F1: Verstappen é punido com mais 10 segundos pela colisão com Hamilton no GP, mas mantém 2º lugar

Comissários determinaram holandês como "predominantemente culpado" pelo incidente devido a uma frenagem errática

Max Verstappen, Red Bull Racing Lewis Hamilton, Mercedes

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Após reunião com Max Verstappen e Lewis Hamilton, os comissários da Fórmula 1 determinaram uma punição adicional de 10 segundos e dois pontos na superlicença ao holandês pela redução de velocidade do holandês que resultou em uma colisão com o britânico no GP da Arábia Saudita. Mas a decisão não muda o resultado da corrida, já que o terceiro colocado, Valtteri Bottas, ficou a 16s do piloto da Red Bull.

Instruído a devolver a posição após disputa na Curva 1, o piloto da Red Bull diminuiu no setor 3 para que o rival passasse, mas este encheu sua traseira. Segundo a Mercedes, eles não foram informados de que isso seria feito, e a direção de prova respondeu falando que haviam avisado.

Leia também:

Os comissários ouviram Hamilton e Verstappen, além dos representantes das equipes e revisaram as evidências de vídeo e telemetria, determinando que o holandês é predominantemente culpado no caso, a mesma decisão tomada no acidente de ambos em Monza.

"Na curva 21, Verstappen recebeu a instrução de devolver a posição para Hamilton, mas alertado pela equipe para fazer isso de modo estratégico. Verstappen reduziu significativamente na curva 26. Mas ficou obvio que nenhum dos dois pilotos queria estar na liderança na zona de detecção do DRS".

"O piloto do carro 33 disse que se questionou porque Hamilton não havia ultrapassado, e ele disse que não estava ciente que o rival estava devolvendo a posição no momento, sem entender o motivo da redução".

"Na decisão de penalizar Verstappen, o ponto chave para os comissários foi a frenagem repentina do carro, resultando em uma desaceleração de 2,4G. Enquanto aceitamos que Hamilton poderia ter ultrapassado Verstappen quando este reduziu pela primeira vez, entendemos porque nenhum deles gostaria de estar na frente na zona de DRS".

"Porém, a frenagem repentina de Verstappen foi determinada pelos comissários como errática e por isso ele é considerado predominantemente culpado, recebendo uma penalização de 10 segundos, uma decisão típica deste tipo de incidente"

F1 AO VIVO: VERSTAPPEN e HAMILTON travam GUERRA na Arábia Saudita e chegam EMPATADOS para decisão | PÓDIO

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #149: Frank Williams é o maior personagem da F1 fora das pistas?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Hamilton disse que Verstappen foi "além do limite" em Jeddah
Próximo artigo F1 - Horner detona Masi por regras em excesso: "Hoje o esporte sentiu a falta de Charlie Whiting"

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil