F1: Verstappen dá show e vence de forma dominante na Bélgica em dobradinha da Red Bull

Mesmo largando fora do top 10, holandês não teve dificuldades em escalar pelotão e disparar assim que assumiu a ponta

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Os fãs da Fórmula 1 acompanharam mais uma atuação dominante de Max Verstappen neste domingo. Mesmo largando fora do top 10 no GP da Bélgica, o holandês voou pelo grid, precisando de menos de 15 voltas para assumir a liderança e sumir da frente dos rivais. Dali em diante, o piloto da Red Bull guiou sozinho para vencer mais uma vez na temporada, aumentando ainda mais sua vantagem no Mundial.

Sergio Pérez foi o segundo, dando à Red Bull uma dobradinha, enquanto Carlos Sainz ficou na última posição do pódio. Completaram o top 10: George Russell, Fernando Alonso, Charles Leclerc, Esteban Ocon, Sebastian Vettel, Pierre Gasly e Alex Albon. Já o heptacampeão Lewis Hamilton abandonou ainda na primeira volta após um incidente de pista com Alonso, que despertou a ira do bicampeão contra o ex-companheiro de McLaren.

Leia também:
 

O domingo em Spa começou movimentado, com a F1 confirmando a permanência do GP da Bélgica no calendário em 2023 e mais mudanças no grid de largada: a AlphaTauri trocou o motor de Tsunoda, forçando-o a sair do pitlane. E a minutos da saída, Pierre Gasly teve problemas com seu carro, sendo obrigado a sair junto do companheiro de equipe.

Na largada, Sainz largou bem, enquanto Pérez foi mal, perdendo posições para Alonso, Hamilton e Russell, caindo para sexto. O heptacampeão passou a pressionar o espanhol e os dois tiveram um toque, causando problemas na Mercedes.

 

Ao final da primeira volta, Sainz liderava com Pérez já retomando a segunda posição e Russell em terceiro. Alonso e Vettel completavam o top 5, enquanto Verstappen já era o oitavo e Leclerc o décimo.

O abandono de Hamilton causou uma bandeira amarela no último setor mas, na volta seguinte, o safety car precisou ser acionado. Latifi acabou indo parar na caixa de brita e, ao voltar, perdeu o controle de sua Williams, levando Bottas consigo. Leclerc aproveitou a chance para ir aos boxes.

 

A prova foi reiniciada na quinta volta. Enquanto os ponteiros não mudaram, Verstappen rapidamente voltou a subir, assumindo a sexta posição em menos de uma volta. Foram necessários apenas mais três giros para que ele chegasse ao pódio, ultrapassando Russell. Enquanto isso, Leclerc seguia sofrendo para superar os carros, ocupando a 15ª posição após a parada.

Ao chegar em terceiro, Verstappen acabou ficando um bom tempo preso atrás de Pérez, que estava em uma estratégia diferente, com o holandês reclamando pelo rádio.

Na volta 12, Sainz foi aos boxes, e o holandês seguia atrás do mexicano, conseguindo passar para assumir a liderança apenas depois da Eau Rouge. Rapidamente já abriu mais de 1s5 para o companheiro

 

Na 15ª volta, de um total de 44, a rodada de pits ainda estava acontecendo. Neste momento, Verstappen de macio ainda seguia na pista, com 13s para Sainz em segundo, com Pérez em terceiro após sua parada, voltando colado em Leclerc, com Russell em quinto.

Com os macios no limite, Verstappen finalmente parou no começo da volta 16, colocando pneus médios e voltando a 5s de Sainz. Pérez conseguiu afastar Leclerc, que passou a ser pressionado por Russell, com o piloto da Mercedes assumindo a quarta colocação pouco depois.

 

Rapidamente Verstappen colou em Sainz, assumindo a liderança na reta Kennel após a Eau Rouge no começo da 18ª volta. Antes mesmo de cruzar a linha de chegada, sua diferença para o espanhol já estava na casa de 2s. Sem conseguir render igual às Red Bulls, Sainz passou a ser pressionado por Pérez pouco depois.

