F1: Verstappen lidera 1-2 da Red Bull no primeiro treino livre para o GP da Espanha
Sessão marca o retorno oficial do Mundial ao traçado sem a chicane no último setor
A Fórmula 1 abriu nesta sexta-feira as atividades para o GP da Espanha, sétima etapa da temporada 2023. E na primeira sessão de treinos livres, marcada pelos testes dos novos pneus Pirelli e das atualizações das equipes, a Red Bull não teve dificuldades em mostrar sua força, garatindo uma dobradinha, com Max Verstappen botando mais de sete décimos em Sergio Pérez.
Completaram o top 10: Esteban Ocon, Nyck de Vries, Pierre Gasly, Fernando Alonso, Kevin Magnussen, Charles Leclerc, Carlos Sainz, e George Russell, enquanto Lewis Hamilton foi o 12º.
Pela primeira vez após 15 anos, a Fórmula 1 correrá em um layout do circuito de Barcelona que não utiliza a chicane no último setor, retornando à longa curva final da pista, que não era utilizada desde 2006. Do grid atual, apenas Alonso já havia utilizado essa versão.
E a sexta-feira traz uma outra novidade para os pilotos: para as duas sessões do dia, o grid recebeu dois jogos de pneus C1 da nova construção da Pirelli. Esse modelo, que seria introduzido em 2024, foi adiantado para Silverstone, visando lidar com o aumento do downforce e das cargas nas curvas, maior do que o esperado entre 2022 e 2023.
Além disso, por se tratar do palco de testes da F1 por excelência, muitas equipes optaram por trazer atualizações neste fim de semana, como a Ferrari, que estreia um novo sidepod, além de Mercedes, Aston Martin e mais.
Por isso, os pilotos não perderam tempo nos boxes, e muitos deles já saíram com os pneus de teste assim que a regressiva foi iniciada.
Após os 15 minutos iniciais, Verstappen liderava com 01min15s945, 0s475 à frente de Pérez, com ambos de pneus médios. Em terceiro estava Hulk, de macios, mas já a 1s491. E com a nova construção da Pirelli, Tsunoda e Ocon completavam o top 5, enquanto Hamilton era 9º, Sainz, 10º, Leclerc 12º e Alonso 16º.
Com o passar dos minutos, os melhores tempos convergiam em direção aos pneus macios e médios e, na metade da sessão, Verstappen liderava com 01min14s606, 0s768 à frente de Pérez, ambos com os compostos macios. Gasly era o terceiro a 1s757, à frente de Ocon e Alonso, os três de médios. Sainz era o sétimo, Leclerc o nono, enquanto Hamilton era 17º e Russell 19º.
Na entrada dos 15 minutos finais, Verstappen e Pérez mantinham o 1-2 da Red Bull, mantendo seus tempos. O mais próximo agora era Leclerc em terceiro, a 1s088, pouco à frente de Sainz, enquanto Norris era o quinto. Nos boxes, Alonso era o 16º, Hamilton 19º e Russell 20º.
No final, Max Verstappen não teve problemas para garantir a ponta da sessão com 01min14s606, botando mais de sete décimos de diferença para Sergio Pérez. Completaram o top 10: Esteban Ocon, Nyck de Vries, Pierre Gasly, Fernando Alonso, Kevin Magnussen, Charles Leclerc, Carlos Sainz, e George Russell, enquanto Lewis Hamilton foi o 12º.
A Fórmula 1 volta à pista de Barcelona ainda nesta sexta-feira para a segunda sessão de treinos livres para o GP da Espanha. O TL2 está marcado para 12h, horário de Brasília, com transmissão do Bandsports e da F1TV Pro. E anote aí: assim que acabar o TL2 tem Sexta-Livre AO VIVO no canal do Motorsport.com no YouTube, com uma análise completa do dia na Catalunha. Não perca!
Cla | # | Piloto | Equipe | Motor | Voltas | Tempo | Diferença | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 1 | Max Verstappen | Red Bull | Red Bull | 32 | 1'14.606 | ||
2 | 11 | Sergio Perez | Red Bull | Red Bull | 32 | 1'15.374 | 0.768 | |
3 | 31 | Esteban Ocon | Alpine | Renault | 28 | 1'15.418 | 0.812 | |
4 | 21 | Nyck de Vries | AlphaTauri | Red Bull | 27 | 1'15.504 | 0.898 | |
5 | 10 | Pierre Gasly | Alpine | Renault | 27 | 1'15.545 | 0.939 | |
6 | 14 | Fernando Alonso | Aston Martin | Mercedes | 24 | 1'15.547 | 0.941 | |
7 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 22 | 1'15.689 | 1.083 | |
8 | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | Ferrari | 28 | 1'15.694 | 1.088 | |
9 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Ferrari | Ferrari | 27 | 1'15.726 | 1.120 | |
10 | 63 | George Russell | Mercedes | Mercedes | 32 | 1'15.753 | 1.147 | |
11 | 4 | Lando Norris | McLaren | Mercedes | 25 | 1'15.783 | 1.177 | |
12 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 29 | 1'15.845 | 1.239 | |
13 | 24 | Guan Yu Zhou | Alfa Romeo | Ferrari | 24 | 1'15.906 | 1.300 | |
14 | 22 | Yuki Tsunoda | AlphaTauri | Red Bull | 27 | 1'15.915 | 1.309 | |
15 | 18 | Lance Stroll | Aston Martin | Mercedes | 25 | 1'15.939 | 1.333 | |
16 | 77 | Valtteri Bottas | Alfa Romeo | Ferrari | 24 | 1'15.978 | 1.372 | |
17 | 81 | Oscar Piastri | McLaren | Mercedes | 26 | 1'16.353 | 1.747 | |
18 | 27 | Nico Hulkenberg | Haas | Ferrari | 28 | 1'16.461 | 1.855 | |
19 | 2 | Logan Sargeant | Williams | Mercedes | 30 | 1'16.506 | 1.900 | |
20 | 23 | Alexander Albon | Williams | Mercedes | 28 | 1'16.630 | 2.024 |
Como funciona a estratégia de um time e por que a Ferrari vai mal? Rico Penteado explica
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #232 - É o 'fim da linha' para o GP de Mônaco na F1?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.