F1: Verstappen e Pérez trocam motor em Baku e Leclerc fica perto de punição
Stroll, Latifi, Albon e Ricciardo também têm trocas de componentes em seus carros; confira
O fim de semana do GP do Azerbaijão, oitava etapa da temporada 2022 da Fórmula 1, começou com notícias importantes em Baku: pilotos da Red Bull, Max Verstappen e Sergio Pérez trocaram seus motores, enquanto Charles Leclerc, da Ferrari, ficou mais perto de uma punição na categoria.
Isso porque o monegasco da escuderia italiana teve trocas no turbo (o terceiro do ano) e no sistema de escape de sua unidade de potência, de modo que está no limite permitido antes de uma penalidade de grid na elite do esporte a motor mundial.
No caso da Red Bull, Verstappen vai 'apenas' para sua primeira troca completa de unidade de potência, tendo terminado todas as corridas do ano até aqui com o primeiro pacote, apesar de problemas no tanque e na alimentação de combustível, que renderam abandonos ao holandês.
Já Pérez, que recentemente renovou com o time austríaco até o fim de 2024, trocou anteriormente um turbo e o MGU-H. Assim, tanto o mexicano quanto o atual campeão mundial terão um pacote novo em Baku, mas com as mesmas especificações, já que o desenvolvimento está congelado.
De todo modo, o motor 'fresco' deve dar mais potência para a equipe da marca de energéticos, o que configura uma escolha 'tática' da Red Bull, até porque a etapa da semana que vem, no Canadá, também demanda bastante da unidade de potência.
O canadense Lance Stroll, da Aston Martin, e os pilotos da Williams -- Alex Albon, da Tailândia, e Nicholas Latifi, do Canadá -- também optaram por uma unidade nova. O australiano Daniel Ricciardo, da McLaren, tem novo motor de combustão interna, novo MGU-H e novo MGU-K.
VÍDEO: O que acontece com quem não respeita teto de gastos da F1?
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #181 – O que novo carro da F1 tem de melhor e pior até agora?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.