Quando a prova chegou à metade, na 22ª volta de 44, Verstappen liderava com quase 7s de vantagem para Pérez, que já abria quase 2s para Sainz. Russell (+6s8 p/ SAI) era o quarto com Leclerc (+10s2 p/ RUS) em quinto, enquanto Alonso, Vettel, Ocon, Albon e Ricciardo completavam o top 10.

 

Com Russell se aproximando rapidamente, a Ferrari trouxe Sainz novamente aos boxes na volta 26, colocando pneus duros no espanhol, que voltou em quarto. Leclerc entrou na mesma volta, colocando compostos médios e retornando em sétimo. Nos giros seguintes, os demais ponteiros seguiram o mesmo caminho.

A dez voltas do fim, Verstappen abria 12s para Pérez após sua parada. O mexicano tinha quase 10s para Sainz, que via Russell se aproximando, a menos de 4s. Leclerc era o quinto colocado, com Alonso, Gasly, Vettel, Ocon e Albon fechando o top 10.

 

No final, Max Verstappen teve vida tranquila para cruzar a linha de chegada em primeiro sem maiores problemas. Sergio Pérez foi o segundo, completando a dobradinha para a Red Bull, enquanto Carlos Sainz ficou com a última posição do pódio.

Completaram o top 10: George Russell, Fernando Alonso, Charles Leclerc, Esteban Ocon, Sebastian Vettel, Pierre Gasly e Alex Albon. Leclerc foi punido com 5s logo após o fim da prova por exceder velocidade no pitlane, perdendo a quinta posição.

A Fórmula 1 não tira folga, retomando as atividades da temporada 2022 com o GP da Holanda em Zandvoort já na próxima semana, sendo a segunda prova da rodada tripla que fecha o calendário europeu. No Motorsport.com você acompanha a cobertura completa da principal categoria do automobilismo mundial.

Cla   # Piloto Equipe Motor Voltas Diferença Pontos
1   1 Netherlands Max Verstappen Red Bull Red Bull 44   26
2   11 Mexico Sergio Perez Red Bull Red Bull 44 17.841 18
3   55 Spain Carlos Sainz Ferrari Ferrari 44 26.886 15
4   63 United Kingdom George Russell Mercedes Mercedes 44 29.140 12
5   14 Spain Fernando Alonso Alpine A522 Alpine Renault 44 1'13.256  
6   16 Monaco Charles Leclerc Ferrari Ferrari 44 1'09.936 10
7   31 France Esteban Ocon Alpine Renault 44 1'15.640 6
8   5 Germany Sebastian Vettel Aston Martin Mercedes 44 1'18.107 4
9   10 France Pierre Gasly AlphaTauri Red Bull 44 1'32.181 2
10   23 Thailand Alex Albon Williams Mercedes 44 1'41.900 1
11   18 Canada Lance Stroll Aston Martin Mercedes 44 1'43.078  
12   4 United Kingdom Lando Norris McLaren Mercedes 44 1'44.739  
13   22 Japan Yuki Tsunoda AlphaTauri Red Bull 44 1'45.217  
14   24 China Zhou Guanyu Alfa Romeo Ferrari 44 1'46.252  
15   3 Australia Daniel Ricciardo McLaren Mercedes 44 1'47.163  
16   20 Denmark Kevin Magnussen Haas Ferrari 43 1 lap  
17   47 Germany Mick Schumacher Haas Ferrari 43 1 lap  
18   6 Canada Nicholas Latifi Williams Mercedes 43 1 lap  
  dnf 77 Finland Valtteri Bottas Alfa Romeo Ferrari 1    
  dnf 44 United Kingdom Lewis Hamilton Mercedes Mercedes 0    

F1 AO VIVO: Verstappen brilha e vence de forma dominante na Bélgica; acompanhe o melhor debate pós-corrida da movimentada prova em Spa

Podcast #192 – Sequência de corridas decidirá campeonato da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Alonso detona "idiota" Hamilton após batida na largada da Bélgica: "Só sabe pilotar quando está em primeiro"
Próximo artigo F1: Verstappen dispara ainda mais e Pérez retoma vice-liderança; veja situação do Mundial após o GP da Bélgica

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil