos |
Bortoleto HISTÓRICO e CALANDO HATERS! Verstappen na Mercedes e NORRIS CAMPEÃO x PIASTRI? | Boteco F1
Ouça a versão exclusivamente em áudio do Podcast Motorsport.com #341:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.